Costa Rica

13
ABR
Delegado de Costa Rica alerta sobre cuidados para não correr risco de ser vítima de estelionato
Por: Redação
Delegado de Costa Rica alerta sobre cuidados para não correr risco de ser vítima de estelionato
Foto: Delegado de Policia Civil de Costa Rica: Dr° Alexandro Mendes Araújo (MS TODO DIA)

Essa semana o MS Todo Dia publicou três ocorrências de moradores, tanto de Costa Rica como da região, que foram vítimas de estelionatários. Golpe do telefone, da recarga de celular, do bilhete premiado, falso sequestro, fraude de sites na internet ou até mesmo o golpe do vendedor são formas de estelionato que criminosos se utilizam para iludir ou enganar pessoas inocentes, tirando vantagens das vítimas que acabam caindo nos “contos do vigário”.

Para alertar e orientar a população costarriquense, o delegado titular de Polícia Civil de Costa Rica, Alexandro Mendes de Araújo, em entrevista ao MS Todo Dia, fez uma série de recomendações que podem ajudar você a não correr o risco de ser vítima de crime de estelionato.

“Não generalizando, mas grande parte dos casos observa-se que a vítima de estelionato quer ter alguma vantagem, por isso ela cai no golpe. O criminoso, propõe um determinado produto num preço muito abaixo do mercado, abrindo mão de cadastros que causam transtornos e levam tempo”, explicou.

O delegado disse ainda que, outro golpe muito comum, é o estelionatário tirar vantagens pelo telefone. “O autor liga para a vítima e o estelionatário sempre tem boas histórias para contar, o que acaba ganhando a confiança da vítima, que começa a passar os seus dados para ele, como o número do CPF, número de conta, endereço completo, nome, dada de nascimento, informações intimas da pessoa. O estelionatário é muito esperto, vive do crime e aproveita dessas informações para praticar golpes”, ressaltou.

Outro tipo de golpe mencionado pelo delegado é o do suposto parente que está com o carro quebrado e precisa de dinheiro “urgente” para poder arrumá-lo. “Outras vezes contam uma história se passando por parente da vítima, e que estão vindo para a cidade, mas o carro e precisam de dinheiro para conserta-los".

Ele lembra que as pessoas devem ter um certo cuidado ao ouvirem essas histórias, porque muitas vezes são crimes praticados até dentro de presídio. “As pessoas não podem cair na primeira história que escutam. Vivemos num tempo que as é necessário ter certo cuidado, ainda mais quando alguém estranho pede para depositar dinheiro rapidinho, porque está precisando chegar a tal lugar”.

Na entrevista, o Dr. Alexandro foi categórico sobre alguns cuidados essenciais, como:

- Não forneça dados por telefone para qualquer pessoa, ou por email,;

- Não pague boletos que você não tem certeza que seja seu;

- Não adquira produtos em sites que não tem confiança, ou produtos muito abaixo do preço;

Além disso, o delegado comentou ainda que muitos estelionatários se aproveitam dos idosos, que não tem malícia. “Não acreditem em mercadorias que fazem de tudo, produtos milagrosos não existem. É um jeito que os criminosos se valem dessa prática, em especial aos idosos, que se deixam levar pelas histórias contatas pelos autores. A recomendação nossa é que as pessoas tenha mais cautela. Quando estiver tratando com mecanismos tecnológicos, por telefone, internet, compra online, tem site que sabemos que são confiáveis, mas mesmo assim se tiver dificuldade peça ajuda para alguém de sua confiança para garantir a confiabilidade”, alertou.

Também, desconfie de facilidades exageradas, de preços bons, muito abaixo de valor de mercado, normalmente com objetivo de se dar bem acabam se deixando seduzidas pelas artimanhas do criminoso que usa essas manobras para seduzir suas vítimas. Na dúvida procura a polícia. “Você cidadão também é responsável pela segurança do nosso município. Havendo alguma situação preocupante que sai do normal, e que chame a atenção, compartilhe as informações com demais moradores da cidade, em especial consultem a forças de segurança pública. Estamos à disposição do bem estar da nossa cidade”, destacou o delegado.

O telefone para entrar em contato com a Polícia Civil é o (67) 3247-1301.


Fonte: MS TODO DIA


Hora agora:
23/07/2018
Cotações em MS:
Publicidade:

Sobre

2009@2018 MS - Diretor Executivo: Renan Carrijo MTE 001341/MS - MS Todo Dia - Notícias a Todo Momento

Fale conosco

(67) 9 9624-6412 Whatsaap

Ms Todo Dia