O prefeito reeleito, Juvenal Consolaro (PSDB), assume um novo mandato com uma boa perspectiva fiscal, com a cidade em condições favoráveis para 2025. É o que aponta uma avaliação feita pelo Tesouro Nacional sobre a saúde fiscal dos municípios.
Figueirão é um dos destaques do ranking, com uma administração que obteve nota A na avaliação, ficando entre os mais bem avaliados, ocupando o 19º lugar do ranking. Conforme o levantamento, o município teve destaque na poupança corrente, com 86,86%, e demonstra capacidade de manter as finanças equilibradas.
Costa Rica ocupa a 35ª posição no ranking, com nota B. A cidade, administrada pelo reeleito Delegado Cleverson (PP), apresenta uma poupança de 88,29%, o que indica que apenas 12% das receitas podem ser comprometidas com investimentos ou novos gastos.
Embora a situação fiscal de Costa Rica não seja das piores, a administração do município precisa ficar em alerta para não desequilibrar as finanças.
Conforme as informações do MS em Brasília, essas avaliações, que consideram três indicadores principais — endividamento, poupança corrente e liquidez relativa —, são feitas anualmente pelo Tesouro Nacional e refletem a capacidade dos municípios de honrar seus compromissos financeiros, além de influenciar na possibilidade de pedir empréstimos com aval da União.
A análise dos dados fiscais dos municípios sul-mato-grossenses também destaca a situação de outros municípios da região, como Iguatemi e São Gabriel do Oeste, que estão no topo da lista com nota A+.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Deputada Mara Caseiro pede convênio para construção de Lar dos Idosos em Costa Rica
Proposta encaminhada ao Governo do Estado busca ampliar acolhimento e atender demanda crescente da população idosa no município
Publicado em 24/03/2026 às 16:38 - Atualizado em 24/03/2026 às 16:39 - Por Day Silva
Por pedido do Deputado Caravina, audiência pública vai discutir falhas no fornecimento de energia em MS
Encontro proposto pelo deputado estadual será realizado no dia 25 de março na Assembleia Legislativa
Publicado em 20/03/2026 às 08:24 - Atualizado em 20/03/2026 às 10:40 - Por Gabi Ferreira
Gerson Claro reforça valorização dos servidores com entrega de uniformes na ALEMS
Iniciativa contemplou 115 peças para equipes internas e destaca compromisso com melhores condições de trabalho
Publicado em 19/03/2026 às 06:44 - Atualizado em 19/03/2026 às 06:50 - Por Gabi Ferreira
Soraya anuncia mais R$ 2 milhões e amplia Caravana da Castração em MS
Com novo investimento, ação deve atender mais 5 mil animais e chegar a cidades que ainda não foram contempladas no Estado
Publicado em 18/03/2026 às 13:34 - Atualizado em 18/03/2026 às 13:39 - Por Day Silva
Rúbia Schmidt assume presidência do PL Mulher e amplia protagonismo feminino na política local
Empresária e ex-agente de saúde, Rúbia lidera o PL Mulher no município com foco em força, representatividade e oportunidades para mulheres na política
Publicado em 18/03/2026 às 08:48 - Atualizado em 18/03/2026 às 10:20 - Por Gabi Ferreira
Mara Caseiro solicita viatura da PM para reforçar segurança em Paraíso das Águas
Pedido foi encaminhado ao governador e autoridades da área diante do crescimento do município
Publicado em 18/03/2026 às 07:47 - Atualizado em 18/03/2026 às 08:44 - Por Gabi Ferreira
Pesquisa aponta liderança ampla de Eduardo Riedel na disputa pelo governo de MS
Levantamento do IPR/Correio do Estado mostra governador com quase 48% das intenções de voto no cenário estimulado
Publicado em 17/03/2026 às 07:23 - Atualizado em 17/03/2026 às 07:24 - Por Gabi Ferreira
Deputado estadual Gerson Claro propõe dar nome de Emigdio Antonio Sandri a trecho da MS-380
Projeto prevê que rodovia entre Ponta Porã e a BR-463 receba a denominação oficial em homenagem ao morador da região
Publicado em 12/03/2026 às 18:37 - Atualizado em 12/03/2026 às 18:38 - Por Day Silva
Emenda de Soraya garante atendimento oftalmológico e óculos gratuitos a estudantes da rede pública em MS
Projeto do IFMS financiado com R$ 1,05 milhão destinados pela senadora já beneficia alunos em três cidades e pretende alcançar cerca de quatro mil estudantes
Publicado em 10/03/2026 às 16:50 - Atualizado em 10/03/2026 às 17:00 - Por Day Silva