A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) por meio da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, através do Instituto de Identificação, divulga que em 2024 foram expedidas 288.766 Carteiras de Identidade Nacional (CIN). Esse número representa um expressivo crescimento de 70,14% em relação ao ano de 2023, quando foram confeccionadas 169.727 carteiras.
Esse aumento reflete o compromisso do Governo do Estado em atender à crescente demanda da população, ampliando vagas e otimizando os serviços. Mensalmente, são abertas cerca de 750 vagas diárias para a Capital e aproximadamente 1.300 vagas para os demais municípios do Estado, garantindo acessibilidade ao serviço em todas as regiões.
Atendimento emergencial e vagas extras
Nesta semana, em um esforço para atender à população da Capital, foram disponibilizadas 450 vagas extras no Pátio Central, reforçando a capacidade de atendimento. Além disso, em casos de comprovada necessidade, todos os postos de identificação realizam atendimentos por encaixe para situações emergenciais.
Conscientização sobre agendamentos
Para evitar desperdício de vagas e aprimorar o fluxo de atendimento, o Instituto de Identificação reforça a importância de comparecer aos agendamentos ou cancelá-los caso necessário. O cancelamento pode ser feito diretamente no mesmo site onde o agendamento foi realizado, permitindo que outras pessoas utilizem a vaga disponível.
Vantagens do novo documento
O novo RG digital unifica o número do CPF como registro geral de identificação e inclui informações adicionais importantes, como tipo sanguíneo e dados sobre doenças. O documento possui um QR Code que pode ser lido por dispositivos apropriados, permitindo a validação eletrônica de sua autenticidade.
Além disso, o novo RG adota o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o MRZ (Machine Readable Zone), reduzindo a probabilidade de fraudes.
A primeira via do novo RG é gratuita e válida em todo o território nacional. O prazo de validade varia conforme a faixa etária: de 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos; de 12 a 60 anos, a validade é de 10 anos; e para pessoas acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
A gratuidade para a emissão da primeira via do novo RG em Mato Grosso do Sul vai até 2032, conforme estipulado pelo Governo Federal.
Como emitir o novo RG?
As pessoas podem agendar a emissão online e sem complicações no seguinte link: http://servicos.sejusp.ms.gov.br.
É necessário ter em mãos os seguintes documentos obrigatórios: CPF, Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento. Já os documentos opcionais são: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor e outros.
A emissão do novo RG é física e digital (com acesso pelo aplicativo Gov.br).
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Costa Rica inicia mutirão de limpeza para combater o mosquito da dengue no bairro Novo Horizonte
Prefeitura instala caçamba para descarte de entulhos e mobiliza comunidade com panfletos, agentes de saúde e personagem lúdico do Aedes aegypti
Publicado em 03/07/2025 às 17:08 - Atualizado em 03/07/2025 às 17:10 - Por Felipe Dias
Godoy Monitoramentos: segurança 24h para residência, empresa, e áreas rurais – atendendo Costa Rica e toda a região
Com planos a partir de R$ 49,90, a empresa oferece vendas, instalação e manutenção de câmeras e alarmes com tecnologia inteligente e atendimento personalizado
Publicado em 03/07/2025 às 16:06 - Atualizado em 03/07/2025 às 16:07 - Por Felipe Dias
Hospital de Costa Rica realiza cirurgias oftalmológicas e fortalece regionalização da saúde em MS
Com atendimentos a pacientes de diferentes cidades, unidade é referência em cirurgia de retina e integra modelo estadual que descentraliza procedimentos e reduz filas
Publicado em 02/07/2025 às 18:29 - Atualizado em 02/07/2025 às 18:30 - Por Felipe Dias
Suspeito de matar companheira em Costa Rica diz que facão escorregou durante briga por ciúmes
Homem foi preso três dias após o crime e alegou que golpe no pescoço de Rose foi acidental durante luta corporal
Publicado em 02/07/2025 às 14:42 - Atualizado em 02/07/2025 às 14:45 - Por Felipe Dias
Produtores e autoridades cobram ações da Usina Atvos para conter Mosca do Estábulo em Costa Rica
Reunião no Paço Municipal reuniu prefeito Delegado Cleverson, representantes do setor agropecuário, poder público e MP para discutir soluções contra infestação que afeta rebanhos
Publicado em 01/07/2025 às 16:29 - Atualizado em 01/07/2025 às 16:32 - Por Felipe Dias
Vítima de feminicídio em Costa Rica foi quase degolada com golpe de facão no pescoço
Rose Antônia de Paula foi encontrada morta na quitinete onde estava hospedada; companheiro continua foragido
Publicado em 28/06/2025 às 13:28 - Atualizado em 28/06/2025 às 14:07 - Por Felipe Dias