O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) entregou itens eletrônicos para a Delegacia de Polícia Civil do município de Figueirão, contribuindo para a melhoria das investigações e proporcionando um atendimento de qualidade aos cidadãos. Os equipamentos – webcam, leitor de CD e nobreaks – foram adquiridos através de dois acordos de não persecução penal, conduzidos pelo Promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira, da 1ª Promotoria de Justiça de Camapuã.
Os itens foram entregues ao Ministério Público pelos investigados como parte das condições para a formalização dos acordos, que foram homologados pela 1ª Vara de Camapuã. Os acusados respondiam por crimes de trânsito, porte ilegal de arma de fogo e furto. Esses acordos, conhecidos como ANPP (Acordo de Não Persecução Penal), são uma medida pré-processual onde o investigado confessa a culpa em troca de evitar o prolongamento de um processo no Judiciário.
Até 2022, a Delegacia de Polícia de Figueirão não possuía um prédio próprio, e a população era atendida provisoriamente no Batalhão da Polícia Militar. Recentemente, a delegacia passou a contar com sede própria, e a entrega dos equipamentos pelo MPMS irá auxiliar os investigadores na condução dos trabalhos, fortalecendo a segurança pública em toda a região.
O acordo de não persecução penal é negociado entre o Ministério Público e o investigado, que deve estar assistido por um advogado. Entre as condições a serem cumpridas pelo investigado, está o compromisso de não cometer novos crimes e a reparação do dano provocado à sociedade, como a entrega dos equipamentos eletrônicos para a Delegacia de Figueirão. O descumprimento de qualquer cláusula do acordo resulta na automática tramitação da acusação na Justiça.
Instituído pela Lei 13.964/2019, conhecida como “Pacote anticrime”, o ANPP foi introduzido ao Código de Processo Penal (CPP) para agilizar o sistema de Justiça penal, beneficiando tanto o investigado quanto a sociedade.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria
Você também pode gostar de ler
Detran-MS alerta para golpe com falsa “renovação automática” da CNH
Links fraudulentos circulam principalmente pelo WhatsApp e induzem vítimas a fornecer dados e pagar taxas indevidas via PIX
Publicado em 30/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 30/04/2026 às 10:53 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: quarta parcela vence nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Pagamento deve ser feito até 30 de abril para evitar multas e garantir regularidade do veículo
Publicado em 28/04/2026 às 09:04 - Atualizado em 28/04/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
MPMS acompanha cumprimento de acordo após incêndio que destruiu mais de 160 hectares em Coxim
Responsável foi multado e deverá recuperar área degradada; caso envolveu cinco propriedades rurais
Publicado em 24/04/2026 às 09:38 - Atualizado em 24/04/2026 às 09:59 - Por Gabi Ferreira
Motociclista relata ataque de onça-parda em rodovia de Ribas do Rio Pardo
Jovem sofreu escoriações leves; caso ainda não foi confirmado por autoridades ambientais
Publicado em 24/04/2026 às 07:44 - Atualizado em 24/04/2026 às 07:55 - Por Gabi Ferreira
MS registra 70 casos de ferrugem asiática da soja na safra 2025/2026
Doença avançou entre dezembro e janeiro e já atinge lavouras de 23 municípios no Estado
Publicado em 21/04/2026 às 10:09 - Atualizado em 21/04/2026 às 10:30 - Por Gabi Ferreira
Riedel reforça diálogo com setor produtivo para impulsionar desenvolvimento de MS
Governador destacou avanços do agronegócio e discutiu novas iniciativas, uma delas é a criação de uma nova escola no Pantanal sul-mato-grossense
Publicado em 17/04/2026 às 07:46 - Atualizado em 17/04/2026 às 07:49 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS altera calendário de licenciamento de veículos para 2026; confira
Nova portaria foi publicada em Diário Oficial e redefine prazos conforme final de placa
Publicado em 13/04/2026 às 09:05 - Atualizado em 13/04/2026 às 09:09 - Por Gabi Ferreira
Empresário garante continuidade da fábrica após incêndio em Aparecida do Taboado
Dono da Pais e Filhos afirma que não haverá demissões e destaca atuação dos bombeiros durante tragédia
Publicado em 13/04/2026 às 08:06 - Atualizado em 13/04/2026 às 08:07 - Por Gabi Ferreira