A vereadora Professora Inês Londero, atual 1ª secretária da Mesa Diretora (2025-2026), fez história como a primeira mulher reeleita para a Câmara Municipal de Paraíso das Águas. Com foco na educação e na promoção da representatividade feminina, ela destaca que sua trajetória na política é um reflexo direto de sua experiência como educadora.“Minha vivência na área da educação moldou minha trajetória política. Sempre estive em contato com as necessidades das crianças, dos jovens e das famílias, e vi como a educação impacta o desenvolvimento do município como um todo”, afirmou a vereadora. Durante seu primeiro mandato, Inês foi responsável por articular a implementação do método fônico nas escolas municipais, uma iniciativa que trouxe melhorias significativas no desempenho dos alunos e reconhecimento para a cidade.
Avanços na representatividade feminina na Câmara
No novo biênio, a Câmara de Paraíso das Águas alcançou um importante feito na representatividade feminina, com duas mulheres compondo a Mesa Diretora. Além de Professora Inês como 1ª secretária, a vice-presidência é ocupada pela vereadora Alexia Nogueira. A vereadora elogiou a postura do presidente da Câmara, Marquinhos do Pouso Alto, por sua sensibilidade e compromisso com a inclusão feminina nos espaços de poder. “Ter duas mulheres na Mesa Diretora é um avanço significativo e reflete o compromisso do presidente Marquinhos em promover a igualdade e abrir espaço para a participação feminina. Essa abertura é essencial para que possamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento do município”, destacou.
Continuidade e fortalecimento da educação
No segundo mandato, Inês planeja priorizar a valorização dos profissionais da educação. “Meu objetivo é criar um programa de incentivos que reconheça os profissionais que se destacam, com premiações que reforcem a importância de seu trabalho. Isso não apenas valoriza os educadores, mas também motiva a busca por um ensino de qualidade”, explicou.
Além disso, ela reforça a importância de manter projetos bem-sucedidos e evitar a descontinuidade devido a mudanças de gestão. “É fundamental que a Câmara Municipal continue fiscalizando a aplicação de recursos e defendendo políticas públicas eficazes para a educação. Nosso papel é garantir que os avanços conquistados sejam preservados e ampliados”, disse.
Política para mulheres: ações práticas e primeiras parcerias
Professora Inês também enxerga seu papel como uma oportunidade para abrir caminhos e incentivar mais mulheres a entrarem na política. “Estar em um espaço predominantemente masculino traz desafios, mas também é uma chance de mostrar que nós, mulheres, somos capazes de liderar e promover mudanças significativas”, afirmou.
Uma de suas primeiras ações no novo mandato foi estabelecer parcerias estratégicas com lideranças femininas, como a presidente nacional do PL, que também é mulher. “Já estou em diálogo com a presidente nacional do PL e outras lideranças para iniciar projetos voltados à capacitação e ao empoderamento das mulheres no município. Essas parcerias buscam viabilizar ações que promovam formação profissional, autonomia e maior participação feminina na política e no mercado de trabalho”, revelou.
Além disso, Inês destacou a importância de preparar mulheres para a política desde a base. “Cursos e oficinas de capacitação são essenciais para que as mulheres entendam o papel da política e estejam prontas para enfrentar os desafios. Também incentivo a participação em movimentos sociais e conselhos municipais, para que ganhem experiência antes de assumirem cargos de maior responsabilidade”, explicou.
Legado e mensagem de inspiração
Para a vereadora, seu trabalho é mais do que legislar; é inspirar outras mulheres a ocuparem espaços na política. “Quero deixar um legado de comprometimento e responsabilidade, especialmente na educação e na representatividade feminina. Meu conselho para as jovens mulheres é que estudem, se preparem e acreditem no seu potencial. Cada barreira que superamos abre caminho para outras seguirem o mesmo caminho”, concluiu.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Fonte: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Vereadores de Paraíso das Águas pedem instalação de posto da PRF na BR-060 para reforçar segurança
Pedido foi feito pelos vereadores Fio do Povo, Didi, Alexia Psicóloga e Professor Leonardo; eles alertam para aumento da criminalidade e destacam vulnerabilidade da rodovia
Publicado em 25/03/2025 às 17:56 - Por Felipe Dias
Prefeito Ivan Xixi solicita melhorias na sinalização de trânsito para Paraíso das Águas
Ofício entregue ao Detran/MS pede novas sinalizações verticais, horizontais e de solo para aprimorar a mobilidade urbana no município
Publicado em 25/03/2025 às 17:22 - Atualizado em 25/03/2025 às 17:25 - Por Felipe Dias
Batida entre duas carretas na BR-060 deixa um ferido leve em Paraíso das Águas
Acidente ocorreu na manhã deste sábado (22), no trecho conhecido como Matinha; motorista foi socorrido e levado ao PAM
Publicado em 22/03/2025 às 11:30 - Atualizado em 22/03/2025 às 11:42 - Por Felipe Dias
Presidente da Câmara de Paraíso das Águas, Marquinhos do Pouso Alto solicita melhorias na ponte do Rio Sucuriú
A pedido da deputada Mara e do presidente da Câmara Municipal, o diretor-presidente da Agesul recebeu pedido e vai dar ordem de serviço
Publicado em 20/03/2025 às 18:30 - Atualizado em 20/03/2025 às 18:39 - Por Felipe Dias
Adolescente é apreendido com moto furtada em Paraíso das Águas após fugir de Costa Rica
Denúncia anônima levou a polícia a localizar o jovem, que confessou o crime e afirmou que buscava trabalho na cidade
Publicado em 20/03/2025 às 16:35 - Atualizado em 20/03/2025 às 16:36 - Por Felipe Dias
Aunos da Rede Municipal de Paraíso das Águas recebem materiais didáticos
As apostilas foram planejadas para atender às especificidades de cada ano, de modo a complementar o currículo escolar
Publicado em 20/03/2025 às 10:01 - Atualizado em 20/03/2025 às 10:02 - Por Ana Beatriz Schaedler
Mulher ameaça dar paulada em cabeça de médico após ele recusar dar atestado no distrito Bela Alvorada
O caso foi registrado como ameça em Paraíso das Águas, cidade proxíma ao distrito
Publicado em 20/03/2025 às 08:50 - Atualizado em 20/03/2025 às 09:14 - Por Ana Beatriz Schaedler