O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou nesta quinta-feira (28) da 15ª edição do Fórum dos Governadores, em Brasília. Durante o encontro, foram discutidos temas cruciais para os estados, como segurança pública, reforma tributária e o marco temporal, assuntos que têm impactos diretos na gestão estadual.
“Foi um dia muito produtivo, com discussões que envolvem tanto questões nacionais quanto locais. Na segurança pública, debatemos a autonomia dos estados e a necessidade de ampliar os investimentos na área. Além disso, abordamos a reforma tributária, que trará uma mudança de paradigma no sistema fiscal do país”, destacou Riedel.
Como representante dos governadores na Comissão Especial sobre o Marco Temporal, criada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Riedel também apresentou avanços no diálogo sobre o tema. O grupo, que realiza reuniões semanais e já acumula 11 audiências, busca consenso em um tema complexo, cuja conclusão dos trabalhos foi prorrogada para fevereiro de 2024.
Entre os avanços mencionados, o governador destacou o primeiro caso concreto de indenização em terras demarcadas no Brasil. Ele citou a conciliação em Antônio João, onde União e Estado indenizaram produtores em terras indígenas.
“É uma solução inédita no país, que sempre defendemos como caminho para a pacificação. Encaminhamos um ofício aos governadores para mapear áreas de conflito, com o objetivo de consolidar essas informações nos autos da comissão”, explicou.
Riedel esteve acompanhado pela procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, e pelo secretário estadual de Fazenda, Flávio César. Garcia ressaltou a relevância do debate para os estados.
“A discussão desses temas é essencial para a pacificação e segurança jurídica, além de refletir diretamente na vida da população.”
O evento contou ainda com a presença de ministros do governo federal, como Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Nísia Trindade (Saúde), reforçando o diálogo entre estados e União em busca de soluções integradas para desafios nacionais.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Família pede oração por menina de 10 anos que sofreu queimaduras com chapão em Coxim
Everly Sophia está internada e intubada na Santa Casa de Campo Grande após acidente na noite desta quarta-feira (17)
Publicado em 18/09/2025 às 18:07 - Atualizado em 18/09/2025 às 18:09 - Por Felipe Dias
Governo de MS prorroga Estado de Emergência Ambiental devido ao risco de incêndios florestais
A decisão, publicada no Diário Oficial, foi tomada devido à persistência de condições climáticas extremas, como altas temperaturas, baixa umidade do ar e estiagem
Publicado em 18/09/2025 às 11:30 - Atualizado em 18/09/2025 às 12:05 - Por Roberta Cáceres
Minuto Jurídico: Jornal MS Todo Dia anuncia Dr. Fábio Nogueira Costa como novo colunista da área jurídica
Referência em Direito Processual, assina como novo colunista do Minuto Jurídico para trazer análise clara e acessível aos leitores
Publicado em 17/09/2025 às 09:45 - Atualizado em 17/09/2025 às 10:40 - Por Roberta Cáceres
Caravina participa da 3ª Cavalgada de Brasilândia e destaca a tradição e importância cultural da festa
Caravina ressaltou a relevância do evento não apenas como manifestação cultural, mas também como uma oportunidade de movimentar a economia local
Publicado em 15/09/2025 às 14:44 - Atualizado em 15/09/2025 às 14:46 - Por Felipe Dias
Suicídio já tirou a vida de 80 jovens em MS neste ano; setembro amarelo reforça ações de prevenção
Parlamento, universidades, justiça e governo unem esforços para ampliar o diálogo e fortalecer políticas de acolhimento
Publicado em 11/09/2025 às 15:00 - Atualizado em 11/09/2025 às 15:02 - Por Felipe Dias
Ex-prefeito de Três Lagoas e empresa de construção são condenados por fraude em contratos de lixo
Justiça determina ressarcimento de R$ 7,3 milhões, suspensão de direitos políticos e proibição de contratar com poder público
Publicado em 10/09/2025 às 18:22 - Atualizado em 10/09/2025 às 18:24 - Por Felipe Dias