Rodrigo Matsumoto, piloto de Costa Rica, é o novo Campeão Brasileiro de Rally Baja na categoria UTV 3 e, com esse título, agora é bicampeão em rally. Com uma temporada de 12 etapas desafiadoras, ele conquistou o título no Rally Baja Terra Verde no último fim de semana, na Fazenda Álamo, em São Carlos (SP), com muito esforço, dedicação e uma estratégia focada na consistência, superando adversários altamente preparados, representando o município e colocando Mato Grosso do Sul no topo.
“É um grande orgulho representar Costa Rica e Mato Grosso do Sul. Cada conquista leva um pouco da nossa cultura e determinação para o cenário esportivo nacional”, comentou o piloto de 38 anos, que tem o apoio incondicional da família, da equipe e dos amigos para cada uma de suas conquistas.
“Minha família e a equipe Cotton Racing foram fundamentais. Eles estiveram ao meu lado em cada etapa, me dando suporte e garantindo que o carro estivesse sempre em perfeitas condições”, contou Matsumoto.
No dia em que conquistou o título, Matsumoto estava acompanhado da esposa Elizandra Frezarin, dos filhos do casal, o cunhado Vinicius Frezarin Rosa e da concunhada Tamara Chapuis.
Matsumoto é um piloto PCD (Pessoa com Deficiência), mas não utiliza nenhum tipo de adaptação no carro, competindo em igualdade de condições com outros pilotos.
A categoria UTV 3, segundo ele, é uma das mais competitivas do rally brasileiro, com pilotos experientes e equipamentos de altíssimo nível.
“Cada etapa é uma grande batalha, tanto física quanto mental, e a cada corrida a competitividade só aumenta”, explicou Matsumoto. Ele também ressaltou que, apesar das dificuldades, o Rally vai além da competição, sendo uma paixão que envolve superação, foco e aprendizado constante.
O piloto de 38 anos relatou que o momento mais desafiador foi lidar com as condições extremas do terreno em algumas etapas, que exigiram muita técnica e concentração. “O mais emocionante foi cruzar a linha de chegada sabendo que tínhamos dado o nosso melhor. Foi uma sensação única de dever cumprido”, afirmou Matsumoto.
Ele lembra que, em uma das provas, teve de tomar uma decisão rápida e arriscada durante uma curva, mas isso acabou sendo determinante para sua vantagem de tempo. “A preparação da equipe e o entrosamento com o carro foram fundamentais para o título. O trabalho coletivo foi essencial para a minha performance”, destacou o piloto, enfatizando que a regularidade em todas as etapas também contou muito para a vitória.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Alemão Silva
Imagens do Rally Terra Verde
As fotos são de Alemão Silva
Você também pode gostar de ler
Inscreva seu pet: Senadora Soraya Thronicke leva Caravana da Castração com 320 vagas em Costa Rica nesta quarta-feira
Ação segue até sábado (10), com atendimento a cães e gatos e mais de 21 mil animais já castrados em MS
Publicado em 04/05/2026 às 16:32 - Atualizado em 04/05/2026 às 16:39 - Por Murilo Mendes
Senadora Soraya Thronicke convida população de Costa Rica para participar da Caravana da Castração
Ação acontece de 7 a 10 de maio com 320 vagas gratuitas; programa já atendeu mais de 21 mil animais em MS
Publicado em 30/04/2026 às 19:31 - Atualizado em 03/05/2026 às 21:39 - Por Murilo Mendes
Vereadora Rosângela Marçal viabiliza Caravana da Castração em Costa Rica com apoio da Senadora Soraya Thronicke
De 7 a 10 de maio, Costa Rica recebe a Caravana da Castração com 320 vagas para cães e gatos, machos e fêmeas; inscrições pelo site ou pelo telefone (67) 3247-7180
Publicado em 27/04/2026 às 14:44 - Atualizado em 27/04/2026 às 15:17 - Por Murilo Mendes
Passos lança promoção de Dia das Mães com sorteio de vales e condições especiais de pagamento
Campanha segue até 9 de maio e inclui opções de looks para a ExpoRica, que acontece no mesmo período
Publicado em 27/04/2026 às 10:47 - Atualizado em 27/04/2026 às 12:11 - Por Gabi Ferreira
Vídeo: Autor de vandalismo é preso em flagrante após destruir luminárias e agredir companheira em Costa Rica
Homem foi localizado horas após os crimes e também responderá por violência doméstica
Publicado em 24/04/2026 às 10:31 - Atualizado em 24/04/2026 às 10:35 - Por Gabi Ferreira
Mulher é encaminhada à delegacia após perturbação e ofensas em Costa Rica
Caso foi registrado no Centro da cidade na noite desta quarta-feira
Publicado em 23/04/2026 às 14:15 - Atualizado em 23/04/2026 às 14:22 - Por Murilo Mendes
Decor Colors é inaugurada em Costa Rica e leva inovação em pintura e acabamento para a região Norte e Bolsão
Empresa chega ao município com proposta de oferecer soluções modernas e especializadas para quem busca qualidade em pintura e acabamento
Publicado em 22/04/2026 às 09:53 - Atualizado em 22/04/2026 às 09:54 - Por Gabi Ferreira
Homem se joga da ponte do Rio Sucuriú após discussão com a esposa em Costa Rica
Casal, de Rondonópolis (MT), está há cerca de dois meses na cidade; vítima foi resgatada pelos Bombeiros e levada à Fundação Hospitalar
Publicado em 20/04/2026 às 18:20 - Atualizado em 20/04/2026 às 19:06 - Por Murilo Mendes