Nesta segunda-feira (4), Ulda Garcia capturou um jaú de 1,73 metros e aproximadamente 78 quilos no Rio Taquari, no rancho Recanto dos Jaús, próximo a Alcinópolis. A pescaria, que durou mais de uma hora, foi um marco em sua trajetória como pescadora profissional, iniciada em 2014.
"Pedi ajuda ao meu esposo, Paulo, porque minhas forças já estavam no fim. O rio estava com um volume bom de água e poucas praias", relatou Ulda. Ela conheceu a pesca quando se casou em 1987 e, junto com o marido, administra um rancho voltado ao turismo da pesca esportiva.
A captura do jaú exigiu grande esforço físico. "Tive que tomar remédio para as dores do corpo, os músculos reagiram como se eu tivesse feito todos os exercícios numa academia em uma hora", disse Ulda.
A pesca esportiva requer concentração e paciência, qualidades que Ulda considera essenciais. "Significa muito, é um momento de muita concentração, nos ensina a arte do saber esperar, e esperei essa temporada inteira para ter um dia que eu pudesse fazer uma pescaria esportiva como foi essa", afirmou.
O conhecimento sobre o comportamento dos peixes, especialmente em períodos de mudança climática e início das chuvas, foi crucial para o sucesso da pescaria.
"Eles ficaram mais ativos com a mudança de clima, e as chuvas que começaram ajudaram muito", explicou Ulda, destacando a importância do guia de pesca. "O guia de pesca tem uma importância significativa, pois eles orientam muito pelo conhecimento que têm. Meu esposo conhece bem o comportamento dos peixes e o local onde eles ficam mais ativos."
Para Ulda, a prática do pesque e solte é fundamental, especialmente nos meses próximos à piracema. "Gostaria de destacar a prática do pesque e solte, principalmente nos meses próximos à piracema, pois de outubro em diante a maioria dos peixes já está se reproduzindo", ressaltou.
O jaú de Ulda foi o segundo maior pescado no rancho até agora, superado apenas por um exemplar de 1,82 metros capturado anteriormente por seu esposo e um amigo. O feito foi celebrado por todos que ouviram a história, embora naquele dia específico ela estivesse sozinha com seu marido no rio.
Para acompanhar mais sobre a pesca esportiva e o trabalho de Ulda e Paulo, visite o perfil do rancho no Instagram, Recanto dos Jaús.
Você também pode gostar de ler
Rick & Renner emocionam paciente em Alcinópolis ao comemorar aniversário no hospital cantando e levando bolo
Acompanhados do prefeito Weliton Guimarães, Rick & Renner surpreenderam Dona Manilma no Hospital Municipal de Alcinópolis com música, bolo e muita emoção.
Publicado em 28/08/2025 às 21:24 - Atualizado em 28/08/2025 às 21:34 - Por Renan Carrijo
Ekip Rozeta traz adrenalina à 23ª Festa do Peão de Alcinópolis: confira os resultados de quarta e o sorteio desta quinta
Disputas em touros e cavalos desta quarta-feira (27) teve notas acima de 90 pontos; nesta quinta (28) competidores voltam à arena após sorteio dos animais
Publicado em 28/08/2025 às 17:12 - Atualizado em 28/08/2025 às 17:33 - Por Felipe Dias
Monumento em homenagem a Airo Barcelos é inaugurado em Alcinópolis
Prefeito Weliton Guimarães, vereadores, familiares, autoridades estaduais e o artista responsável pela escultura marcaram o legado do compositor sertanejo
Publicado em 28/08/2025 às 11:34 - Atualizado em 28/08/2025 às 16:44 - Por Renan Carrijo
Dupla Rick & Renner é a atração desta quinta-feira na Festa do Peão de Alcinópolis
Com entrada gratuita, o evento que vai até sábado no Sindicato Rural promete atrair público recorde, unindo a tradição do rodeio com grandes shows sertanejos
Publicado em 28/08/2025 às 10:00 - Atualizado em 28/08/2025 às 10:02 - Por Renan Carrijo
Alcinópolis lança programa histórico de investimentos: mais de R$ 50 milhões para transformar o município até 2028
Plano estratégico “Alcinópolis + Forte” prevê obras em saúde, educação, habitação, esporte, cultura, assistência social e infraestrutura até 2028, em parceria com Estado e União
Publicado em 27/08/2025 às 18:27 - Atualizado em 27/08/2025 às 18:52 - Por Felipe Dias
É hoje: Abertura da 23ª Festa do Peão de Alcinópolis terá presença de autoridades e show de João Bosco & Vinícius
Prefeito Weliton Guimarães e lideranças políticas locais e do Estado darão início ao evento que promete recorde de público e grandes shows sertanejos
Publicado em 27/08/2025 às 09:25 - Atualizado em 27/08/2025 às 09:37 - Por Renan Carrijo
Tudo pronto para o evento mais esperado: Festa do Peão de Alcinópolis começa nesta quarta-feira
Com entrada gratuita e shows de gigantes do sertanejo, 23ª edição promete quatro noites de pura emoção e tradição
Publicado em 26/08/2025 às 09:30 - Atualizado em 27/08/2025 às 09:37 - Por Renan Carrijo
Alcinópolis vive a emoção do rodeio: Ekip Rozeta, R$ 31 mil em prêmios e a nata dos peões do Brasil na arena
Com tropas e boiadas de ponta, locutores consagrados e juízes oficiais, a festa promete ser um espetáculo inesquecível para os amantes do rodeio.
Publicado em 27/08/2025 às 00:00 - Atualizado em 27/08/2025 às 00:16 - Por Renan Carrijo
Alcinópolis realiza primeira consulta por telemedicina e amplia acesso a 13 especialidades médicas
Prefeitura destaca que tecnologia vai reduzir deslocamentos e garantir mais rapidez e comodidade no atendimento pelo SUS
Publicado em 26/08/2025 às 15:23 - Atualizado em 26/08/2025 às 16:12 - Por Felipe Dias