A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal desarticularam nesta quinta-feira (28) um megaesquema de fornecimento de eletrônicos importados de forma clandestina, durante a operação Break Off.
A ação mobilizou 76 policiais federais e 20 auditores-fiscais da Receita Federal, que cumpriram 19 mandados de busca e apreensão em oito cidades: Sonora, Campo Grande e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; Cuiabá e Várzea Grande, no Mato Grosso; Goiânia, em Goiás; São Paulo, na capital paulista; e Barra do São Francisco, no Espírito Santo.
Além dos mandados de busca, a 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso determinou o sequestro de bens móveis e imóveis e o bloqueio de valores em contas bancárias dos investigados.
Esquema sofisticado
De acordo com a PF, as investigações, iniciadas na operação Sign Off, revelaram um esquema intrincado envolvendo o fornecimento de eletrônicos contrabandeados do Paraguai e dos Estados Unidos. Os produtos eram destinados ao mercado informal em diversas regiões do Brasil.
Os três grupos criminosos identificados contratavam agentes de segurança pública para realizar o transporte das mercadorias, burlando a fiscalização estatal.
Crimes e penas
Os investigados responderão pelos crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As penas para esses delitos, somadas, podem ultrapassar 20 anos de prisão.
A operação Break Off busca desmantelar toda a estrutura do esquema e reforçar o combate ao mercado ilegal de produtos importados no país.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Prefeitos de Alcinópolis e Pedro Gomes participam de troca de comando da PM, que marca nova fase no norte de MS
Autoridades destacam legado do antigo comandante e projetam reforço nas ações com nova gestão no 5º BPM
Publicado em 16/06/2026 às 14:34 - Atualizado em 16/06/2026 às 15:08 - Por Ana Benitez
Foragido por violência doméstica é procurado em Paranaíba
Suspeito descumpriu medida protetiva e fez ameaças de morte contra a vítima
Publicado em 16/06/2026 às 13:45 - Por Ana Benitez
Homem é preso após ameaçar companheira e arrombar residência em Costa Rica
Suspeito foi localizado escondido nos fundos de uma casa após diligências da Polícia Militar
Publicado em 16/06/2026 às 11:00 - Atualizado em 16/06/2026 às 11:01 - Por Gabi Ferreira
Adolescente de 15 anos é agredida, enforcada e ameaçada de morte pelo namorado em Costa Rica
Jovem relatou que decidiu encerrar o relacionamento quando passou a sofrer agressões; suspeito ainda destruiu móveis, roupas e documentos da residência
Publicado em 16/06/2026 às 10:55 - Atualizado em 16/06/2026 às 10:56 - Por Gabi Ferreira
Casal é encaminhado à delegacia após agressões mútuas em Alcinópolis
Polícia Militar foi acionada para atender ocorrência de violência doméstica; envolvidos apresentavam lesões e sinais de embriaguez
Publicado em 16/06/2026 às 10:31 - Atualizado em 16/06/2026 às 10:33 - Por Gabi Ferreira
Mulher denuncia ter sido dopada e agredida com soco pelo marido em Cassilândia
Vítima relatou à Polícia Militar que foi induzida a tomar medicamento e, horas depois, sofreu agressão ao procurar o companheiro
Publicado em 16/06/2026 às 08:11 - Atualizado em 16/06/2026 às 08:23 - Por Gabi Ferreira
Homem invade casa da ex e foge após tentativa de agressão em Coxim
Vítima de 41 anos relatou que suspeito chegou embriagado, entrou na residência e tentou agredi-la; autor não foi localizado pela Polícia Militar
Publicado em 15/06/2026 às 07:12 - Atualizado em 15/06/2026 às 07:22 - Por Gabi Ferreira