As apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul cresceram 30% em 2024, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Entre janeiro e novembro deste ano, foram interceptados 525.163,6 quilos de entorpecentes, frente aos 403.540,8 quilos registrados no mesmo período de 2023.
A maior parte das apreensões ocorreu no interior do estado, somando 471.060,6 quilos, enquanto a Capital registrou 54.103,0 quilos. O destaque foi a maconha, com 499.755,4 quilos apreendidos, seguida pela cocaína, com 11.623,1 quilos, além de outras drogas em menor volume.
O aumento das apreensões é atribuído à integração entre diferentes forças de segurança. Segundo o tenente-coronel Wilmar Fernandes, diretor do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), parcerias com estados que integram o bloco SULMASP (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo) foram fundamentais.
“Neste ano, implementamos o curso de operações de fronteira e fortalecemos a troca de conhecimento entre as polícias militares desses estados, ampliando a eficiência das operações conjuntas”, explicou Fernandes.
Além disso, o DOF destacou a colaboração com órgãos como Polícia Federal, Receita Federal, Exército Brasileiro e forças de segurança do estado de Goiás. Investimentos em tecnologia e equipamentos pelo governo estadual também foram apontados como essenciais para os avanços.
Em Campo Grande, a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) tem focado em três frentes: prevenção, repressão e incineração das drogas apreendidas. O delegado titular, Hoffman D’Ávila Cândido e Sousa, destacou o papel do serviço de inteligência no fechamento de bocas de fumo.
“Fechar uma boca de fumo significa evitar diversos tipos de crimes que impactam diretamente a vida da população, como roubos e homicídios. Isso traz alívio e segurança aos moradores”, afirmou o delegado.
Além do volume recorde de apreensões, houve um aumento de 6% nas ocorrências relacionadas ao tráfico. Em 2024, foram registradas 3.759 ocorrências, contra 3.558 no ano anterior.
O avanço no combate ao tráfico de drogas reflete a soma de esforços entre instituições de segurança pública e o compromisso contínuo com a melhoria dos recursos e estratégias de repressão, garantindo maior segurança para a população de Mato Grosso do Sul.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado pela PM em Rio Verde de MT
Suspeito de 38 anos foi localizado em residência na Rua Antônio Raposo e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil
Publicado em 21/05/2026 às 17:34 - Atualizado em 21/05/2026 às 17:51 - Por Day Silva
Polícia Civil de MS implementa protocolo humanizado para atendimento a vítimas de violência nas Salas Lilás
Iniciativa do NIC fortalece acolhimento especializado a meninas e mulheres em situação de violência doméstica e de gênero nas unidades policiais do Estado
Publicado em 21/05/2026 às 16:26 - Atualizado em 21/05/2026 às 16:32 - Por Day Silva
Família de Paraíso das Águas perde R$ 11 mil após cair em golpe na compra de carro
Golpistas se passaram por intermediadores de venda e convenceram família a transferir R$ 11 mil como sinal de pagamento de um Fiat Uno anunciado em Campo Grande
Publicado em 21/05/2026 às 14:48 - Atualizado em 21/05/2026 às 14:50 - Por Day Silva
Camapuã destrói mais de 400 quilos de drogas em operação da Polícia Civil
Maconha, skunk e cocaína apreendidos em ações policiais foram incinerados com acompanhamento do Ministério Público e Vigilância Sanitária Municipal
Publicado em 21/05/2026 às 13:29 - Atualizado em 21/05/2026 às 13:34 - Por Day Silva
Policiais salvam recém-nascido engasgado em Aparecida do Taboado
Bebê havia aspirado leite durante a amamentação e chegou ao quartel da PM com dificuldades para respirar
Publicado em 21/05/2026 às 10:47 - Atualizado em 21/05/2026 às 10:48 - Por Gabi Ferreira
Motociclista é flagrado com cocaína e sem CNH em Chapadão do Sul
Condutor tentou acelerar ao perceber aproximação da viatura e acabou preso pela Polícia Militar
Publicado em 21/05/2026 às 09:21 - Atualizado em 21/05/2026 às 09:22 - Por Gabi Ferreira
Força-tarefa apreende mais de 750 quilos de carnes impróprias para consumo em Paranaíba
Fiscalização conjunta da IAGRO, DECON e Polícia Civil encontrou produtos sem inspeção sanitária, com sinais de abate clandestino e risco de contaminação cruzada
Publicado em 21/05/2026 às 08:58 - Por Gabi Ferreira
Motorista é preso por dirigir embriagado e trafegar em zigue-zague em Sonora
Condutor de 59 anos apresentava sinais visíveis de embriaguez, segundo a Polícia Militar
Publicado em 21/05/2026 às 07:20 - Atualizado em 21/05/2026 às 07:46 - Por Gabi Ferreira
Empresário dá tapa no rosto de menino de 12 anos em comércio e é denunciado por maus-tratos em Figueirão
Criança foi levada ao hospital chorando, com tremores e dores no ouvido; caso será investigado pela Polícia Civil
Publicado em 20/05/2026 às 18:09 - Atualizado em 20/05/2026 às 21:47 - Por Murilo Mendes