Pix por aproximação chega na próxima semana, anuncia presidente do Banco Central

Nova funcionalidade promete facilitar pagamentos e será obrigatória para grandes instituições a partir de novembro de 2024

Imagem de compartilhamento para o artigo Pix por aproximação chega na próxima semana, anuncia presidente do Banco Central da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou nesta terça-feira (29) que o Pix por aproximação estará disponível para os usuários a partir da próxima semana. 

A novidade, que permitirá realizar transferências apenas aproximando o celular de uma máquina de cartão, promete simplificar ainda mais o uso do sistema de pagamentos instantâneos.

“A gente vai lançar o pagamento por aproximação do Pix, do mesmo jeito que você tem hoje na Wallet da Google. Você vai começar a poder fazer isso com o Pix a partir da semana que vem,” comentou Campos Neto durante o evento Lide Brazil Conference London.

O lançamento da modalidade foi viabilizado após o Banco Central regulamentar a função em agosto deste ano, permitindo um processo de pagamento mais ágil.

Para usar o Pix por aproximação, os clientes deverão associar sua conta a uma carteira digital, como Google Wallet ou Samsung Wallet, e ter um dispositivo com a tecnologia NFC.

A implementação será feita de forma gradual. Grandes instituições, que realizam 99% das operações de iniciação de pagamento, terão até novembro de 2024 para oferecer a modalidade.

Outras instituições terão o prazo até janeiro de 2026, além de precisar atender a novos requisitos de capital social e patrimônio líquido.

Antes da obrigatoriedade, o Banco Central publicará um ato normativo detalhando a fase de testes do novo recurso, que faz parte de um conjunto de simplificações do Pix em desenvolvimento.

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler