O ano de 2024 foi de avanços significativos no combate ao HIV em Mato Grosso do Sul. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) distribuiu mais de 2,3 milhões de preservativos externos, 40 mil preservativos internos e 120 mil testes rápidos para HIV aos municípios, consolidando o compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce.
Também foram fornecidas 4 mil latas de fórmula infantil para crianças expostas ao HIV, reforçando as ações de prevenção da transmissão vertical. As ações estratégicas incluíram ainda a ampliação da testagem rápida em todas as unidades básicas de saúde e a oferta de profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP). Atualmente, 10.936 pessoas vivendo com HIV em Mato Grosso do Sul estão em tratamento pela SES.
“O Governo por intermédio da SES tem investido não apenas em insumos, mas também em conscientização, acesso e dignidade para as pessoas vivendo com HIV. Com o arsenal terapêutico que temos hoje e as estratégias de prevenção combinada temos conseguido oferecer qualidade de vida às pessoas que vivem com o vírus”, detalha a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Danielle Tebet. Ela ressalta ainda que diagnósticos precoces e tratamentos oportunos são fundamentais para reduzir a transmissão do HIV e garantir um cuidado integral e humanizado.
Indetectável é igual a intransmissível
Conforme o setor de Vigilância Epidemiológica da SES, o tratamento oportuno e o combate ao estigma são pilares indispensáveis para enfrentar o desafio. A Aids é causada pelo vírus HIV, que pode ser transmitido de diversas formas: relações sexuais sem proteção, transfusões de sangue contaminado, de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação, e pelo uso compartilhado de objetos perfurocortantes.
É essencial entender que ter o vírus HIV não significa ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da infecção, quando o sistema imunológico fica extremamente debilitado, deixando a pessoa vulnerável a doenças graves, como pneumonia e tuberculose.
Se uma pessoa vivendo com HIV/Aids está em tratamento antirretroviral, o vírus torna-se indetectável. A partir disso, estudos recentes mostram que a doença, ao ser indetectável, também se torna intransmissível, portanto, pessoas vivendo com HIV e com carga viral indetectável por pelo menos seis meses não transmitem o vírus por via sexual.
Fonte: Assessoria
Foto: SES, Divulgação
Você também pode gostar de ler
MS recebe nova vacina que protege contra 20 tipos de doenças graves
Estado recebe 83 mil doses e amplia proteção contra infecções respiratórias
Publicado em 10/06/2026 às 18:42 - Atualizado em 10/06/2026 às 18:44 - Por Ana Benitez
Cigarro eletrônico vira foco de alerta urgente entre estudantes em Chapadão do Sul
Palestra destaca impactos à saúde e tenta frear uso de vape entre adolescentes
Publicado em 10/06/2026 às 16:46 - Atualizado em 10/06/2026 às 16:57 - Por Ana Benitez
Costa Rica registra 94 casos prováveis de chikungunya e acende alerta em MS
Estado já soma mais de 12 mil notificações da doença e 21 mortes confirmadas; SES orienta população a procurar atendimento ao apresentar sintomas
Publicado em 29/05/2026 às 16:03 - Atualizado em 29/05/2026 às 16:04 - Por Day Silva
Anvisa manda recolher lote de coco ralado por excesso de enxofre
Agência também suspendeu venda, uso e propaganda do produto
Publicado em 28/05/2026 às 15:33 - Por Day Silva
Ônibus do Hemosul reforça doações de sangue e amplia cadastro de medula óssea em Rio Verde, Coxim e Sonora
Ações realizadas em cidades do Norte de MS arrecadaram 195 bolsas de sangue e aproximaram atendimento da população
Publicado em 18/05/2026 às 17:44 - Atualizado em 18/05/2026 às 17:46 - Por Murilo Mendes
Costa Rica deixa grupo de maior alerta para dengue em MS após queda na incidência da doença
Município apresentou redução nos índices em comparação aos boletins anteriores e Estado segue sem registrar mortes pela doença
Publicado em 16/05/2026 às 10:11 - Atualizado em 16/05/2026 às 10:35 - Por Gabi Ferreira
Cassilândia libera vacinação contra gripe para toda a população acima de 6 meses
Campanha começa nesta sexta-feira com atendimento estendido em uma das unidades de saúde do município
Publicado em 15/05/2026 às 17:08 - Atualizado em 15/05/2026 às 17:10 - Por Murilo Mendes
Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar pesagem e vacinação em Figueirão
Atendimento acontece até 20 de junho na UBS Arindo Rodrigues da Silva para evitar suspensão do benefício
Publicado em 14/05/2026 às 15:07 - Atualizado em 14/05/2026 às 15:39 - Por Murilo Mendes