Força Nacional vai atuar nas eleições municipais de 2024 em Mato Grosso do Sul

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou na terça-feira (24) o envio de tropas federais para garantir segurança durante o pleito em 12 estados

Imagem de compartilhamento para o artigo Força Nacional vai atuar nas eleições municipais de 2024 em Mato Grosso do Sul da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na terça-feira (24), o envio de tropas federais para reforçar a segurança durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024 em diversos estados, incluindo Mato Grosso do Sul. A medida visa garantir a normalidade e a segurança nos locais de votação no dia 6 de outubro.

A decisão foi tomada por unanimidade pelos ministros do TSE, que aprovaram um pacote de 53 processos. Além de Mato Grosso do Sul, os estados de Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte também receberão reforço das Forças Armadas.

Durante a sessão, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou que a requisição de forças federais é um procedimento comum em todas as eleições. "Os governadores comunicam aos tribunais regionais eleitorais (TREs) que eles precisam de forças federais para garantir a votação e a apuração", ressaltou a ministra.

O envio de tropas federais é necessário quando um município informa à Justiça Eleitoral que não tem capacidade de garantir a normalidade do pleito com o efetivo policial local. A presença das Forças Armadas é fundamental para assegurar que os eleitores possam exercer seu direito de voto de forma tranquila e segura.

A atuação da Força Nacional em Mato Grosso do Sul e nos demais estados tem o objetivo de coibir qualquer tipo de violência ou interferência que possa comprometer o processo eleitoral. 

Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria 

Você também pode gostar de ler

X