Depois de estender por quatro anos seguidos a validade dos processos de primeira habilitação iniciados na pandemia, de 2019 a 2023, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) fez nova prorrogação, porém, apenas para candidatos cujo processo esteja na fase do exame prático, com aulas obrigatórias concluídas.
Em Mato Grosso do Sul os casos beneficiados por esta decisão somam 19.960 processos que devem ser concluídos até 31 de março de 2025. Embora o novo prazo tenha dado uma sensação de alívio para esses candidatos, a Gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab orienta que busquem o CFC (Centro de Formação de Condutores) e se antecipem.
“Por se tratar de demanda passiva, é necessário que os alunos beneficiados procurem seu CFC para programar o exame prático. Observamos baixa procura por exames neste início do mês de janeiro. Caso seja observada saturação do atendimento durante a semana, poderá ser estendido o atendimento para os sábados em Campo Grande. Mas, vamos acompanhar como será a demanda e se houver aumento, faremos o que estiver ao nosso alcance para que essas pessoas possam concluir, assim como das outras vezes”, afirma.
A Diretoria de Habilitação (Dirhab) alerta que alguns pontos merecem atenção do CFC e também do candidato. Para a categoria em que o curso prático não tenha sido concluído até 31/12/2024, não será permitida a inclusão de aulas. Ou seja, se um candidato com processos abertos para categorias A e B, não tiver concluído o curso prático de uma delas, será realizada uma “desistência” para aquela categoria, podendo o aluno agendar e fazer o exame prático normalmente para categoria cujo curso prático esteja completo.
Outro ponto fundamental para esses candidatos é referente a validade dos exames médico e psicológico que deverão ser substituídos caso tenham validade menor que 1 ano.
A decisão da Senatran com a prorrogação desses prazos específicos, foi comunicada aos Detrans de todo Brasil na sexta-feira, 27 de dezembro, às 19h29, por meio de ofício-circular, e não se aplica a candidatos que iniciaram processo de primeira habilitação no ano de 2024.
Você também pode gostar de ler
Na próxima quarta-feira (22), prefeitura de Costa Rica retorna com expediente normal
Desde setembro de 2023, a prefeitura havia operado com um expediente reduzido como medida emergencial para enfrentar a crise financeira
Publicado em 18/01/2025 às 10:40 - Atualizado em 18/01/2025 às 13:03 - Por Thays Mendes
Divulgado feriados e pontos facultativos de 2025 para servidores de Costa Rica e região
Nas datas fixadas no decreto e nos feriados municipais os serviços considerados essenciais devem ser garantidos por meio de escalas de serviço ou de plantão
Publicado em 17/01/2025 às 11:02 - Atualizado em 17/01/2025 às 11:03 - Por Thays Mendes
Secretário Fernando Barbosa reforça parceria com cooperativas de crédito para impulsionar pequenos produtores rurais em Costa Rica
Em reunião com representantes da Cresol, secretário de Agricultura destaca ações para aproximar produtores das linhas de crédito e fortalecer o desenvolvimento rural
Publicado em 16/01/2025 às 18:28 - Por Felipe Dias
Com novas estratégias, prefeito Cleverson quer expandir programa habitacional de Costa Rica
Objetivo é diminuir defasagem de mais de mil famílias sem habitação e atender demanda crescente
Publicado em 16/01/2025 às 17:38 - Atualizado em 16/01/2025 às 17:40 - Por Felipe Dias
“Tricoscopia capilar gratuita para mulheres: um momento íntimo com seu couro cabeludo no salão Elza Almeida”
Em janeiro, aproveite a promoção do Salão Elza Almeida em Costa Rica: avaliação capilar gratuita e suplementação exclusiva ao fechar o protocolo personalizado E.A, pensado especialmente para você.
Publicado em 16/01/2025 às 13:29 - Atualizado em 16/01/2025 às 14:17 - Por Renan Carrijo