Na noite desta sexta-feira (20), durante um comício em Alto Taquari (MT), o candidato a vereador e ex-secretário de saúde, Michel Lucas, gerou polêmica ao proferir falas racistas e ofensivas contra seus adversários políticos.
Em seu discurso, Michel se referiu aos opositores como "macacos" e atacou um médico respeitado da cidade, chamando-o de "velho gagá".
"Nós vamos ganhar de lavada daqueles macaco lá", afirmou o candidato. A fala, considerada racista, causou indignação nas redes sociais e gerou repercussão imediata, com diversos moradores, repudiando o comportamento de Michel.
Após a repercussão negativa, Michel Lucas utilizou suas redes sociais para tentar se justificar. Em uma postagem, pediu desculpas, alegando que sua intenção era mencionar o nome "Marco", mas que cometeu um erro na fala.
O candidato se defendeu afirmando ser "negro de coração" e acusou a oposição de tentar "apagar seu brilho". "Sou humilde, não é da minha índole o racismo. Isso é a oposição que quer apagar meu brilho. Mas venho aqui pedir desculpas se alguém se sentiu ofendido, realmente errei na minha fala, não foi a intenção", declarou.
Vale lembrar que o racismo é crime no Brasil. Em 2023, a legislação foi atualizada, equiparando o crime de injúria racial ao crime de racismo.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) oferece canais para denúncias de racismo, incluindo um formulário online disponível em seu site, além de outros meios de contato como o telefone 0800 647 8191 e o e-mail ouvidoria@tre-mt.jus.br.
Ofensas e cabide de emprego
Além das ofensas, Michel Lucas deixou claro seu plano de apoiar o médico Dr. Thiago Sperandio, sobrinho da prefeita Marilda Sperandio, para uma posição no hospital municipal.
"Dr. Thiago Sperandio nós vamos te abraçar e final de outubro vamos voltar para o hospital", afirmou, insinuando acordos para beneficiar o sobrinho da prefeita.
Durante o mesmo comício, o ex-prefeito Lairto Sperandio, esposo da atual prefeita Marilda Garofolo Sperandio, também proferiu ofensas à oposição, chamando-os de "cambada" e expressando sua insatisfação com os adversários políticos.
Lairto, que foi prefeito de Alto Taquari por quatro mandatos, foi cassado em 2017 por improbidade administrativa e está inelegível, sendo considerado ficha suja.
No entanto, ele seguiria influente nos bastidores da política local, segundo
Mesmo inelegível, Lairto tem atuado ativamente na campanha de reeleição de Marilda, buscando manter o controle político da cidade, o que tem gerado críticas de opositores, conforme o blog.
O casal tem sido acusado de utilizar o poder de forma abusiva e desrespeitosa, especialmente após os comentários agressivos feitos no comício, ainda segundo o site local.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Com gestão inovadora e presença ativa, Prefeito Delegado Murilo promove dia de transformação na Comunidade Quilombola
Prefeitura leva serviços de saúde, infraestrutura e limpeza diretamente à comunidade em um gesto de compromisso e proximidade com o povo, dentro do programa “Todos em Ação”
Publicado em 14/04/2025 às 08:24 - Por Ana Beatriz Schaedler
Mochi encerra audiências sobre a BR-163 com forte participação popular
Desde março, as audiências públicas foram realizadas em Naviraí, Dourados, Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Rio Brilhante, Campo Grande e, por fim, Mundo Novo
Publicado em 10/04/2025 às 12:03 - Atualizado em 10/04/2025 às 12:04 - Por Ana Beatriz Schaedler
Deputada Mara Caseiro solicita construção de ponte de concreto que liga Camapuã a São Gabriel do Oeste
Em sua justificativa Mara Caseiro afirmou que a substituição da ponte por uma estrutura de concreto é crucial para garantir a segurança dos moradores e motoristas,
Publicado em 09/04/2025 às 11:13 - Por Ana Beatriz Schaedler
Gestão em ação: Prefeito Murilo conquista R$ 300 mil com Márcio Fernandes e amplia apoio com governador Riedel
Conquista fortalece articulações políticas do prefeito Murilo, que também discutiu com Riedel a pavimentação da MS-215
Publicado em 09/04/2025 às 09:43 - Atualizado em 09/04/2025 às 09:57 - Por Ana Beatriz Schaedler
Deputada Mara Caseiro trabalha para garantir maior segurança na MS-223
A solicitação se refere a um trecho da rodovia nas proximidades do Parque Industrial Pedro Mariani Neto, localizado na saída para Chapadão do Sul, em Costa Rica.
Publicado em 03/04/2025 às 12:04 - Atualizado em 03/04/2025 às 12:06 - Por Ana Beatriz Schaedler
Construção de capela ecumênica e recapeamento da Avenida Pantanal são solicitados pela Vereadora Alline Tontini
A vereadora relembrou que em 2023 uma emenda ja foi aprovada para construção da capela; e que o recapemento da Avenida Pantanal é fundamental para Chapadão do Sul
Publicado em 01/04/2025 às 08:50 - Por Ana Beatriz Schaedler
Protagonistas na democracia em MS, Mara Caseiro e outras mulheres provam que lugar de mulher é na política
Mara Caseiro reforçou que apesar de ter um crescimento significativo de mulheres em cargos políticos nas eleições de 2024, ainda são passos lentos.
Publicado em 29/03/2025 às 09:01 - Por Ana Beatriz Schaedler
Preso por extorsão e agiotagem, ex-candidato a prefeito de Bandeirantes é solto
Mauro Augusto Senturião Dutra foi preso em julho de 2024 por extorsão e agiotagem
Publicado em 26/03/2025 às 17:56 - Atualizado em 26/03/2025 às 18:24 - Por Felipe Dias
STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe e abre caminho para julgar ex-presidente até o fim do ano
Moraes, Dino, Fux, Cármen e Zanin votam para aceitar denúncia da PGR contra ex-presidente e outros 7 acusados por crimes contra democracia
Publicado em 26/03/2025 às 15:24 - Atualizado em 26/03/2025 às 15:48 - Por Felipe Dias