O Governo do Estado decretou situação de emergência devido ao período prolongado de estiagem, que tem causado queimadas e impactos negativos à agropecuária e à safra de 2024.
A medida, publicada hoje (21) no Diário Oficial e assinada pelo governador Eduardo Riedel, abrange os municípios atingidos pela seca, sem especificação de localidades.
O decreto destaca a intensificação da estiagem entre 10 de abril e 12 de junho, período no qual o aumento dos focos de calor resultou em prejuízos estimados em R$ 17.247.666,86 para a criação de gado no Pantanal.
Além dos danos econômicos, foram mencionados impactos ambientais significativos na vegetação, solo, fauna, bens materiais e na vida humana.
Decretos anteriores também declararam emergência em relação às queimadas, permitindo ações rápidas, como a contratação de pessoal e o uso de aeronaves para o combate aos incêndios no Pantanal, uma das regiões mais afetadas.
Riedel destacou, em pronunciamento, os danos em diferentes regiões: o fogo no Pantanal e a seca no sul do estado, com previsão de temporais associados às mudanças climáticas.
Ele mencionou a expectativa de recuperação do volume de chuvas para minimizar os impactos na próxima safra de verão, já afetada por atrasos no plantio e perdas no cultivo de milho.
O decreto em vigor permite ao governo adotar medidas especiais por 180 dias, como convocação de voluntários, campanhas de arrecadação, e ações de socorro e evacuação.
Também autoriza o uso de propriedades particulares em casos de perigo iminente e a contratação emergencial de bens e serviços sem licitação, quando necessário para garantir a continuidade dos serviços públicos e a segurança da população.
Foto: Marcos Maluf/CG News
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Direto da Fábrica para Caarapó: Carreta Itinerante Gazin apresenta linha completa de camas, colchões e acessórios
Em parceria com Supermercado C.Vale, população terá acesso a camas Super King, King, além de colchões, cabeceiras e travesseiros com produtos direto da fábrica nos dias 9 e 10/09
Publicado em 02/09/2025 às 15:02 - Atualizado em 03/09/2025 às 12:09 - Por Felipe Dias
MPF abre inquérito para investigar concessão da BR-163 após pressão da Assembleia Legislativa
Investigação foi informada pelo deputado estadual Junior Mochi, que fez parte da Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento da Concessão, criada em 2024
Publicado em 02/09/2025 às 18:23 - Atualizado em 02/09/2025 às 18:39 - Por Felipe Dias
Mais de 4,4 mil títulos foram cancelados na região norte de MS; São Gabriel do Oeste e Coxim lideram números
Eleitores precisam regularizar situação para não perder benefícios e direito ao voto; Alcinópolis e Figueirão se destacam por menor cancelamento
Publicado em 28/08/2025 às 18:29 - Por Felipe Dias
Chapadão do Sul e Costa Rica lideram crescimento populacional na região norte de MS, aponta IBGE
São Gabriel do Oeste aparece na sequência; municípios como Coxim, Rio Verde e Camapuã registraram aumentos mais tímidos
Publicado em 28/08/2025 às 14:47 - Atualizado em 28/08/2025 às 15:08 - Por Felipe Dias
Deputado Caravina participa do Programa Protege e ressalta compromisso com políticas de proteção às mulheres de MS
A solenidade reuniu autoridades, representantes de instituições e da sociedade civil organizada para lançar novas políticas públicas no estado
Publicado em 28/08/2025 às 10:28 - Atualizado em 28/08/2025 às 11:06 - Por Renan Carrijo
Peão de Sonora é pisoteado por touro durante Festa do Peão de Barretos
Leonardo Santos, de 19 anos, é socorrido após ser atingido por touro durante etapa da Liga Nacional de Rodeio
Publicado em 28/08/2025 às 08:46 - Atualizado em 28/08/2025 às 09:06 - Por Renan Carrijo
Idoso morre afogado enquanto pescava em rio de Aparecida do Taboado
Homem caiu na água ao tentar amarrar barco; corpo foi encontrado após quase oito horas de buscas
Publicado em 27/08/2025 às 15:32 - Atualizado em 27/08/2025 às 15:33 - Por Felipe Dias
Prefeituras atravessadas pela Way 112 pedem fim de disputa judicial e liberação de R$ 10,5 milhões do ISS do pedágio
Justiça autorizou repasse direto a Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Selvíria e Três Lagoas após quase um ano de impasse com a concessionária
Publicado em 26/08/2025 às 17:28 - Atualizado em 26/08/2025 às 17:29 - Por Felipe Dias
Região Norte de MS é apontada como nova fronteira de desenvolvimento pelo governo estadual
Secretário Jaime Verruck destaca potencial agrícola, pecuário e turístico da região
Publicado em 26/08/2025 às 14:50 - Atualizado em 26/08/2025 às 14:51 - Por Felipe Dias