O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na quinta-feira (28), o projeto de lei que institui o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. A medida faz parte de um esforço contínuo para melhorar a proteção das crianças e adolescentes no Brasil e aumentar a vigilância sobre os indivíduos condenados por crimes sexuais.
A nova Lei 15.035/2024, agora incorporada ao Código Penal, autoriza a consulta pública dos dados de pessoas condenadas por crimes como estupro, estupro de vulnerável, exploração sexual de crianças e adolescentes, além de outros crimes sexuais graves.
Com a nova legislação, será possível consultar, de forma pública, o nome completo e o número de CPF dos condenados por esses crimes.
No entanto, a lei também prevê que o sigilo das informações do condenado pode ser mantido em algumas situações.
Caso o juiz decida pela restrição de acesso aos dados, ele deverá fundamentar a decisão. No caso de absolvição, os dados pessoais do acusado deverão ser mantidos em sigilo.
O banco de dados será alimentado com informações do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, garantindo que os dados dos criminosos sexuais sejam centralizados e organizados.
A sanção da lei contou com a assinatura de importantes autoridades, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, e a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Você também pode gostar de ler
Último dia: Produtores têm até 1º de dezembro para declarar e atualizar rebanhos em MS
Iagro alerta que prazo não será prorrogado; falta de regularização bloqueia emissão de e-GTA
Publicado em 01/12/2025 às 15:12 - Atualizado em 01/12/2025 às 15:14 - Por Redação MS Todo Dia
Sanesul anuncia manutenção e alerta para possível falta de água no Centro de Coxim nesta segunda-feira (1º)
O serviço de manutenção está previsto para começar às 9h e o retorno estimado é para às 12h
Publicado em 29/11/2025 às 11:20 - Atualizado em 29/11/2025 às 14:08 - Por Redação MS Todo Dia
Expectativa de vida do brasileiro alcança 76,6 anos e atinge maior marca da história, aponta IBGE
Retomada após pandemia confirma trajetória de longevidade; mulheres seguem vivendo mais e mortalidade infantil volta a cair
Publicado em 29/11/2025 às 08:00 - Atualizado em 29/11/2025 às 08:41 - Por Redação MS Todo Dia
Sejusp apresenta mapa estratégico que orientará a segurança pública de MS até 2030
Documento define missão, metas e modelo de governança para reforçar ações no Estado.
Publicado em 28/11/2025 às 17:26 - Atualizado em 28/11/2025 às 17:56 - Por Redação MS Todo Dia
Por contaminação, Anvisa proíbe venda de lotes de sabão Ypê e Tixan
Contaminação por bactéria capaz de causar infecções graves foi detectada pela própria fabricante.
Publicado em 27/11/2025 às 19:22 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:26 - Por Redação MS Todo Dia
Quase 163 mil trabalhadores de MS serão isentos com nova faixa do Imposto de Renda
Cerca de 229,6 mil declarantes de Imposto de Renda em Mato Grosso do Sul já não pagam o IR. Nova mudança aumenta esse número para 392 mil contribuintes.
Publicado em 27/11/2025 às 18:35 - Atualizado em 27/11/2025 às 19:18 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeitura de Coxim anuncia novo cronograma da coleta de lixo no município; veja novos horários
A orientação é de que os moradores coloquem o lixo para fora apenas nos horários próximos ao da passagem do caminhão, evitando a dispersão de resíduos pelas vias públicas.
Publicado em 27/11/2025 às 18:01 - Atualizado em 27/11/2025 às 18:03 - Por Redação MS Todo Dia
Produtores de MS devem declarar rebanhos até dia 1º de dezembro; omissão leva a bloqueio e multas
Neste ano o prazo não será prorrogado. A declaração semestral de rebanhos deve ser realizada simultaneamente à Atualização Cadastral.
Publicado em 25/11/2025 às 16:37 - Atualizado em 25/11/2025 às 16:42 - Por Redação MS Todo Dia
Últimas horas de inscrição no processo seletivo para professor, em MS; salário chega a R$ 7,5 mil
A prova será aplicada no dia 7 de dezembro, no período vespertino, em Coxim e outras seis cidades.
Publicado em 25/11/2025 às 16:02 - Atualizado em 25/11/2025 às 16:34 - Por Redação MS Todo Dia