Na sexta-feira (22), a Escola Municipal Professor Antônio Inácio Furtado Pólo, em Figueirão, foi palco da formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
O evento contou com a presença de autoridades locais, professores, policiais e familiares, reforçando a importância da parceria entre a Polícia Militar, a comunidade e a escola na luta contra a violência e o uso de drogas.
A sargento Joyce, responsável por formar várias turmas do PROERD em Figueirão desde 2015, expressou sua satisfação ao compartilhar a experiência com os alunos.
"É muito gratificante saber que meu trabalho está ajudando a agregar valores à vida das crianças. Me sinto honrada em ser usada para semear o bem", afirmou a instrutora, destacando a emoção que sente ao ver o impacto positivo do programa.
Ela também destacou a importância da interação entre a Polícia Militar e a comunidade escolar. "O PROERD estreita os laços entre a polícia e a sociedade. A prevenção é muito mais eficaz quando temos parcerias, e em Figueirão temos uma grande parceira com a prefeitura e a comunidade", completou.
Durante a cerimônia, o 1º Sargento Hernandes Carmo Ribeiro, que representou a comandante do 2º GPM e foi comandante da PM em Figueirão, destacou o valor do programa: "Os ensinamentos e orientações da sargento Joyce são fundamentais para afastar crianças e adolescentes das drogas. A aproximação da Polícia Militar com a sociedade gera um vínculo de respeito e admiração pela instituição", afirmou.
O evento contou com a presença de diversas autoridades e colaboradores, incluindo a Profa. Delvânia Garcia da Cunha, Diretora do Estabelecimento de Ensino, e a professora Rosângela Aparecida de Paula, Coordenadora da EMPAIF.
Também estiveram presentes o Subtenente Rudi Barcelos, representando o Coordenador Estadual do PROERD/MS, coronel Alexandre Rosa Ferreira, além do Secretário Municipal de Educação, Prof. Pascoal Amorim de Lima, o delegado de Polícia Civil, Dr. André Eduardo Peres Stafusa, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Prof. Flávia Maria Bravo, o vice-prefeito de Figueirão, Jorge Roberto Mortari, o comandante da 12ª CIPM, Tenente Coronel Célio Ramos Barbosa, e o Pároco de Figueirão, Padre Kelson Soares de Oliveira.
Também marcaram presença os instrutores do PROERD: os policiais 2° SGT Adriano Lemes Pereira, de Campo Grande, e 3° SGT Péricles Coelho, de Costa Rica.
O vice-prefeito de Figueirão, Jorge Roberto Mortari, também ressaltou a importância do PROERD para a cidade: "É um programa muito bom que vem orientando as crianças e trazendo resultados positivos perante a sociedade. Esse fortalecimento do vínculo entre família, Polícia Militar, escola e religiões ajuda muito no combate às drogas e à violência doméstica. Além disso, também traz benefícios para as crianças, que têm uma presença mais ativa na escola e um aprendizado melhor", afirmou.
O PROERD, um programa preventivo da Polícia Militar, tem como objetivo envolver a escola, a família e a polícia no combate ao uso indevido de drogas e à violência.Criado originalmente nos Estados Unidos, o programa foi adaptado para a realidade brasileira e implantado em Mato Grosso do Sul em 1997.
O programa oferece aulas semanais para alunos do 5º ano do ensino fundamental, abordando temas como drogas, violência e como fazer escolhas saudáveis. No final, os alunos recebem um certificado de conclusão e se comprometem a disseminar os conhecimentos adquiridos com familiares e amigos.
Formatura do Proerd em Figueirão
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Assessoria
Você também pode gostar de ler
Riedel entrega obras e anuncia R$ 34 milhões em investimentos em Sonora
Governador participou das comemorações dos 38 anos do município, autorizou obras de habitação, pavimentação e destacou avanços no saneamento básico.
Publicado em 05/06/2026 às 10:16 - Atualizado em 05/06/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento digital de débitos para facilitar licenciamento de veículos
Nova ferramenta permite regularizar multas e pendências diretamente pelo Portal Meu Detran; calendário de licenciamento 2026 já começou
Publicado em 03/06/2026 às 10:56 - Atualizado em 03/06/2026 às 10:57 - Por Gabi Ferreira
Riedel visita Sonora e Chapadão do Sul para entrega de obras, assinaturas e abertura da Exposul
Governador cumpre agenda nesta quarta-feira com anúncios de investimentos em infraestrutura, habitação, saneamento e desenvolvimento regional
Publicado em 03/06/2026 às 08:16 - Atualizado em 03/06/2026 às 08:19 - Por Gabi Ferreira
Riedel anuncia uso de inteligência artificial do Google nas escolas estaduais e cria CEP Rural em MS
Parceria beneficiará 190 mil estudantes da rede estadual e levará ferramenta Gemini para salas de aula; produtores rurais terão endereço digital oficial
Publicado em 02/06/2026 às 09:47 - Atualizado em 02/06/2026 às 10:09 - Por Gabi Ferreira
Quinta parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Prazo encerra calendário do parcelamento e atraso pode gerar juros, multa e impedir licenciamento do veículo
Publicado em 27/05/2026 às 10:03 - Atualizado em 27/05/2026 às 10:06 - Por Gabi Ferreira
Mais de 30% dos contribuintes ainda não entregaram declaração do Imposto de Renda 2026
Receita Federal já recebeu mais de 30,6 milhões de declarações; prazo termina no próximo dia 29 de maio
Publicado em 25/05/2026 às 09:35 - Atualizado em 25/05/2026 às 09:42 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul alcança 7º melhor índice de qualidade de vida do Brasil
Estado ficou acima da média nacional no IPS Brasil 2026 e se destacou em áreas como oportunidades, inclusão social e necessidades básicas
Publicado em 22/05/2026 às 08:12 - Atualizado em 22/05/2026 às 08:50 - Por Gabi Ferreira
Detran-MS libera parcelamento online para primeira habilitação e renovação da CNH
Novo serviço no portal Meu Detran permite iniciar processo sem sair de casa
Publicado em 15/05/2026 às 18:24 - Atualizado em 15/05/2026 às 18:26 - Por Murilo Mendes