Prefeita de Sonora, Maria Clarice Ewerling, declarou situação de emergência no município após os danos causados pelas chuvas intensas que atingiram a cidade na última terça-feira (7). O decreto, válido por 120 dias, foi publicado nesta quinta-feira (9) no Diário Oficial.
De acordo com o documento, as fortes chuvas provocaram alagamentos, erosões, rompimento de pavimentação asfáltica urbana, danos em tubulações de estradas vicinais e interrupção do acesso ao balneário municipal. Os estragos foram registrados tanto na zona urbana quanto na rural, impactando ruas, casas, comércios e prédios públicos.
A medida foi tomada considerando a “urgente necessidade de adoção de medidas para mitigação dos danos econômicos e sociais” e o objetivo de garantir a continuidade dos serviços públicos, a segurança da população e o bem-estar social.
Ações emergenciais
Com o decreto, todos os órgãos municipais estão mobilizados sob a coordenação da Defesa Civil para executar ações de resposta e recuperação dos danos. O município também está autorizado a solicitar apoio estadual e federal, tanto financeiro quanto técnico, para auxiliar a população e reconstruir as áreas afetadas.
Além disso, a prefeitura poderá convocar voluntários para reforçar as ações emergenciais e realizar campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o intuito de ampliar a assistência aos moradores prejudicados.
Conforme a legislação vigente, em situações de emergência ou calamidade pública, obras, serviços e aquisições indispensáveis para o atendimento emergencial podem ser realizadas sem licitação, desde que concluídas em até um ano a partir da data do decreto.
Chuvas intensas e previsão de continuidade
Na terça-feira (7), cerca de 60 milímetros de chuva caíram em um curto intervalo de tempo, causando enxurradas, alagamentos e deixando estradas intransitáveis. Casas de moradores e prédios públicos também foram invadidos pela água. A situação foi agravada pela continuidade das chuvas na quarta-feira (8).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Sonora foi o décimo município do Brasil com o maior acumulado de chuva no dia, somando 67 mm. A previsão do Inmet indica mais chuvas acompanhadas de trovoadas isoladas pelo menos até a próxima segunda-feira (13).
A situação exige atenção redobrada, e o município segue monitorando as condições climáticas para adotar novas medidas, caso necessário.
Você também pode gostar de ler
Previsão é de pancadas de chuva em Costa Rica e região nesta quinta-feira
Em Costa Rica, a previsão indica sol com algumas nuvens ao longo do dia, com chuvas rápidas e isoladas
Publicado em 16/01/2025 às 07:15 - Atualizado em 16/01/2025 às 07:21 - Por Thays Mendes
Quarta-feira terá sol e pancadas de chuva em Costa Rica e Chapadão do Sul
Em Costa Rica, Pedro Gomes, Alcinópolis e Figueirão a expectativa é de clima instável e céu nublado no período da noite
Publicado em 15/01/2025 às 07:17 - Atualizado em 15/01/2025 às 07:21 - Por Thays Mendes
Chuva fraca deve cair nas cidades de Costa Rica, Chapadão do Sul e Paraiso das Águas
Previsão aponta tempo instável durante o dia, com possibilidade de chuva rápida
Publicado em 14/01/2025 às 07:20 - Atualizado em 14/01/2025 às 07:26 - Por Thays Mendes
Semana começa com tempo seco e calor intenso em Paraíso das Águas, Figueirão, Alcinópolis e Costa Rica
Segundo o Cemtec a tendência de tempo mais firme e seco e com temperaturas acima da média
Publicado em 13/01/2025 às 07:28 - Atualizado em 13/01/2025 às 07:49 - Por Thays Mendes
Camapuã e Paraíso das Águas terão sol com pancadas de Chuva nesta terça-feira
Figueirão e Alcinópolis também devem registrar Chuvas isoladas e temperaturas elevadas
Publicado em 08/01/2025 às 07:41 - Atualizado em 08/01/2025 às 07:50 - Por Renan Carrijo
Alcinópolis terá dia de sol com possibilidade de pancadas de chuva
Figueirão apresenta condições semelhantes, com temperaturas elevadas e chuvas isoladas
Publicado em 07/01/2025 às 07:47 - Atualizado em 07/01/2025 às 07:48 - Por Renan Carrijo
Segunda tem máxima prevista de 34ºC e chances de chuvas em Chapadão e Costa Rica
Pancadas de chuvas podem ocorrer no período da tarde e também à noite, conforme o Clima Tempo
Publicado em 06/01/2025 às 06:26 - Atualizado em 06/01/2025 às 06:32 - Por Redação