Coberturas

25
JUL
11° Conferencia Municipal de Assistência Social em Alcinópolis levou a população palestra e novas proposta para melhoria
Evento contou com participação da população da cidade e Prefeito Dalmy lembrou do investimento de quase R$ 677 mil reais para a assistência social
Por: Raquel Luciano
11° Conferencia Municipal de Assistência Social em Alcinópolis levou a população palestra e novas proposta para melhoria

Na última segunda-feira (24), a cidade de Alcinópolis sediou a 11° Conferencia Municipal de Assistência Social com o tema: Garantia de Direito no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social - SUAS.

 O evento foi realizado no Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente da cidade, onde foi servido um café da manhã e um delicioso almoço além de cofee break aos participantes. O evento contou com a participação de usuários do Programa Bolsa Família, idosos do Programa Conviver, pessoas que fazem uso da APAE,  a presidente Nicele de Freitas Furtado além de pessoas vindas as cidades de Pedro Gomes, Costa Rica e Coxim.

 No total, 150 pessoas aproximadamente participaram da conferência, que contou com palestra de Sérgio Wanderly, Presidente do COEGEMAS e a Banda Musical Iulle Martins Rezende, de Alcinópolis, tocando o Hino Nacional e outra músicas, ao comando do Maestro Jackson. Além disso, os alunos do CACA fizeram apresentação tocado violão e teclado, emocionando à todos os presentes.

 A Conferência recebeu a visita do Sub Secretário da Secretária de Assistência Social de Campo Grande, além de Membros do Conselho Estadual de Assistência social e Representantes do Legislativo, como a Vereadora Sirlei Rulli, os Vereadores Angelo do Nicóla e Weliton Guimarães e vários secretários municipais.

 O MS Todo Dia esteve na conferência e pode acompanhar todo o evento e conversar com diversas autoridades. Dentre as entrevistas, está a da Presidente do Conselho de Assistência Social, Andréa Gomes. Ela lembrou que a conferência é realizada a cada 2 anos, e a grande dificuldade é fazer com que o usuário possa participar. "Esse ano tivemos uma melhor participação da população e isso é extremamente gratificante", disse ela. A Presidente do Conselho de Assistência Social está à frente dos projetos a cerca de 1 anos, e lembra que a assistência social tem o papel de garantir os direitos de todos aqueles que mais precisam, levando incentivos e melhorias a essas pessoas. " A conferencia não é realizada por ideologia partidária e sim para garantir os direitos e a efetivação de políticas públicas. Vamos sempre levar as idéias em diante para que os direitos de todos sejam garantidos", finalizou Andréa Gomes, Presidente do Conselho de Assistência Social. 

Quem também conversou com o MS Todo Dia foi a Vice-Prefeita de Alcinópolis e Secretária de Assistência Social, Adriele Bocalan. Ela lembrou da satisfação imensa em acolher a todos no espaço e aproveitou para cumprimentar o conselho que juntos vem lutando por melhorias na assistência social. "Nosso trabalho se caracteriza pela produção social que visa promover benefícios familiar, ampliando a interação social e promovendo ações que possam acabar com o risco social". Sobre a conferência realizada nessa segunda-feira, Adriele Bocalan lembrou que a Assistência Social tem o dever de segurar os direitos da saúde, previdência e assistência a população, garantindo o direito de ir e vir. Ela lembrou também que a assistência social pública não é caridade e nem política, mas sim garantia de melhores condições de vida a população da cidade. " Aqui na conferência é onde buscamos propostas para levar em âmbito estadual e depois federal para que sempre haja melhorias".  Para finalizar, Adriele Bocalan agradeceu a todos os funcionários que participaram da conferência, dando o seu melhor por meio de palestras. " Agradeço a todos os usuários que puderam vir na conferência, e para quem não veio, estamos todos de portas aberta, dando prioridade e trabalhando em prol da população".

 Quem acompanhou de perto toda a conferência foi o Prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo. Em sua palestra, ele agradeceu a todos que estiveram no evento, em especial a Vice Prefeita e Secretária de Assistência Social, Adriele Bocalan, a Presidente do Conselho de Assistência Social, Andréa Gomes, o Representante dos Trabalhadores, Pedro Gomes, o Representante da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Assembleia Legislativa Secretário Executivo, Paulo Angelo, o Representante do Conselho Estadual Sérgio Wanderly, e os Representantes do Legislativo, como a Vereadora Sirlei Rulli, os vereadores Angelo do Nicóla e Weliton Guimarães e vários secretários municipais. O Prefeito Dalmy lembrou da importância da conferencia e a importância da participação popular, que faz toda a diferença. "Por isso é importante que haja parceria entre governo e sociedade, tendo como principal protagonista os usuários". Além disso, o Prefeito Dalmy mencionou que durante esses 6 meses de gestão, já foram investidos cerca de R$ 677.000,00(Seiscentos e setenta e sete mil reais) na área de Assistência Social, sendo que 96% dos investimentos seriam do município, e mais de 1200 pessoas já foram beneficiadas pelos projetos Conviver, CACA, CRAS, CREAS . " Nossa gestão está investindo em todos os setores. Investiu em educação, saúde, obra, infraestrutura, cultura e também na área de assistência social". 

Além disso, o Prefeito Dalmy parabenizou a secretária da assistência social, e agradeceu a todos que vieram das cidades vizinhas, os secretários municipais e servidores. "Hoje foi um dia importante onde vamos fazer um cronograma dos atendimentos durante o ano.  A secretária de Assistência Social, por mais que não apareça, é uma das mais importante, pois é onde atendemos as pessoas que precisam". O prefeito disse que está aberto a população e pronto para ajudar. "Fazemos uma gestão de parceria com todos do município, e o que precisar, estaremos sempre abertos a ouvir".

 Para finalizar o evento, conversamos com Pedro Gomes Franco, funcionário da Assistência Social, que atua no cargo desde 2003. Ele falou sobre as melhorias que a nova gestão trouxe a pasta. " Só houve melhoras nesses 7 meses de atuação da nova prefeitura.  A população tem facilidade em falar com a secretária e o prefeito está aberto a qualquer morador de Alcinópolis. Todos estão de parabéns e acreditamos que muitas coisas boas vão surgir", finalizou Pedro Gomes, funcionário da Assistência Social de Alcinópolis.


Fonte: 11° Conferencia Municipal de Assistência Social de Alcinópolis
Hora agora:
22/10/2017
Cotações em MS:
Publicidade:

Sobre

2009@2017 MS - Diretor Executivo: Renan Carrijo MTE 001341/MS - MS Todo Dia - Notícias a Todo Momento

Fale conosco

(67) 9 9624-6412 (67) 9 8411-9076

Ms Todo Dia