O Ministério da Saúde anunciou uma importante mudança no esquema de vacinação contra poliomielite. Desde a segunda-feira (4), as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), popularmente conhecida como gotinha, serão substituídas por uma dose da vacina inativada (VIP), que é injetável. Essa medida alinha o Brasil às práticas já adotadas por países como os Estados Unidos e várias nações europeias.
Segundo o Ministério, a substituição visa garantir maior eficácia na imunização contra a poliomielite, tornando o esquema vacinal exclusivamente injetável. O novo cronograma de vacinação inclui três doses da vacina injetável administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de uma dose de reforço aos 15 meses.
Implementação das Novas Diretrizes
O Ministério da Saúde já enviou orientações aos estados para que os municípios se preparem para a implementação das novas diretrizes. As doses da vacina oral poliomielite bivalente que ainda estiverem lacradas em estoque serão recolhidas pelo Ministério da Saúde até o dia 31 de novembro. A partir de hoje, somente as doses da vacina injetável estarão disponíveis nas salas de vacinação.
Continuidade do Zé Gotinha
Apesar da mudança na vacina, o Ministério da Saúde garante que o personagem Zé Gotinha, criado nos anos 1980 para incentivar a adesão das famílias à vacinação, continuará sendo um símbolo importante da imunização no país.
“O Zé Gotinha é um símbolo universal na missão de salvar vidas e um aliado importante na educação e no combate às notícias falsas. Ele seguirá firme nas ações de conscientização”, explicou Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI).
Benefícios da Vacina Injetável
A vacina inativada (VIP) é considerada mais eficaz na proteção contra a poliomielite. Enquanto a vacina oral utiliza um vírus vivo atenuado, a versão injetável contém um vírus inativado, o que elimina o risco de reativação e oferece uma resposta imunológica mais robusta.
Alinhamento Internacional
A decisão de mudar o esquema vacinal no Brasil faz parte de um esforço global para erradicar a poliomielite. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades de saúde internacionais recomendam a utilização da vacina injetável como parte dos programas de imunização, devido à sua maior segurança e eficácia.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria
Você também pode gostar de ler
MS amplia estratégia de vacinação com dez unidades móveis totalmente equipadas
“Vacimóveis” já passaram por Paranaíba, reforçando ações itinerantes e levarão imunização a áreas remotas, regiões de difícil acesso e locais de grande circulação.
Publicado em 12/12/2025 às 15:24 - Atualizado em 12/12/2025 às 15:37 - Por Redação MS Todo Dia
Para combater fraudes, atestado médico somente digital a partir de março de 2026
Medida do CFM visa combater fraudes que chegam a 21% e estabelece a plataforma Atesta CFM como única via de emissão legal
Publicado em 10/12/2025 às 08:07 - Atualizado em 10/12/2025 às 08:12 - Por Roberta Cáceres
Raio-x portátil fortalece diagnóstico rápido de tuberculose em unidades prisionais de MS
O avanço faz parte de um trabalho de mais de 10 anos desenvolvido pelo projeto Tuberculose nas Prisões.
Publicado em 08/12/2025 às 16:25 - Atualizado em 09/12/2025 às 07:38 - Por Redação MS Todo Dia
Construcap vence leilão do HRMS; atendimentos do interior passam a ser exclusivamente via regulação de vagas
O contrato terá duração de 30 anos e prevê R$ 5,6 bilhões em investimentos, com reformas e ampliação. A capacidade do hospital aumentará em 60%, chegando a 577 leitos.
Publicado em 04/12/2025 às 18:22 - Atualizado em 04/12/2025 às 18:34 - Por Redação MS Todo Dia
Anvisa aprova vacina 100% brasileira contra dengue e aplicação pelo SUS deve começar em 2026
Imunizante do Butantan é o primeiro de dose única no mundo e já tem 1 milhão de unidades prontas.
Publicado em 29/11/2025 às 08:00 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:45 - Por Redação MS Todo Dia
Figueirão segue em incidência média de dengue, mas região norte mantém baixo número de casos
Mato Grosso do Sul já soma 13.534 casos prováveis de dengue, dos quais 8.272 foram confirmados laboratorialmente
Publicado em 05/11/2025 às 16:00 - Atualizado em 05/11/2025 às 16:14 - Por Felipe Dias
Com 7 casos prováveis em 14 dias, incidência de dengue sobe em Figueirão
Município é classificado com incidência média pela Secretaria de Estado de Saúde; apesar do aumento, região norte mantém o índice baixo
Publicado em 30/10/2025 às 15:42 - Atualizado em 30/10/2025 às 15:51 - Por Felipe Dias