Os vereadores de Costa Rica, MS, voltaram a cobrar medidas urgentes da empresa Usina Atvos para enfrentar a infestação da mosca-dos-estábulos (Stomoxys calcitrans) que tem causado prejuízos à pecuária da região.
Em uma reunião da Câmara Municipal, na última segunda-feira (18), o vereador Artur Baird apresentou um projeto de lei que propõe medidas de fiscalização, controle e penalização de estabelecimentos responsáveis pelos focos da praga.
A infestação, que afeta principalmente as propriedades rurais vizinhas à usina de álcool da Atvos, tem causado danos econômicos, como queda na produção leiteira e no ganho de peso do gado de corte.
De acordo com a Embrapa, os prejuízos podem chegar a até 60% na produção de leite e 20% na produção de carne.
“O projeto visa criar mecanismos para fiscalizar, notificar e até multar os responsáveis pela proliferação da mosca-dos-estábulos. Não somos contra a usina, pois ela gera muitos empregos, mas precisamos garantir a sobrevivência dos nossos produtores rurais”, afirmou Artur Baird.
A presidente da Câmara, Rosângela Marçal, também reforçou a cobrança, destacando o impacto da infestação nas propriedades rurais e no bem-estar dos animais.
A situação é tão grave que, em boletins de ocorrência registrados por moradores da zona rural, como no caso de uma fazenda que perdeu vacas e bezerros, a infestação de moscas tem gerado sofrimento aos animais e prejuízos financeiros para os produtores.
A mosca-dos-estábulos, que se alimenta de sangue, tem causado feridas nos animais e aumentado o estresse do rebanho.
Os vereadores solicitaram uma reunião urgente com representantes da Atvos, órgãos de pesquisa e autoridades locais para discutir soluções e coordenar ações de controle da praga.
O encontro deve contar com a participação de parlamentares, o prefeito Cleverson Alves dos Santos, além de representantes da Embrapa, AGRAER, IAGRO, FAMASUL e Biosul.
A reunião proposta pelos vereadores visa unir esforços para garantir a saúde dos animais, a sustentabilidade da produção rural e a resolução da infestação de moscas, que afeta diretamente a economia local.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Videos: MS TODO DIA / PECUARISTA
Você também pode gostar de ler
Costa Rica recebe líder Naviraiense em duelo decisivo no Laertão pelo Estadual
Com apoio da torcida, CREC tenta embalar na competição e encostar no G-4 neste domingo
Publicado em 13/02/2026 às 14:49 - Atualizado em 13/02/2026 às 15:05 - Por Day Silva
Feira no Bairro Vale do Amanhecer movimenta Costa Rica na noite desta quarta
Evento reúne produtores, artesãos e show musical para fortalecer agricultura local e economia criativa
Publicado em 11/02/2026 às 14:46 - Atualizado em 11/02/2026 às 14:47 - Por Redação
Curso ensina produção de adubos orgânicos em Costa Rica
Capacitação gratuita ocorre nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Cinturão Verde, com apenas 10 vagas
Publicado em 11/02/2026 às 09:48 - Atualizado em 11/02/2026 às 10:17 - Por Day Silva
Costa Rica e Alcinópolis unem forças para modernizar pontes estratégicas da região
Costa Rica e Alcinópolis unem forças para modernizar pontes estratégicas da região
Publicado em 10/02/2026 às 16:14 - Atualizado em 10/02/2026 às 16:17 - Por Redação
Prefeitura de Costa Rica promove Feira no Bairro Vale do Amanhecer nesta quarta-feira
Evento reúne produtores rurais, artesãos e show musical para fortalecer a economia local e aproximar produtores e consumidores
Publicado em 10/02/2026 às 09:00 - Atualizado em 10/02/2026 às 09:26 - Por Day Silva
Prefeito confirma reajuste de 5,4% e garante piso nacional aos professores de Costa Rica
Anúncio feito durante a Semana Pedagógica assegura aumento salarial do magistério em 2026, com responsabilidade fiscal e alinhamento às regras do Governo Federal
Publicado em 09/02/2026 às 16:19 - Atualizado em 09/02/2026 às 16:22 - Por Redação
Costa Rica lança Plano de Desenvolvimento Municipal e inicia novo ciclo de crescimento estratégico
Elaborado com apoio do Sebrae e do Governo do Estado, PDM define prioridades, projetos e metas
Publicado em 09/02/2026 às 14:15 - Atualizado em 09/02/2026 às 14:51 - Por Redação
Polícia desmonta esquema de 'guarda-roupa' e apreende mais de 7 kg de drogas em Costa Rica
Dois suspeitos foram presos no bairro São Francisco após operação da PM que identificou imóvel usado como depósito de entorpecentes
Publicado em 07/02/2026 às 09:54 - Atualizado em 07/02/2026 às 10:50 - Por Redação