O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), anunciou a implementação do RGA (Registro Geral Animal), um sistema digital e gratuito para registro de animais de estimação.
A nova carteira nacional para pets, emitida pela plataforma Gov.br, substitui o modelo cartorial anterior, previsto na Lei Estadual nº 2.990/2005, que exigia o pagamento de taxas.
Com a digitalização, o cadastro se torna mais acessível, eliminando custos e burocracia. Carlos Eduardo Rodrigues, superintendente da Suprova, destacou os benefícios da medida.
"O cadastro facilitará o controle de doenças e contribuirá para uma melhor gestão da saúde animal no estado, permitindo identificar surtos rapidamente e adotar medidas preventivas, especialmente em regiões com intensa convivência entre pessoas e animais, ajudando a garantir a saúde pública”.
Além da saúde animal, o RGA será uma ferramenta estratégica no combate ao abandono e maus-tratos. O vínculo oficial entre tutores e animais permitirá maior precisão na identificação de casos de negligência. O sistema também fornecerá dados detalhados sobre a população de cães e gatos, auxiliando na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.
Marcelo Miranda, secretário de Turismo, Esporte e Cultura, ressaltou a importância do projeto: "Essa iniciativa fortalece nossa capacidade de proteger os animais e atuar contra o abandono e os maus-tratos. Aliar tecnologia e acessibilidade é um avanço significativo para o estado".
A gratuidade do serviço atende a uma antiga demanda da sociedade, tornando o processo mais inclusivo. "Essa entrega do governo federal representa um avanço na história da proteção animal em Mato Grosso do Sul", afirmou o superintendente.
Para realizar o cadastro no RGA, os tutores devem acessar a plataforma Gov.br, preencher as informações solicitadas e emitir a certidão digital, garantindo o registro oficial de seus pets de forma prática e acessível.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Pirarucu é classificado como invasor e tem pesca liberada no Pantanal
Espécie invasora poderá ser capturada sem limite em Mato Grosso do Sul, segundo norma do Ibama
Publicado em 20/03/2026 às 08:11 - Atualizado em 20/03/2026 às 08:15 - Por Gabi Ferreira
Coxim, Alcinópolis e Figueirão recebem carreta-palco do Circula Cultura MS
Projeto leva teatro, dança e circo gratuitos a 40 municípios; Camapuã, Sonora e Paraíso das Águas também estão entre as cidades
Publicado em 18/03/2026 às 09:13 - Atualizado em 18/03/2026 às 09:16 - Por Gabi Ferreira
Artesã de Rio Verde é homenageada na abertura da Semana do Artesão em MS
Feira Mãos que Criam reúne artesãos de 45 municípios e oito etnias indígenas em Campo Grande
Publicado em 17/03/2026 às 10:40 - Atualizado em 17/03/2026 às 11:52 - Por Gabi Ferreira
Coxim e Cassilândia terão Judiciário sem expediente nesta quinta e sexta-feira
Comarcas param por feriado de São José e ponto facultativo; atendimento será mantido apenas em regime de plantão
Publicado em 17/03/2026 às 09:00 - Atualizado em 17/03/2026 às 09:13 - Por Gabi Ferreira
Mato Grosso do Sul participa da maior feira de pesca esportiva do Brasil em São Paulo
Evento reúne profissionais do setor entre os dias 12 e 14 de março e terá estande do estado para promoção do turismo de pesca e lançamento do Anzol Rosa 2026.
Publicado em 12/03/2026 às 10:42 - Atualizado em 12/03/2026 às 10:55 - Por Gabi Ferreira
Mais de 200 mil sul-mato-grossenses podem negociar contas de energia em atraso no 1º Feirão Serasa Limpa Nome de 2026
Campanha oferece descontos e condições especiais para regularização de contas de energia até 1º de abril
Publicado em 11/03/2026 às 09:39 - Atualizado em 11/03/2026 às 09:40 - Por Gabi Ferreira
Prazo para regularizar o título de eleitor termina dia 6 de maio
Em Mato Grosso do Sul, mais 81 mil eleitores têm alguma pendência com a Justiça Eleitoral
Publicado em 07/03/2026 às 10:39 - Atualizado em 07/03/2026 às 10:40 - Por Gabi Ferreira
Saúde reforça vigilância para aumento de vírus respiratórios nos próximos meses
Estado orienta municípios a se prepararem para possível alta de casos entre abril e julho
Publicado em 07/03/2026 às 08:02 - Atualizado em 07/03/2026 às 08:04 - Por Gabi Ferreira
Cassilandense sobrevive a enchente histórica em Ubá e perde tudo após dois dias em novo emprego
Bracoco relata momentos de desespero e recebe apoio para retornar ao Estado
Publicado em 04/03/2026 às 08:39 - Atualizado em 04/03/2026 às 08:40 - Por Gabi Ferreira