Fernando Barbosa, natural de Costa Rica e descendente de uma família que tem raízes profundas na educação e fundação do município, foi o vereador mais votado nas eleições 2024, conquistando 1.104 votos. Ele é casado com Karina Santos Barbosa, pai da Maria Fernanda Santos Barbosa, filho do professor Antônio e da professora Dalva, e bisneto de José Ferreira da Costa, fundador da cidade. Fernando se destacou por sua dedicação à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural.
"Sempre atuei na agricultura familiar, em prol dos nossos pequenos produtores, então eu acredito que quando a gente entra na política, nós precisamos ter propósito, e o meu propósito sempre foi de servir, de fazer o bem, de fazer as coisas acontecerem, porque eu sei que nós podemos através da política construir políticas públicas, para realmente, ajudar as pessoas, e isso é o que me motiva", declarou.
Fernando é formado em agronomia e já atuou como Secretário de Agricultura de Figueirão em 2016, onde conquistou o Prêmio Prefeito Empreendedor com o programa Produzir Mais, na categoria Pequenos Negócios no Campo.
Em Costa Rica, ele liderou o programa Agrorica, que se tornou um marco na agricultura familiar ao diversificar a produção e introduzir a fruticultura como alternativa de renda para os pequenos produtores.
Seu trabalho em Costa Rica foi novamente reconhecido com o Prêmio Prefeitura Empreendedora pelo Programa Agrorica, na categoria Empreendedorismo Rural.
"Para mim foi muito marcante ter o programa premiado, porque foi um reconhecimento do trabalho que a gente vem desenvolvendo com os pequenos produtores", afirmou.
Fernando também exerceu o cargo de vice-prefeito de Figueirão, consolidando sua carreira política com um foco constante na agricultura familiar, nos pequenos produtores e no uso responsável dos recursos públicos.
Após ser eleito com a maior votação da cidade, Fernando Barbosa agradeceu o apoio em suas redes sociais. "1.104 vezes obrigado, Costa Rica. A cada um de vocês que confiou no nosso projeto, o meu mais profundo agradecimento. Saímos vitoriosos desta eleição não apenas pelo número de votos, mas por cada esperança renovada, por cada sonho que agora se torna possível. Vocês fizeram essa vitória acontecer, e ela é de todos nós”, disse.
Fernando promete continuar trabalhando com transparência e dedicação, visando o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento sustentável do município.
"Eu espero, para o próximo ano, exercer um mandato inovador, que eu acredito que nós podemos, através da política, transformar vidas, e eu quero usar da política como missão. Sempre atuei muito forte na agricultura, vou continuar atuando e também no desenvolvimento, assim como na saúde, educação e no social, que são áreas prioritárias", finalizou.
Fonte; MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Motorista de Hilux que fugiu após batida escondia armas em casa abandonada, em Costa Rica
Três armas de fogo foram encontradas em imóvel ligado ao homem; ele teria fugido por estar carregando os armamentos no veículo no momento da batida
Publicado em 09/07/2025 às 17:30 - Atualizado em 09/07/2025 às 17:32 - Por Felipe Dias
Após rumores, prefeito Cleverson confirma que não será candidato a deputado estadual em 2026
Chefe do Executivo de Costa Rica reafirmou compromisso com Costa Rica e disse que sua prioridade é concluir os projetos até o fim do mandato
Publicado em 09/07/2025 às 17:16 - Atualizado em 09/07/2025 às 17:21 - Por Felipe Dias
Após matéria do MS Todo Dia, motorista de Hilux que bateu em carro e fugiu é identificado em Costa Rica
Repercussão da notícia ajudou na identificação do autor, que escondeu caminhonete após batida; denúncia só foi feita após leitura da reportagem
Publicado em 09/07/2025 às 15:24 - Atualizado em 09/07/2025 às 15:37 - Por Felipe Dias
Homem condenado por estupro de vulnerável é preso em Costa Rica
Condenado a 12 anos de prisão, ele foi localizado e preso na manhã desta quarta-feira (9) em cumprimento a mandado judicial
Publicado em 09/07/2025 às 14:36 - Atualizado em 09/07/2025 às 14:37 - Por Felipe Dias
Com muito rock, bandas nacionais, regionais e cover de Raul Seixas prometem agitar Motofest de Costa Rica
Programação musical promete mais de 10 horas de rock, poprock e flashback para motociclistas e público geral
Publicado em 08/07/2025 às 16:17 - Atualizado em 08/07/2025 às 16:53 - Por Felipe Dias
Prefeito Delegado Cleverson prioriza segurança e anuncia concurso da Guarda Municipal de Costa Rica
Edital será lançado nesta terça-feira (8) e marca início da criação da nova corporação; projeto é uma das prioridades do segundo mandato do prefeito
Publicado em 07/07/2025 às 17:21 - Atualizado em 07/07/2025 às 17:58 - Por Felipe Dias