Politica

06
DEZ
Projeto de lei obriga avaliação física para fazer academia, dança e natação em MS
Por: Redação
Projeto de lei obriga avaliação física para fazer academia, dança e natação em MS

Para fazer academia, ginástica, musculação, aulas de luta, dança e natação ou até frequentar clubes esportivos e recreativos em Mato Grosso do Sul será preciso realizar uma avaliação de aptidão física. É o que prevê um projeto de lei apresentado nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa.

De acordo com a proposta, a avaliação será necessária a todo participante, a partir de 15 anos de idade. A validade da avaliação será de 12 meses.

Para o autor do projeto, a medida pode até evitar mortes. "O profissional de educação física, com registro, é habilitado para avaliar a aptidão ou não do praticante em qualquer atividade física. Essa é uma medida preventiva que pode evitar muitos problemas, inclusive o óbito de pessoas, como já aconteceu em vários estados brasileiros", comentou Amarildo Cruz (PT).

De acordo com o projeto, a avaliação deve conter análise anamnese completa (entrevista realizada pelo profissional de saúde para ser ponto inicial em um diagnóstico), fatores de risco para cardiopatia, classificação de risco, sintomas e sinais sugestivos de doenças cardiovasculares e pulmonares, podendo ainda contemplar medidas antropométricas, testes neuromotores e avaliações metabólicas, cardiorrespiratória e postural.

De acordo com o deputado, o projeto de lei é fruto de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa, que contou com a participação de acadêmicos, associações, conselhos e professores.


Fonte: Mídia Max
Hora agora:
15/12/2017
Cotações em MS:
Publicidade:

Sobre

2009@2017 MS - Diretor Executivo: Renan Carrijo MTE 001341/MS - MS Todo Dia - Notícias a Todo Momento

Fale conosco

(67) 9 9624-6412 Whatsaap

Ms Todo Dia