Em reunião realizada nesta quarta-feira (18) em Brasília, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, tratou de projetos estratégicos para o Estado junto ao ministro dos Transportes, Renan Filho. Entre os temas discutidos estiveram a repactuação da BR-163, o leilão da Rota da Celulose, previsto para 2025, a relicitação da Malha Oeste Ferroviária e a hidrovia do Rio Paraguai.
"Essa parceria com o governo federal é essencial para avançarmos em projetos estruturantes no Mato Grosso do Sul. Saímos bastante animados da reunião e seguiremos atraindo capital e empresas para desenvolvermos uma nova infraestrutura, com o apoio do nosso Escritório de Parcerias Estratégicas", destacou o governador.
Acompanhado pela secretária Especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, e por integrantes do Ministério dos Transportes, Riedel reforçou a importância das iniciativas para impulsionar o crescimento econômico do Estado.
Nesta semana, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) realizou uma audiência pública em Campo Grande, na sede da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), para apresentar propostas de readaptação e otimização do contrato de concessão da BR-163. A rodovia atravessa Mato Grosso do Sul de Norte a Sul e é essencial para a logística da região.
O Governo do Estado também trabalha para ajustar e recolocar no mercado o projeto da Rota da Celulose, cuja concessão abrangerá trechos de cinco rodovias: MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267. O leilão está previsto para o primeiro trimestre de 2025.
Outro tema abordado foi a relicitação da ferrovia Malha Oeste, que conecta Corumbá (MS) a Mairinque (SP) em um trecho de mais de 1.600 quilômetros. Empresas como Suzano e Eldorado já apresentaram propostas para desenvolver trechos ferroviários, incluindo uma conexão entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado, integrando as Malhas Oeste e Paulista até o Porto de Santos.
O governador também destacou a relevância da hidrovia do Rio Paraguai como alternativa sustentável para o transporte de cargas. Este modal está sendo analisado para complementar os esforços em infraestrutura e logística no Estado.
Foto: Saul Schramm
Fonte: MS Todo Dia
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