Na noite desta sexta-feira (20), durante um comício em Alto Taquari (MT), o candidato a vereador e ex-secretário de saúde, Michel Lucas, gerou polêmica ao proferir falas racistas e ofensivas contra seus adversários políticos.
Em seu discurso, Michel se referiu aos opositores como "macacos" e atacou um médico respeitado da cidade, chamando-o de "velho gagá".
"Nós vamos ganhar de lavada daqueles macaco lá", afirmou o candidato. A fala, considerada racista, causou indignação nas redes sociais e gerou repercussão imediata, com diversos moradores, repudiando o comportamento de Michel.
Após a repercussão negativa, Michel Lucas utilizou suas redes sociais para tentar se justificar. Em uma postagem, pediu desculpas, alegando que sua intenção era mencionar o nome "Marco", mas que cometeu um erro na fala.
O candidato se defendeu afirmando ser "negro de coração" e acusou a oposição de tentar "apagar seu brilho". "Sou humilde, não é da minha índole o racismo. Isso é a oposição que quer apagar meu brilho. Mas venho aqui pedir desculpas se alguém se sentiu ofendido, realmente errei na minha fala, não foi a intenção", declarou.
Vale lembrar que o racismo é crime no Brasil. Em 2023, a legislação foi atualizada, equiparando o crime de injúria racial ao crime de racismo.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) oferece canais para denúncias de racismo, incluindo um formulário online disponível em seu site, além de outros meios de contato como o telefone 0800 647 8191 e o e-mail ouvidoria@tre-mt.jus.br.
Ofensas e cabide de emprego
Além das ofensas, Michel Lucas deixou claro seu plano de apoiar o médico Dr. Thiago Sperandio, sobrinho da prefeita Marilda Sperandio, para uma posição no hospital municipal.
"Dr. Thiago Sperandio nós vamos te abraçar e final de outubro vamos voltar para o hospital", afirmou, insinuando acordos para beneficiar o sobrinho da prefeita.
Durante o mesmo comício, o ex-prefeito Lairto Sperandio, esposo da atual prefeita Marilda Garofolo Sperandio, também proferiu ofensas à oposição, chamando-os de "cambada" e expressando sua insatisfação com os adversários políticos.
Lairto, que foi prefeito de Alto Taquari por quatro mandatos, foi cassado em 2017 por improbidade administrativa e está inelegível, sendo considerado ficha suja.
No entanto, ele seguiria influente nos bastidores da política local, segundo
Mesmo inelegível, Lairto tem atuado ativamente na campanha de reeleição de Marilda, buscando manter o controle político da cidade, o que tem gerado críticas de opositores, conforme o blog.
O casal tem sido acusado de utilizar o poder de forma abusiva e desrespeitosa, especialmente após os comentários agressivos feitos no comício, ainda segundo o site local.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Pesquisa para Senado: Com 2ª maior rejeição de Simone, Gerson Claro venceria a Ministra na espontânea e estimulada
Presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro (PP), aparece em 3º lugar e mostra crescimento consistente nas intenções de voto para Senado por MS
Publicado em 17/09/2025 às 17:00 - Atualizado em 17/09/2025 às 17:02 - Por Felipe Dias
Em inauguração de Usina em Paranaíba, Gerson Claro destaca geração de empregos e impulsionamento na produção de energia
Empreendimento do Grupo Pedra Agroindustrial promete gerar 1,2 mil empregos e impulsionar a produção estadual de etanol e energia limpa
Publicado em 16/09/2025 às 10:43 - Atualizado em 16/09/2025 às 10:47 - Por Roberta Cáceres
Ex-prefeito e mais três réus são condenados por desviar recursos previdenciários em Maracaju
Justiça determina ressarcimento de R$ 63,3 mil, pagamento de R$ 50 mil de dano moral coletivo, suspensão dos direitos políticos por cinco anos e outras punições
Publicado em 15/09/2025 às 18:00 - Por Felipe Dias
Governo Trump promete resposta à condenação de Bolsonaro, afirma secretário de Estado
Em publicação no X, Marco Rubio disse que Estados Unidos "responderão adequadamente" à prisão do ex-presidente
Publicado em 12/09/2025 às 08:18 - Atualizado em 12/09/2025 às 08:21 - Por Roberta Cáceres
STF em dia crucial: Primeira Turma pode selar destino de Bolsonaro e de mais sete réus por suposto golpe de Estado
Nesta sessão, votarão a ministra Cármen Lúcia e, em seguida, o presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin
Publicado em 11/09/2025 às 09:52 - Atualizado em 11/09/2025 às 15:34 - Por Roberta Cáceres
Prefeito e 15 presos em operação contra corrupção em Terenos têm prisão mantida: Vice Doutor Arlindo deve assumir gestão
Vice-prefeito, que assume a administração, ainda não se manifestou; Câmara Municipal promete pronunciamento oficial nesta sexta-feira
Publicado em 11/09/2025 às 10:23 - Atualizado em 11/09/2025 às 11:03 - Por Roberta Cáceres
Pesquisa aponta Mara Caseiro como uma das favoritas para a Câmara Federal em 2026, ocupando 2º lugar na espontânea
Para a deputada, os resultados refletem o reconhecimento do trabalho que ela desenvolveu ao longo de quatro mandatos na Assembleia Legislativa
Publicado em 10/09/2025 às 12:14 - Atualizado em 10/09/2025 às 13:26 - Por Roberta Cáceres
Julgamento do ex-presidente Bolsonaro no STF tem reviravolta com voto de Luiz Fux
Ministro vota pela incompetência da Corte e defende que o caso seja enviado à primeira instância, alegando falta de prerrogativa de foro dos réus
Publicado em 10/09/2025 às 09:37 - Atualizado em 10/09/2025 às 09:39 - Por Roberta Cáceres
Após pedido de Caravina, servidores dos 79 municípios de MS terão acesso a pós-graduação gratuita
Programa Assomasul GovMS 4.0 amplia oferta de qualificação e beneficia a todos os servidores, fruto de um pedido do deputado Pedro Caravina
Publicado em 09/09/2025 às 12:37 - Atualizado em 09/09/2025 às 13:59 - Por Roberta Cáceres