O Governo do Estado decretou situação de emergência devido ao período prolongado de estiagem, que tem causado queimadas e impactos negativos à agropecuária e à safra de 2024.
A medida, publicada hoje (21) no Diário Oficial e assinada pelo governador Eduardo Riedel, abrange os municípios atingidos pela seca, sem especificação de localidades.
O decreto destaca a intensificação da estiagem entre 10 de abril e 12 de junho, período no qual o aumento dos focos de calor resultou em prejuízos estimados em R$ 17.247.666,86 para a criação de gado no Pantanal.
Além dos danos econômicos, foram mencionados impactos ambientais significativos na vegetação, solo, fauna, bens materiais e na vida humana.
Decretos anteriores também declararam emergência em relação às queimadas, permitindo ações rápidas, como a contratação de pessoal e o uso de aeronaves para o combate aos incêndios no Pantanal, uma das regiões mais afetadas.
Riedel destacou, em pronunciamento, os danos em diferentes regiões: o fogo no Pantanal e a seca no sul do estado, com previsão de temporais associados às mudanças climáticas.
Ele mencionou a expectativa de recuperação do volume de chuvas para minimizar os impactos na próxima safra de verão, já afetada por atrasos no plantio e perdas no cultivo de milho.
O decreto em vigor permite ao governo adotar medidas especiais por 180 dias, como convocação de voluntários, campanhas de arrecadação, e ações de socorro e evacuação.
Também autoriza o uso de propriedades particulares em casos de perigo iminente e a contratação emergencial de bens e serviços sem licitação, quando necessário para garantir a continuidade dos serviços públicos e a segurança da população.
Foto: Marcos Maluf/CG News
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Com investimentos em infraestrutura, educação e economia, Governo de MS entrega obras orçadas em R$ 20 milhões em Sonora
Entre os destaques, está o recapeamento de avenidas, pavimentação e drenagem de bairro, inauguração de polo empresarial e entrega de Emei
Publicado em 30/12/2024 às 16:53 - Atualizado em 30/12/2024 às 17:33 - Por Felipe Dias
Pioneiro na construção de Costa Rica, Guilherme Alves Batista revisita o município após 26 anos
Durante sua visita, entre quinta e sexta-feira desta semana, ele percorreu as ruas de Costa Rica e os distritos da Lage e Capela
Publicado em 27/12/2024 às 11:49 - Atualizado em 27/12/2024 às 12:06 - Por Maria Paula
Caquim encerra ciclo à frente da Secretaria de Agricultura com legado de dedicação e progresso para Costa Rica
Após seis meses à frente da pasta, Joaquim Alcides Carrijo (Caquim) deixa um marco importante na agricultura e no desenvolvimento rural de Costa Rica, com projetos inovadores e a força do agro local.
Publicado em 24/12/2024 às 12:30 - Atualizado em 24/12/2024 às 12:32 - Por Maria Paula
Ivan Xixi anuncia Inês dos Santos Pinho como nova secretária de Educação em Paraíso das Águas
A professora retorna ao cargo após se destacar nas gestões anteriores e promete dar continuidade aos projetos de educação, cultura e esporte
Publicado em 24/12/2024 às 09:00 - Atualizado em 24/12/2024 às 09:03 - Por Maria Paula