Pelo menos dez propriedades rurais em Paranaíba, a 408 km de Campo Grande, foram tomadas pelo fogo na tarde de ontem, deixando um rastro de destruição.
Animais mortos, redemoinhos de fumaça e vastas áreas de vegetação completamente consumidas pelas chamas foram as cenas observadas na região.
O incêndio afetou áreas de criação de gado de corte, reservas legais, áreas de preservação permanente e fazendas de eucalipto.
A suspeita é de que o fogo tenha começado após um curto-circuito na rede elétrica próximo a uma área de mata. Os produtores, em sua maioria criadores de gado de corte, ainda não conseguiram calcular os prejuízos, e o número de animais mortos ou a extensão total das áreas destruídas ainda não foi determinado.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o impacto devastador: um boi morto entre as cinzas, redemoinhos de fumaça durante o incêndio, currais desmoronados e extensas áreas cobertas por fuligem, sem nenhum sinal de verde.
O meteorologista Natálio Abraão explicou que os redemoinhos se formaram devido à diferença de temperatura entre o solo e o ar, criando uma área de baixa pressão que fortalece os ventos e faz a fumaça girar em sentido horário.
O Sindicato Rural de Paranaíba não forneceu detalhes adicionais, mas em suas redes sociais orientou os produtores a registrarem boletins de ocorrência para proteger suas propriedades.
Também foram disponibilizados abafadores e sopradores para uso emergencial, e a leiloeira responsável pela venda de gado isentou a cobrança da comissão de venda para os atingidos. Hoje, não houve novos focos de incêndio na região.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Homem é preso por agredir companheira e abusar sexualmente da filha dela em Paranaíba
Segundo a vítima, a agressão ocorreu após o suspeito tocar a filha dela de forma inapropriada
Publicado em 19/08/2025 às 18:29 - Atualizado em 19/08/2025 às 18:31 - Por Felipe Dias
Homem é preso com revólver após denúncia de ameaça em Paranaíba
Força Tática encontrou arma calibre .32 municiada; suspeito estava embriagado em residência
Publicado em 18/08/2025 às 17:27 - Atualizado em 18/08/2025 às 17:54 - Por Felipe Dias
PM apreende mais de 5 kg de drogas e prende homem por tráfico em Paranaíba
Suspeito já era monitorado eletronicamente por crime semelhante ocorrido em março deste ano
Publicado em 14/08/2025 às 17:25 - Atualizado em 14/08/2025 às 17:27 - Por Felipe Dias
Mau-cheiro e vazamento em estação de tratamento de esgoto de Paranaíba são investigados pelo Minitério Público
Moradores relatam problemas de saúde e desconforto causado por odor insuportável; vistoria da PMA aponta falhas na contenção de gases
Publicado em 14/08/2025 às 15:01 - Atualizado em 14/08/2025 às 15:02 - Por Felipe Dias
Jovem condenado por roubo é capturado e preso pela polícia em Paranaíba
Polícia Civil cumpriu mandado de prisão após decisão judicial que determinou regressão para regime fechado
Publicado em 13/08/2025 às 15:39 - Atualizado em 13/08/2025 às 15:41 - Por Felipe Dias
Polícia recupera carro furtado em Paranaíba e descobre golpe em negociação pela internet
Fiat Palio vermelho havia sido furtado em Aparecida do Taboado; comprador e suposto dono também foram vítimas de estelionatário
Publicado em 12/08/2025 às 16:55 - Atualizado em 12/08/2025 às 16:56 - Por Felipe Dias
Mulher é presa em Paranaíba por som alto e fornecer bebida alcoólica a menor
Ocorrência no bairro Paineiras mobilizou duas equipes da Polícia Militar na madrugada
Publicado em 09/08/2025 às 11:04 - Atualizado em 09/08/2025 às 11:14 - Por Felipe Dias
Homem monitorado por tornozeleira é preso por tráfico em Paranaíba com porção de crack e dinheiro
Suspeito, que já tinha extensa ficha criminal, confessou ter iniciado a venda de drogas há uma semana
Publicado em 09/08/2025 às 09:32 - Atualizado em 09/08/2025 às 09:36 - Por Felipe Dias
Mulher vítima de agressão é presa após polícia descobrir mandado em aberto em Paranaíba
Durante atendimento a caso de violência doméstica, PM constatou ordem de prisão expedida pela Justiça de São Paulo
Publicado em 08/08/2025 às 17:32 - Atualizado em 08/08/2025 às 17:33 - Por Felipe Dias
Morador de Paranaíba está entre os cinco premiados com R$ 20 mil na Nota MS Premiada
Consumidores de Campo Grande, Naviraí, Paranaíba e Ponta Porã dividiram prêmio principal de R$ 100 mil referente às compras de junho
Publicado em 01/08/2025 às 17:33 - Atualizado em 01/08/2025 às 17:34 - Por Felipe Dias