Após o Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurar um inquérito civil para investigar a contratação da banca organizadora de concurso em Chapadão do Sul, a Prefeitura se pronunciou por meio de uma nota de esclarecimento, defendendo a regularidade do processo.
O MPMS questionou a transparência do procedimento e a necessidade de realização do concurso no final do mandato, apontando possíveis irregularidades com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Acesso à Informação.
No entanto, de acordo com a nota, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC) foi contratada por meio de dispensa de licitação, amparada por Lei Federal.
A Prefeitura argumenta que a modalidade é legal e que a FAPEC já atendeu o município em outros concursos, cumprindo integralmente as demandas.
A nota cita ainda que o próprio MPMS utilizou a mesma fundação para organizar concurso para Promotor de Justiça Substituto, sob a mesma forma de contratação.
A Prefeitura explicou que o processo para realização do concurso começou em julho de 2023 e que a contratação atende a recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) e a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado anteriormente com o Ministério Público Estadual.
Além disso, a necessidade do concurso se dá pela alta demanda de serviços públicos, especialmente nas áreas de educação e saúde, que atualmente são supridas por servidores temporários.
Sobre as preocupações levantadas quanto ao período eleitoral, a Prefeitura esclareceu que, embora 2024 seja ano de eleições municipais, a restrição se aplica apenas à nomeação dos aprovados, que deverá ocorrer após a homologação do concurso em 2025. A Prefeitura defendeu que a realização do concurso durante o ano eleitoral não configura irregularidade.
A nota finaliza afirmando que todos os documentos referentes ao processo administrativo de contratação da FAPEC estão disponíveis no Portal da Transparência do município, reforçando o compromisso com a legalidade e a transparência das ações.
O município reafirma que o concurso visa substituir contratos temporários e atender ao aumento de demanda por serviços públicos.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Curto em ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência de Chapadão do Sul
Fogo foi controlado com extintor antes da chegada dos bombeiros no Residencial Esplanada.
Publicado em 19/12/2025 às 16:05 - Atualizado em 19/12/2025 às 16:17 - Por Redação MS Todo Dia
Motociclistas ficam feridos em duas colisões registradas em intervalo de três horas, em Chapadão do Sul
Acidentes ocorreram na Avenida Goiás e no cruzamento das ruas dos Cisnes e Tuiuiú. As vítimas foram levadas ao Pronto Socorro.
Publicado em 11/12/2025 às 17:17 - Atualizado em 11/12/2025 às 17:55 - Por Redação MS Todo Dia
Fiat Uno perde o controle e atinge poste, em Chapadão do Sul; duas passageiras ficam feridas
Motorista saiu ileso do acidente no bairro Green Ville. As vítimas foram levadas ao Pronto Socorro.
Publicado em 11/12/2025 às 14:13 - Atualizado em 11/12/2025 às 14:39 - Por Redação MS Todo Dia
MP desmonta narrativa da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul e garante liberdade de imprensa ao Jornal Ms Todo Dia
Despacho do MP confirma que reportagem usou dados públicos; servidora custa quase R$ 34mil mensais ao Legislativo, enquanto presidente soma mais de R$ 21mil entre salário e diárias
Publicado em 10/12/2025 às 13:15 - Atualizado em 10/12/2025 às 14:30 - Por Roberta Cáceres
Polícia Civil desarticula apreende 16 galos usados em rinha e prende suspeito, em Chapadão do Sul
A prática acontecia a menos de 100 metros de um quartel da Polícia Militar. Os animais eram mantidos em condições de maus-tratos.
Publicado em 09/12/2025 às 13:47 - Atualizado em 09/12/2025 às 13:50 - Por Redação MS Todo Dia
PRF apreende 388 kg de maconha durante fiscalização na BR-060, em Chapadão do Sul
Foram apreendidos 380 kg de maconha e 8 kg de skunk, escondidos dentro de veículo.
Publicado em 08/12/2025 às 15:38 - Atualizado em 08/12/2025 às 15:39 - Por Redação MS Todo Dia
Polícia Civil incinera drogas apreendidas em Chapadão do Sul e região
Também foram incineradas drogas encaminhadas pelas delegacias de Paraíso das Águas e Costa Rica.
Publicado em 05/12/2025 às 13:44 - Atualizado em 05/12/2025 às 14:18 - Por Redação MS Todo Dia
Caminhonete bate em poste, em Chapadão do Sul; Bombeiros não encontram vítimas
Ocorrência foi registrada às 5h30 deste sábado no bairro Greenville
Publicado em 29/11/2025 às 08:38 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:39 - Por Redação MS Todo Dia
Desabafo de cantora e radialista expõe colapso na saúde de Chapadão do Sul
Publicação nas redes sociais reacende debate sobre falhas graves na gestão municipal e atendimento à população.
Publicado em 28/11/2025 às 19:23 - Atualizado em 28/11/2025 às 19:32 - Por Redação MS Todo Dia
Motociclista fica ferida após colisão entre moto e carro no centro de Chapadão do Sul
Acidente ocorreu em rotatória das avenidas Onze e Oito na manhã desta sexta-feira (28)
Publicado em 28/11/2025 às 18:43 - Atualizado em 28/11/2025 às 18:49 - Por Redação MS Todo Dia