Segue até 15 de janeiro o prazo de inscrições na seleção para cursos de idiomas do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). São 450 vagas para Espanhol, Inglês e Libras, nos níveis básico e intermediário.
Os interessados devem se inscrever na Página do Candidato da Central de Seleção. Os cursos são gratuitos e serão ofertados presencialmente nos campi Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas.
Todas as regras estão dispostas no edital de abertura do processo seletivo. Podem participar da seleção pessoas que tenham o ensino fundamental I completo (5° ano). As vagas são destinadas a estudantes e servidores do IFMS, além do público em geral.
Nivelamento – Os inscritos para os cursos a partir do nível básico II, das turmas que já se encontram em andamento, deverão fazer uma prova de nivelamento, destinada a avaliar o nível de proficiência e os conhecimentos do candidato, e definir o nível da turma em que concorrerá a vaga.
O teste de nivelamento será on-line. As datas e horários serão divulgados na Central de Seleção até 17 de janeiro.
O candidato que não alcançar resultado compatível com o curso e níveis nos quais haja a oferta de vagas participará do sorteio eletrônico da turma correspondente à etapa I – nível I, caso haja vagas ofertadas no campus e curso escolhido.
Seleção – Depois da realização do teste de nivelamento, a seleção dos candidatos inscritos será feita por sorteio eletrônico, previsto para 7 de fevereiro, com transmissão pelo Canal do YouTube.
A previsão é que a classificação final e a convocação para as matrículas sejam divulgadas até 14 de fevereiro.
O início das aulas está previsto para 10 de março.
Cursos – A Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertada pelo Centro de Idiomas (Cenid) visa disponibilizar formação em Espanhol, Inglês e Libras para as comunidades externa e interna, com a finalidade de fomentar o processo de internacionalização no IFMS.
Os cursos são ofertados em duas etapas, sendo cada uma delas composta por três semestres. O certificado tem validade nacional e certificará o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa.
Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para cofic@ifms.edu.br.
Você também pode gostar de ler
Cenário econômico em MS promove profissões do futuro e expande oferta de cursos técnicos e profissionalizantes
A UEMS está preparada para a oferta de cursos com forte componente prático por meio de parcerias com empresas especializadas
Publicado em 06/03/2025 às 12:01 - Atualizado em 06/03/2025 às 12:02 - Por Ana Beatriz Schaedler
Polícia Militar inicia Operação Volta às Aulas na região norte de MS
Ação reforça segurança nas escolas de Coxim e demais municípios durante o retorno das atividades escolares
Publicado em 17/02/2025 às 14:30 - Atualizado em 17/02/2025 às 14:34 - Por Felipe Dias
Mato Grosso do Sul lança programa para escolas mais sustentáveis
Programa MS+ECO – Escolas Mais Sustentáveis abrem inscrições em fevereiro
Publicado em 31/01/2025 às 07:23 - Atualizado em 31/01/2025 às 07:42 - Por Mariana Anunciação
Confira as próximas etapas do Concurso Público Nacional Unificado
Foram oferecidas 6.640 vagas para 21 órgãos da administração e os primeiros resultados saem no dia 4
Publicado em 30/01/2025 às 10:15 - Atualizado em 30/01/2025 às 10:18 - Por Mariana Anunciação
Sisu 2025: Prazo para matrículas é prorrogado
Atraso na divulgação do resultado da primeira chamada leva o MEC a estender o período de inscrições
Publicado em 29/01/2025 às 09:44 - Atualizado em 29/01/2025 às 09:48 - Por Mariana Anunciação
Abertas as inscrições para formação de professores indígenas em MS
Indígenas dos Povos do Pantanal podem se inscrever até 07 de fevereiro
Publicado em 28/01/2025 às 10:54 - Atualizado em 28/01/2025 às 11:06 - Por Mariana Anunciação
Inscrição para Sanesul com salário de mais de R$ 7 mil
O período de inscrição vai até 6 de março: são mais de 90 vagas em Mato Grosso do Sul para profissionais de diversos níveis, com salários atrativos e benefícios
Publicado em 27/01/2025 às 08:20 - Atualizado em 27/01/2025 às 08:22 - Por Mariana Anunciação
UFMS oferta vagas em 125 cursos de graduação em Chapadão do Sul, Coxim e Paranaíba
Para se inscrever, é necessário que o interessado tenha o Ensino Médio completo e realizado a avaliação de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio
Publicado em 21/01/2025 às 12:00 - Atualizado em 21/01/2025 às 12:01 - Por Thays Mendes