O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) está em ação contínua para combater os incêndios florestais que atingem os principais biomas do estado, incluindo Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Nesta quinta-feira (5), o Governo do Estado, em um boletim ao vivo transmitido pela internet, atualizou as operações em curso no âmbito da Operação Pantanal 2024.
No Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica, o fogo continua sendo monitorado, enquanto em Paranaíba e Chapadão do Sul, o cerrado também sofre com focos ativos. As equipes de combate atuam em diversas frentes para mitigar os danos causados pelas chamas, que estão intensificadas pela seca e pelas altas temperaturas.
Segundo Márcio Yule, coordenador do Prevfogo/MS, a seca prolongada agrava ainda mais as ações de combate, especialmente no Pantanal, onde a redução da área alagada e o impacto do desmatamento na Amazônia interferem nos ciclos de chuva e tornam o cenário ainda mais crítico. "A vegetação está extremamente seca, o que, aliado às altas temperaturas e baixa umidade, dificulta as operações", afirmou Yule.
Apesar dos esforços conjuntos do governo estadual e federal, focos de incêndio continuam ativos em diversas regiões, incluindo São Gabriel do Oeste, Miranda, Naviraí, Corumbá e Porto Murtinho. O monitoramento também é constante em áreas como o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e outros locais vulneráveis.
O governo destacou que a resolução dos incêndios florestais vai além do uso de recursos e equipes no local. Segundo Yule, o manejo integrado do fogo e a conscientização da população são fundamentais. "O uso responsável do fogo e a prevenção durante o período proibitivo são essenciais para evitar novos desastres", acrescentou.
A previsão climática também não é favorável. Segundo Valesca Fernandes, meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), uma frente fria atinge o estado nesta semana, mas uma intensa massa de ar quente e seco deve se instalar a partir de sábado (7), elevando as temperaturas para até 43°C, com umidade relativa do ar em torno de 5%, aumentando o risco de novos incêndios.
Mesmo diante de condições climáticas extremas, as equipes de combate seguem atuando em todo o estado. O CBMMS também realiza o resgate de animais, como tartarugas e aves, além de animais maiores, como cervos pantaneiros, que frequentemente acompanham o trabalho das equipes.
O governo segue monitorando a situação e conta com a colaboração de órgãos federais e locais para mitigar os impactos do fogo nos biomas do estado.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Costa Rica recebe líder Naviraiense em duelo decisivo no Laertão pelo Estadual
Com apoio da torcida, CREC tenta embalar na competição e encostar no G-4 neste domingo
Publicado em 13/02/2026 às 14:49 - Atualizado em 13/02/2026 às 15:05 - Por Day Silva
Feira no Bairro Vale do Amanhecer movimenta Costa Rica na noite desta quarta
Evento reúne produtores, artesãos e show musical para fortalecer agricultura local e economia criativa
Publicado em 11/02/2026 às 14:46 - Atualizado em 11/02/2026 às 14:47 - Por Redação
Curso ensina produção de adubos orgânicos em Costa Rica
Capacitação gratuita ocorre nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Cinturão Verde, com apenas 10 vagas
Publicado em 11/02/2026 às 09:48 - Atualizado em 11/02/2026 às 10:17 - Por Day Silva
Costa Rica e Alcinópolis unem forças para modernizar pontes estratégicas da região
Costa Rica e Alcinópolis unem forças para modernizar pontes estratégicas da região
Publicado em 10/02/2026 às 16:14 - Atualizado em 10/02/2026 às 16:17 - Por Redação
Prefeitura de Costa Rica promove Feira no Bairro Vale do Amanhecer nesta quarta-feira
Evento reúne produtores rurais, artesãos e show musical para fortalecer a economia local e aproximar produtores e consumidores
Publicado em 10/02/2026 às 09:00 - Atualizado em 10/02/2026 às 09:26 - Por Day Silva
Prefeito confirma reajuste de 5,4% e garante piso nacional aos professores de Costa Rica
Anúncio feito durante a Semana Pedagógica assegura aumento salarial do magistério em 2026, com responsabilidade fiscal e alinhamento às regras do Governo Federal
Publicado em 09/02/2026 às 16:19 - Atualizado em 09/02/2026 às 16:22 - Por Redação
Costa Rica lança Plano de Desenvolvimento Municipal e inicia novo ciclo de crescimento estratégico
Elaborado com apoio do Sebrae e do Governo do Estado, PDM define prioridades, projetos e metas
Publicado em 09/02/2026 às 14:15 - Atualizado em 09/02/2026 às 14:51 - Por Redação
Polícia desmonta esquema de 'guarda-roupa' e apreende mais de 7 kg de drogas em Costa Rica
Dois suspeitos foram presos no bairro São Francisco após operação da PM que identificou imóvel usado como depósito de entorpecentes
Publicado em 07/02/2026 às 09:54 - Atualizado em 07/02/2026 às 10:50 - Por Redação