A SES (Secretaria de Estado de Saúde) ampliou temporariamente o público-alvo para imunização com a vacina hexavalente (Hexa-acelular), conforme resolução publicada no Diário Oficial Eletrônico desta segunda-feira (2).
A ampliação é motivada pela necessidade de aproveitar o estoque da vacina hexavalente, que está próximo da data de validade.
O lote em questão é o V3E101V, com validade até 30 de setembro de 2024. A decisão também leva em consideração a recomendação da 6ª edição do Manual dos CRIE 2023, que sugere a administração da vacina em três doses, com intervalos de 60 dias, para crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias.
Os novos critérios de vacinação incluem: bebês prematuros nascidos com menos de 35 semanas de gestação ou com peso ao nascimento inferior a 1.500 gramas, e filhos de mães vivendo com HIV/AIDS, expostos ou infectados.
A vacina hexavalente é composta por uma combinação de vacinas contra difteria, tétano, pertussis (acelular), Haemophilus influenzae tipo b (conjugada), hepatite B (recombinante) e poliomielite (inativada). É importante destacar que crianças que receberão esta vacina não necessitarão da vacina VIP separadamente, pois ela já está incluída na Hexa-acelular.
A Rede de Frio já encaminhou as doses para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, de acordo com a estimativa populacional. Considerando a estratégia especial os municípios não precisarão solicitar as doses via E-CRIE para o grupo ampliado.
Além disso, o controle individual das crianças vacinadas deverá ser mantido pelos municípios para garantir que o esquema vacinal seja completado conforme preconizado. A resolução entra em vigor na data de sua publicação e revoga disposições em contrário.
Fonte: MS Todo Dia com Agência MS
Você também pode gostar de ler
SUS incorpora novo tratamento para pacientes com leucemia mieloide aguda
Portaria publicada nesta segunda-feira autoriza uso de venetoclax combinado à azacitidina para adultos recém-diagnosticados que não podem receber quimioterapia intensiva
Publicado em 15/06/2026 às 08:38 - Atualizado em 15/06/2026 às 08:39 - Por Gabi Ferreira
Moradora é picada por escorpião em Chapadão do Sul e alerta para risco em áreas urbanas
Caso reacende preocupação com acidentes envolvendo animais peçonhentos; escorpiões são responsáveis pela maioria das ocorrências em MS
Publicado em 12/06/2026 às 16:30 - Atualizado em 12/06/2026 às 16:32 - Por Ana Benitez
Internações por gripe e vírus respiratório aumentam e acendem alerta em MS
Crianças pequenas e idosos estão entre os grupos mais afetados pelas doenças respiratórias
Publicado em 11/06/2026 às 16:54 - Atualizado em 11/06/2026 às 16:55 - Por Ana Benitez
Combate ao Aedes começa dentro de casa e saúde faz alerta em MS
Eliminação de água parada é a principal medida contra dengue, zika e chikungunya
Publicado em 11/06/2026 às 15:21 - Por Ana Benitez
MS recebe nova vacina que protege contra 20 tipos de doenças graves
Estado recebe 83 mil doses e amplia proteção contra infecções respiratórias
Publicado em 10/06/2026 às 18:42 - Atualizado em 10/06/2026 às 18:44 - Por Ana Benitez
Cigarro eletrônico vira foco de alerta urgente entre estudantes em Chapadão do Sul
Palestra destaca impactos à saúde e tenta frear uso de vape entre adolescentes
Publicado em 10/06/2026 às 16:46 - Atualizado em 10/06/2026 às 16:57 - Por Ana Benitez
Costa Rica registra 94 casos prováveis de chikungunya e acende alerta em MS
Estado já soma mais de 12 mil notificações da doença e 21 mortes confirmadas; SES orienta população a procurar atendimento ao apresentar sintomas
Publicado em 29/05/2026 às 16:03 - Atualizado em 29/05/2026 às 16:04 - Por Day Silva
Anvisa manda recolher lote de coco ralado por excesso de enxofre
Agência também suspendeu venda, uso e propaganda do produto
Publicado em 28/05/2026 às 15:33 - Por Day Silva