Alunos de Costa Rica e região tem três meses extras para conquistar CNH

Em Mato Grosso do Sul os casos beneficiados por esta decisão somam 19.960 processos que devem ser concluídos até 31 de março de 2025

Imagem de compartilhamento para o artigo Alunos de Costa Rica e região tem três meses extras para conquistar CNH da MS Todo dia

Compartilhe:

Ícone Compartilhar no Whatsapp Ícone Compartilhar no Twitter Ícone Compartilhar por e-mail


Depois de estender por quatro anos seguidos a validade dos processos de primeira habilitação iniciados na pandemia, de 2019 a 2023, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) fez nova prorrogação, porém, apenas para candidatos cujo processo esteja na fase do exame prático, com aulas obrigatórias concluídas. 

Em Mato Grosso do Sul os casos beneficiados por esta decisão somam 19.960 processos que devem ser concluídos até 31 de março de 2025. Embora o novo prazo tenha dado uma sensação de alívio para esses candidatos, a Gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab orienta que busquem o CFC (Centro de Formação de Condutores) e se antecipem.  

“Por se tratar de demanda passiva, é necessário que os alunos beneficiados procurem seu CFC para programar o exame prático. Observamos baixa procura por exames neste início do mês de janeiro. Caso seja observada saturação do atendimento durante a semana, poderá ser estendido o atendimento para os sábados em Campo Grande. Mas, vamos acompanhar como será a demanda e se houver aumento, faremos o que estiver ao nosso alcance para que essas pessoas possam concluir, assim como das outras vezes”, afirma. 

A Diretoria de Habilitação (Dirhab) alerta que alguns pontos merecem atenção do CFC e também do candidato. Para a categoria em que o curso prático não tenha sido concluído até 31/12/2024, não será permitida a inclusão de aulas. Ou seja, se um candidato com processos abertos para categorias A e B, não tiver concluído o curso prático de uma delas, será realizada uma “desistência” para aquela categoria, podendo o aluno agendar e fazer o exame prático normalmente para categoria cujo curso prático esteja completo. 

Outro ponto fundamental para esses candidatos é referente a validade dos exames médico e psicológico que deverão ser substituídos caso tenham validade menor que 1 ano. 

A decisão da Senatran com a prorrogação desses prazos específicos, foi comunicada aos Detrans de todo Brasil na sexta-feira, 27 de dezembro, às 19h29, por meio de ofício-circular, e não se aplica a candidatos que iniciaram processo de primeira habilitação no ano de 2024.

Imagem copia_724196631EXAME-PRATICO-DETRAN-MS-FOTO-RODRIGO-MAIA-730x480
Em Mato Grosso do Sul os casos beneficiados por esta decisão somam 19.960 processos que devem ser concluídos até 31 de março de 2025
Imagem null

Você também pode gostar de ler