Prefeito Cleverson avança na Educação com campus próprio da UEMS e moderniza Saúde com tecnologia em Costa Rica

Campus universitário, telemedicina e inovação em saúde são prioridades para a gestão de 2025-2028

Imagem de compartilhamento para o artigo Prefeito Cleverson avança na Educação com campus próprio da UEMS e moderniza Saúde com tecnologia em Costa Rica da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail

Em entrevista ao MS Todo Dia durante a posse para segundo mandato, o prefeito de Costa Rica, Delegado Cleverson (PP), destacou importantes projetos para 2025, com foco na saúde e na educação. Entre as principais iniciativas está a negociação para trazer um campus universitário para o município e a implementação da telemedicina.

Cleverson revelou avanços significativos em sua busca por um campus universitário para Costa Rica. Após uma tentativa frustrada de trazer cursos da Unifimes (Centro Universitário de Mineiros) em seu primeiro mandato, o prefeito agora aposta em um acordo com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

“Estive com o reitor recentemente, e ele me garantiu que, no início de 2025, virá até Costa Rica para avaliar a instalação de um campus. Já temos uma área de três hectares e meio destinada perto do bairro Novo Horizonte, pronta para receber a estrutura. Segundo ele, dois campi serão abertos em 2025, e um deles será aqui”, explicou Cleverson.

A proposta inicial inclui três cursos: Direito, Enfermagem – que passará a ser permanente – e mais um curso ainda a ser definido. O prefeito também destacou a busca por parcerias com outras instituições de ensino para ampliar a oferta educacional no município.

“Estamos em contato com instituições de Goiás e Brasília. Queremos avaliar com cautela e investir no que for viável para trazer mais cursos para Costa Rica.”  

Conforme Cleverson, o projeto inicial de trazer a Unifimes, que incluía cursos como Medicina, teria sido frustrado por questões burocráticas. "Nós montamos o projeto, apresentamos ao Conselho de Educação de MS, que aprovou, conseguimos a autorização do Conselho Estadual de Goiás, a faculdade veio, montou o projeto, o vestibular foi marcado, o edital estava pronto para ser publicado, quando de repente, fomos surpreendidos por uma decisão do Conselho Estadual de Mato Grosso do Sul, que disse que eles não podiam dar autorização, pois devia partir do MEC".

Implementação da telemedicina  

Já na área da saúde, Cleverson anunciou ações para melhorar o atendimento e modernizar os serviços no município. Uma das iniciativas é a implementação definitiva da telemedicina.

“Vamos fazer uma transição para que a população se adapte a esse modelo, que é mais vantajoso e econômico para o município. A telemedicina permitirá que o paciente tenha acesso rápido a consultas e diagnósticos sem precisar se deslocar”, afirmou o prefeito.

Outra inovação será o lançamento do aplicativo "Saúde na Palma da Mão", que promete eliminar filas nos postos de saúde. A ferramenta permitirá que os moradores marquem consultas e exames diretamente pelo celular, recebendo notificações sobre horários e eventuais mudanças.

“O paciente não precisará mais sair cedo de casa para enfrentar filas e esperar horas nos postos de saúde. Com o aplicativo, ele será informado do horário exato da consulta. Caso o médico não possa atender, enviaremos um aviso direto ao celular, poupando tempo e deslocamento desnecessário”, explicou.

Foto: MS Todo Dia

Fonte: MS Todo Dia

Você também pode gostar de ler