Chapadão do Sul

12
JAN
Secretaria de Cultura e Esporte de Chapadão do Sul passa a aderir a plataforma do Mapa Cultural Nacional
Por: Redação
Secretaria de Cultura e Esporte de Chapadão do Sul passa a aderir a plataforma do Mapa Cultural Nacional

O Município de Chapadão do Sul realizou a adesão ao Mapa da Cultura Nacional, assim, passa a integrar um grandioso banco de dados nacional, podendo ter informações do Brasil inteiro e também compartilhar os eventos e projetos realizados pela Secretaria de Cultura e Esporte para todo Brasil.

No local, a Secretaria de Cultura e Esporte disponibilizará os eventos, espaços, agentes, projetos e editais culturais, sendo de livre acesso para toda população.

A Secretaria, pioneiramente, também já está atualizando os espaços culturais, os eventos municipais e também lançará projetos culturais para o fomento da cultura no município.

O Mapa da Cultura é um espaço para integrar e dar visibilidade para projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores. Ele é a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura, se constituindo o pilar principal do SNIIC.

Neste mapa estão reunidas informações do antigo Registro Aberto da Cultura - RAC, da Rede Cultura Viva, do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas - SNBP e do Cadastro Nacional de Museus.

Além disso, o Ministério da Cultura irá unir esforços com o sistema de informação de estados e de municípios e, mais do que isso, irá auxiliá-los na consolidação de seus sistemas de informações e indicadores culturais.

Para acessar o Mapa Cultural da Secretaria acesse: http://snc.cultura.gov.br/adesao/detalhar/2356

Adesão ao SNC

a adesão ao SNC permite que Estados e Municípios aprimorem a gestão cultural, com a criação do órgão de gestão local, do conselho de política cultural, da conferência e do plano de cultura, além do sistema de financiamento. A assinatura do acordo de cooperação federativa entre o MinC e o ente federado, que se compromete a estruturar o seu sistema de cultura, marca a adesão ao sistema. 

Com as novas adesões, 2.545 municípios brasileiros estão no sistema.

O próximo passo da Secretaria de Cultura será a instalação do Conselho Municipal de Política Cultural, envolvendo o poder público e a sociedade civil organizada, para em seguida elaborar o Plano Municipal de Cultura que norteará o caminho para o desenvolvimento da cultura do município.

O Sistema Nacional de Cultura (SNC) é um modelo de gestão criado pelo Ministério da Cultura (MinC) para estimular e integrar as políticas públicas culturais implantadas por governo, estados e municípios. O objetivo do sistema é descentralizar e organizar o desenvolvimento cultural do País, para que todos os projetos tenham continuidade, mesmo com a alternância de governos.
Com essa estrutura, o cidadão tem espaço de participação, porque o sistema age por meio dos conselhos e das conferências, que contam com a participação da sociedade e comunidade artística para a formulação, acompanhamento e aplicação das políticas de cultura.

Chapadão do Sul já possui a Comissão de Políticas Culturais, sua Lei do Sistema Municipal de Cultura, o Diagnóstico Cultural e o Fundo de Cultura, e ainda neste ano, irá implantar o conselho municipal de Cultura para concluir o Plano Municipal de Cultura através de uma conferência municipal que será ainda agendada.


Fonte: Prefeitura de Chapadão do Sul


Hora agora:
23/07/2018
Cotações em MS:
Publicidade:

Sobre

2009@2018 MS - Diretor Executivo: Renan Carrijo MTE 001341/MS - MS Todo Dia - Notícias a Todo Momento

Fale conosco

(67) 9 9624-6412 Whatsaap

Ms Todo Dia