O Ministério da Saúde anunciou que, até o final de dezembro, 1,8 milhão de unidades de insulina serão entregues antecipadamente ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um acordo com a farmacêutica Novo Nordisk. A entrega corresponde a 93% do volume contratado inicialmente para este ano, sendo que a previsão inicial era de apenas 50%.
Essa medida visa assegurar o fornecimento contínuo do medicamento aos pacientes atendidos pela rede pública de saúde. A produção da Novo Nordisk no Brasil, localizada em Montes Claros (MG), é responsável por 15% do fornecimento mundial de insulina. A fábrica, a maior da América Latina, emprega cerca de dois mil funcionários.
A pasta também reforçou que, até outubro de 2024, o SUS distribuiu 49,9 milhões de unidades de insulina NPH e 10,7 milhões de unidades de insulina regular para todo o país, atendendo a demanda de estados e municípios.
O Ministério destaca ainda que, apesar da escassez mundial do insumo, a situação tem sido gerida de forma a garantir o abastecimento ininterrupto.
Pacientes que encontram dificuldades para acessar a insulina, especialmente em farmácias privadas, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar o medicamento.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil
Você também pode gostar de ler
MS participa da instalação do Centro de Operações de Emergência para Dengue e outras Arboviroses
Em Mato Grosso do Sul o COE das Arboviroses foi criado para auxiliar os 79 municípios em ações constantes de enfrentamento às Arboviroses
Publicado em 10/01/2025 às 10:58 - Atualizado em 10/01/2025 às 10:59 - Por Thays Mendes
SES distribuiu mais de 2,3 milhões de preservativos em 2024
Em balanço divulgado pela SES, mais de 120 mil testes de HIV foram feitos ano passado em MS
Publicado em 03/01/2025 às 06:58 - Por Redação