Figueirão

13
SET
Para Temer cooperativismo pode solucionar crise com indústrias frigoríficas e MS deve sediar projeto piloto
Por: Redação
Para Temer cooperativismo pode solucionar crise com indústrias frigoríficas e MS deve sediar projeto piloto

O Prefeito de Figueirão Rogério Rosalin (PSDB) esteve em audiência com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), com a finalidade de apresentar detalhes sobre os sistemas de produção de bovinos de corte, ao Norte de Mato Grosso do Sul, e apresentar projeto Beef Norte MS, que criará uma das primeiras cooperativas de pecuaristas do Estado para produção de carne. Na oportunidade o presidente do Sindicato Rural de Figueirão, Gilmar Miranda, também detalhou o Programa da ABCZ, Carne de Zebu. Ao reconhecer a região como polo de produção de carne qualidade, nesta terça-feira (12), Temer pediu agilidade na liberação de recursos  para construção de uma planta frigorífica em Figueirão, e confirmou apoio ao Carne de Zebu que comprova a eficiência das raças zebuínas na produção de carne de qualidade.

O recurso que será destinado via Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), teve a comprovação nesta quarta-feira (13) durante reunião com o ministro Blairo Maggi, e será repassado para a Prefeitura Municipal de Figueirão, que se responsabilizará pela obra. Segundo Temer e Maggi o projeto deve ser realizado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Semagro, e após avaliação dos resultados o projeto será replicado para outros municípios, com prioridade ao Norte de MS, região em que os prefeitos estão mobilizados em busca de incentivos para pequenas e médias indústrias de carnes.

Durante a reunião Temer entrou em contato com o Ministro do MAPA, Blairo Maggi, solicitando urgência na liberação do recurso. E ao aprovar a ideia considerou que o Mato Grosso do Sul será um modelo de negócio via cooperativas de carne, com destaque para a região Norte de MS, devido aos produtores que prezam pela qualidade no processo de produção e no produto final. Segundo o Presidente da República a ideia de replicar em outros estados e municípios, poderá gerar emprego e renda, além da valorização carne.

“Na oportunidade apresentamos a alternativa de fomentar as pequenas e médias indústrias de carne em toda região norte do MS e agradecemos a liberação dos recursos federais para essa finalidade. Nosso projeto consiste em uma parceria público-privada, em que o município construirá as instalações e oferecerá, em comodato, para a administração dos produtores rurais”, detalha Rosalin. “Recebemos grandes elogios do Presidente da República pelo projeto, que poderá extinguir o monopólio da carne, incentivando os pequenos e médios produtores”, relata o prefeito de Figueirão que busca alternativas que beneficie a pecuária de toda região Norte de MS.

O prefeito de Figueirão aproveitou a oportunidade para convidar Temer, pessoalmente, a conhecer o município no dia 30 de setembro, durante as comemorações do 14º aniversário da cidade e para o Lançamento Nacional do Programa Carne de Zebu, idealizado pela ABCZ.

De acordo com as informações levadas por Gilmar Miranda a finalidade do Programa Carne de Zebu é apresentar a eficiência da utilização de touros Puros de Origem (PO), de raças zebuínas, na produção de carne de qualidade. “A Argentina e o Uruguai, que se dedicam ao angus, por exemplo, possuem marketing pronto para a carne. Mas as raças zebuínas tem seus predicados e é possível apresentar marmoreio no rebanho que domina Mato Grosso do Sul e o Brasil. Já verificamos que o nelore, trabalhado com eficiência e acompanhamento técnico, pode surpreender em volume e qualidade, agradando a todos paladares”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Figueirão ao presidente da República.

Também participaram da reunião o pecuarista e Deputado Federal Arthur Lira (PP-AL) e o advogado Marco Antônio Nogueira Montenegro. Apoiam o projeto piloto que será concretizado em Figueirão os senadores Pedro Chaves (PSC), Waldemir Moka e Simone Tebet (PMDB), além dos deputados federais Tereza Cristina (PSB), Henrique Mandetta (DEM), Carlos Marun (PMDB) e Elizeu Dionízio (PSDB).


Fonte: Assessoria de Imprensa
Hora agora:
24/11/2017
Cotações em MS:
Publicidade:

Sobre

2009@2017 MS - Diretor Executivo: Renan Carrijo MTE 001341/MS - MS Todo Dia - Notícias a Todo Momento

Fale conosco

(67) 9 9624-6412 Whatsaap

Ms Todo Dia