Nesta quinta-feira (17), uma superlua vai iluminar o céu e poderá ser observada em todo o mundo. O fenômeno ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita, fazendo com que o astro pareça maior e mais brilhante do que o habitual. Hoje, a Lua estará a cerca de 357.364 quilômetros da Terra, uma diferença significativa em relação à distância média de 384.400 quilômetros.
A superlua ocorre devido ao alinhamento do Sol e da Lua em lados opostos da Terra, iluminando completamente a face visível do satélite natural. O termo "superlua" foi cunhado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979 e, apesar de não ter base científica, tornou-se popular para descrever essas luas cheias especiais. De acordo com a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, a definição do termo varia entre as instituições astronômicas, mas é geralmente aceita para luas que ocorrem no perigeu ou próximas dele.
Nascimento explicou que a superlua pode ocorrer de uma a seis vezes por ano, durante as fases cheia ou nova. A órbita da Lua é elíptica, fazendo com que sua distância da Terra varie. Quando a Lua está no perigeu, parece mais brilhante e maior para os observadores na Terra. Este fenômeno será visível em todas as regiões do mundo, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis.
A Lua cheia surgirá no horizonte leste ao pôr do sol e desaparecerá no oeste ao amanhecer, permitindo uma observação prolongada durante toda a noite. A primeira superlua de 2024 foi em 19 de agosto, a aproximadamente 361.900 quilômetros da Terra, e a última será em 15 de novembro, quando estará a 361.867 quilômetros.
A superlua de hoje será a mais próxima da Terra neste ano, proporcionando uma visão espetacular para aqueles que desejam admirar o satélite natural. É recomendável que os observadores escolham locais afastados dos centros urbanos, onde a poluição luminosa é menor, para uma experiência visual mais surpreendente.
Fonte: MS Todo Dia/Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
Você também pode gostar de ler
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes
Cidadão já pode parcelar serviços de habilitação em MS diretamente no portal Meu Detran
A iniciativa faz parte do processo de transformação digital do Governo do Estado e do Detran-MS, que vem ampliando os serviços online para oferecer mais comodidade e agilidade
Publicado em 15/05/2026 às 08:31 - Por Gabi Ferreira
Febraban alerta para golpe do falso emprego e orienta candidatos sobre como evitar fraudes
Criminosos usam falsas vagas para obter documentos, dados bancários e até assinaturas digitais das vítimas
Publicado em 13/05/2026 às 10:23 - Atualizado em 13/05/2026 às 10:24 - Por Gabi Ferreira
Ponte é interditada em Coxim após risco de desabamento e estrutura provisória é planejada
Vistoria técnica identificou graves danos em ponte sobre o Córrego da Pedra, que é rota essencial para moradores e produtores rurais
Publicado em 08/05/2026 às 10:28 - Atualizado em 08/05/2026 às 11:03 - Por Gabi Ferreira
Maio Amarelo: Detran-MS promove o evento de qualificação de instrutores sobre as normas do CNH do Brasil
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 17 de maio e podem ser feitas de forma online
Publicado em 08/05/2026 às 10:09 - Atualizado em 08/05/2026 às 10:28 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS alerta para golpe com falsa “renovação automática” da CNH
Links fraudulentos circulam principalmente pelo WhatsApp e induzem vítimas a fornecer dados e pagar taxas indevidas via PIX
Publicado em 30/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 30/04/2026 às 10:53 - Por Gabi Ferreira
IPVA 2026: quarta parcela vence nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul
Pagamento deve ser feito até 30 de abril para evitar multas e garantir regularidade do veículo
Publicado em 28/04/2026 às 09:04 - Atualizado em 28/04/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
MPMS acompanha cumprimento de acordo após incêndio que destruiu mais de 160 hectares em Coxim
Responsável foi multado e deverá recuperar área degradada; caso envolveu cinco propriedades rurais
Publicado em 24/04/2026 às 09:38 - Atualizado em 24/04/2026 às 09:59 - Por Gabi Ferreira