Nesta segunda-feira (4), Ulda Garcia capturou um jaú de 1,73 metros e aproximadamente 78 quilos no Rio Taquari, no rancho Recanto dos Jaús, próximo a Alcinópolis. A pescaria, que durou mais de uma hora, foi um marco em sua trajetória como pescadora profissional, iniciada em 2014.
"Pedi ajuda ao meu esposo, Paulo, porque minhas forças já estavam no fim. O rio estava com um volume bom de água e poucas praias", relatou Ulda. Ela conheceu a pesca quando se casou em 1987 e, junto com o marido, administra um rancho voltado ao turismo da pesca esportiva.
A captura do jaú exigiu grande esforço físico. "Tive que tomar remédio para as dores do corpo, os músculos reagiram como se eu tivesse feito todos os exercícios numa academia em uma hora", disse Ulda.
A pesca esportiva requer concentração e paciência, qualidades que Ulda considera essenciais. "Significa muito, é um momento de muita concentração, nos ensina a arte do saber esperar, e esperei essa temporada inteira para ter um dia que eu pudesse fazer uma pescaria esportiva como foi essa", afirmou.
O conhecimento sobre o comportamento dos peixes, especialmente em períodos de mudança climática e início das chuvas, foi crucial para o sucesso da pescaria.
"Eles ficaram mais ativos com a mudança de clima, e as chuvas que começaram ajudaram muito", explicou Ulda, destacando a importância do guia de pesca. "O guia de pesca tem uma importância significativa, pois eles orientam muito pelo conhecimento que têm. Meu esposo conhece bem o comportamento dos peixes e o local onde eles ficam mais ativos."
Para Ulda, a prática do pesque e solte é fundamental, especialmente nos meses próximos à piracema. "Gostaria de destacar a prática do pesque e solte, principalmente nos meses próximos à piracema, pois de outubro em diante a maioria dos peixes já está se reproduzindo", ressaltou.
O jaú de Ulda foi o segundo maior pescado no rancho até agora, superado apenas por um exemplar de 1,82 metros capturado anteriormente por seu esposo e um amigo. O feito foi celebrado por todos que ouviram a história, embora naquele dia específico ela estivesse sozinha com seu marido no rio.
Para acompanhar mais sobre a pesca esportiva e o trabalho de Ulda e Paulo, visite o perfil do rancho no Instagram, Recanto dos Jaús.
Você também pode gostar de ler
Centro de Convivência da Melhor Idade ganha mesa de sinuca e reforça socialização dos idosos em Alcinópolis
Entrega contou com presença do prefeito Weliton Guimarães e lideranças municipais: atividade promove bem-estar, interação e saúde mental
Publicado em 08/05/2025 às 16:58 - Atualizado em 08/05/2025 às 17:22 - Por Felipe Dias
Alcinópolis realiza Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado
A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e reduzir a taxa de contágio do vírus da influenza no município
Publicado em 08/05/2025 às 07:56 - Atualizado em 08/05/2025 às 08:10 - Por Ana Beatriz Schaedler
Alcinópolis implanta Proerd com apoio da Polícia Militar e participação do 5º BPM
Tenente Coronel Adriano Rodrigues visitou o prefeito Weliton Guimarães e oficializou início do programa de prevenção às drogas e à violência nas escolas
Publicado em 07/05/2025 às 17:32 - Atualizado em 07/05/2025 às 17:33 - Por Felipe Dias
Prefeito Weliton Guimarães firma segundo termo de fomento e garante mais R$ 104 mil para APAE
Com novo repasse, recursos da Prefeitura de Alcinópolis para a APAE em 2025 somam R$ 566 mil
Publicado em 07/05/2025 às 13:49 - Atualizado em 07/05/2025 às 13:50 - Por Felipe Dias
Pedido de casamento emocionante na Gruta do Pitoco destaca o potencial turístico e romântico de Alcinópolis
A escolha da Gruta do Pitoco para o pedido de casamento não poderia ter sido mais simbólica: um lugar repleto de história, beleza natural e tranquilidade
Publicado em 07/05/2025 às 10:30 - Atualizado em 07/05/2025 às 10:43 - Por Ana Beatriz Schaedler
Prefeitura realiza limpeza de área com descarte irregular de lixo no Assentamento Santa Fé, em Alcinópolis
Ação reforça a importância do descarte correto de resíduos e combate ao crime ambiental
Publicado em 06/05/2025 às 17:28 - Atualizado em 06/05/2025 às 17:53 - Por Felipe Dias
Prefeito Weliton Guimarães entrega uniformes no Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente de Alcinópolis
Evento contou com a presença de secretários e vereadores, consolidando a gestão voltada para o bem-estar da população jovem
Publicado em 06/05/2025 às 16:18 - Atualizado em 06/05/2025 às 16:51 - Por Felipe Dias
Prefeitura de Alcinópolis inicia operação de britador e reforça melhorias nas estradas rurais
Equipamento vai otimizar manutenção de vias e gerar economia aos cofres públicos, segundo o prefeito Weliton Guimarães
Publicado em 03/05/2025 às 07:56 - Atualizado em 03/05/2025 às 08:00 - Por Felipe Dias
Amistoso contra Vila Nova FC embala Alcinópolis rumo à Copa Assomasul
Prefeito e secretário acompanham preparação da equipe e destacam apoio ao esporte como ferramenta de transformação
Publicado em 02/05/2025 às 14:30 - Atualizado em 02/05/2025 às 14:37 - Por Felipe Dias