A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (25), que a bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela, em razão da melhora das condições de geração de energia no país.
Em outubro, a bandeira vigente foi a vermelha patamar 2, que é o grau mais elevado na estrutura tarifária, que aumenta quando há menos água nos reservatórios das usinas hidrelétricas.
Segundo a agência, com o aumento do volume de chuvas e a consequente redução do preço para gerar energia, foi possível acionar a bandeira amarela para novembro. Dessa forma, a cobrança passa dos R$ 7,877, a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos cobrados na bandeira vermelha, patamar 2, para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
“Apesar da melhora das condições de geração da energia no país, as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ainda permanecem abaixo da média, indicando a necessidade de geração termelétrica complementar para atender os consumidores”, informou a Aneel.
A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, e vermelha, patamar 2, em outubro, conforme o site Metrópoles.
Horário de verão
As medidas adotadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para preservar os reservatórios dispensaram a necessidade de adoção do horário de verão neste ano de 2024. No entanto, não estão descartadas avaliações futuras, inclusive para 2025. Essas medidas também ajudaram o país a retornar mais rápido que o previsto para a bandeira amarela.
Entre as medidas adotadas este ano, destacam-se a preservação de recursos na bacia do Rio Paraná (UHE Jupiá e Porto Primavera) e a maximização dos recursos termelétricos de disponibilidade de potência para o período seco. Também foi minimizado o despacho das usinas do Norte do Brasil, de modo a utilizá-las no final do período seco, em especial na hidrelétrica de Belo Monte (PA).
Outros fatores que contribuíram para a redução da bandeira tarifária no penúltimo mês do ano foram a integração da usina termelétrica Porto do Sergipe (GNL) na malha de gasodutos da região Nordeste e a antecipação da entrada em operação da UTE Termopernambuco (leilão de capacidade de 2021, com entrega prevista para 2026).
Sistema de bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela agência reguladora em 2015. Ele é um mecanismo que indica aos consumidores a situação dos custos da geração de energia no Brasil e considera fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, destacou que o sistema de bandeiras “se consolidou no Brasil como uma forma democrática do setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia”.
A agência afirma que, com o acionamento da bandeira amarela, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica segue fundamental. A orientação é para que a população utilize a energia de forma consciente, sem desperdícios.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Riedel entrega obras e anuncia R$ 34 milhões em investimentos em Sonora
Governador participou das comemorações dos 38 anos do município, autorizou obras de habitação, pavimentação e destacou avanços no saneamento básico.
Publicado em 05/06/2026 às 10:16 - Atualizado em 05/06/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento digital de débitos para facilitar licenciamento de veículos
Nova ferramenta permite regularizar multas e pendências diretamente pelo Portal Meu Detran; calendário de licenciamento 2026 já começou
Publicado em 03/06/2026 às 10:56 - Atualizado em 03/06/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Riedel visita Sonora e Chapadão do Sul para entrega de obras, assinaturas e abertura da Exposul
Governador cumpre agenda nesta quarta-feira com anúncios de investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e desenvolvimento regional
Publicado em 03/06/2026 às 08:16 - Atualizado em 03/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Riedel anuncia uso de inteligência artificial do Google nas escolas estaduais e cria CEP Rural em MS
Parceria beneficiará 190 mil estudantes da rede estadual e levará ferramenta Gemini para salas de aula; produtores rurais terão endereço digital oficial
Publicado em 02/06/2026 às 09:47 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:09 - Por Gabi Ferreira
Quinta parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Prazo encerra calendário do parcelamento e atraso pode gerar juros, multa e impedir licenciamento do veículo
Publicado em 27/05/2026 às 10:03 - Atualizado em 27/05/2026 às 10:06 - Por Gabi Ferreira
Mais de 30% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda 2026
Receita Federal já recebeu mais de 30,6 milhões de declarações; prazo termina no próximo dia 29 de maio
Publicado em 25/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 25/05/2026 às 09:42 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul alcança 7º melhor índice de qualidade de vida do Brasil
Estado ficou acima da média nacional no IPS Brasil 2026 e se destacou em áreas como oportunidades, inclusão social e necessidades básicas
Publicado em 22/05/2026 às 08:12 - Atualizado em 22/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira