Costa Rica

13
SET
Incêndio destruiu 2 mil hectares de palhada em fazenda na região da Baús, na zona rural de Costa Rica
Atrito entre gomos do 'correntão' teriam iniciado fogo
Por: Da Redação
Incêndio destruiu 2 mil hectares de palhada em fazenda na região da Baús, na zona rural de Costa Rica
Incêndio de grande proporção atingiu fazenda ontem. Foto: MS Todo Dia

Incêndio registrado ontem na Fazenda Planalto, região da Baús, na zona rural do município de Costa Rica, destruiu aproximadamente 2 mil hectares de palhada de milho e de algodão. Segundo o sub-tenente Paulo Teodoro Oliveira, a suspeita é de que o fogo tenha iniciado a partir do atrito do "correntão", prática adotada pelos produtores rurais para revirar o solo e prepará-lo para novo plantio direto.

Conforme explicado pelo bombeiro Teodoro, o tempo quente e seco, aliado às fagulhas geradas a partir do atrito entre os gomos da corrente de metal, resultaram nas chamas que ganharam grande proporção rapidamente, podendo serem vistas a quilômetros de distância pelas rodovias. "Felizmente não foram atingidas plantações nem uma área onde havia algodão recém-colhido, se não o prejuízo seria maior", disse.

O sub-tenente explicou que ao todo, participaram da ação seis militares com duas viaturas e equipamentos de combate a incêndio, com apoio da estrutura da fazenda, como funcionários, maquinários e caminhões pipa. "É importante sempre deixar a fazenda com uma estrutura preparada, para que o combate possa começar logo no primeiro momento. Além disso, recomendamos que os produtos colhidos sejam deixados em pequenos lotes, para que não queimem de uma só vez, e que sejam feitas áreas úmidas perto de galpões e das sedes, para evitar o avanço do fogo".


 


Fonte: MS Todo Dia


Hora agora:
20/09/2018
Cotações em MS:
Publicidade:

Sobre

2009@2018 MS - Diretor Executivo: Renan Carrijo MTE 001341/MS - MS Todo Dia - Notícias a Todo Momento

Fale conosco

(67) 9 9624-6412 Whatsaap

costa rica notícias, costa rica news, notícias de costa rica, novidades costa rica