Nesta quarta-feira (14) a prefeitura de Costa Rica apresentou índices significativos em suas UCs (Unidades de Conservação) e Tis (Terras Indígenas).O Índice Geral do ICMS Ecológico é de 4,2856, enquanto o Índice Ambiental Definitivo por UC/TI alcança 4,2964. A participação das UC/TI no Índice Geral é de 3,0075.
As áreas de conservação incluem a APA da Nascente do Rio Sucuriú, com 294. 436,92 ha, e outras unidades como o PNM da Lage e o PNM Salto do Sucuriú. A base de cálculo para esses índices considera áreas satisfatórias e totais. Em relação aos resíduos sólidos a cidade possui um índice de 1,2781 o primeiro de MS, com destaque para a coleta seletiva em segundo lugar, fica atrás apenas e Bataguassu no índice de disposição adequada. Esses dados refletem o comprometimento do município em preservar o meio ambiente e melhorar a gestão de resíduos.
A gestão do prefeito delegado Cleverson Alves e do vice-prefeito Roni Cota enfrentou críticas ao instituir a Taxa de Coleta, Remoção, Transporte, Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos (TRS) em Costa Rica.
“Costa Rica se destacou no Índice Ambiental Definitivo por Resíduos Sólidos Urbanos em MS, evidenciando seu compromisso com a preservação ambiental e gestão de resíduos, graças ao empenho dos servidores, população e ações planejadas. Nosso objetivo é alcançar um futuro sustentável, equilibrando desenvolvimento e meio ambiente. Agradecemos a contribuição de todos os envolvidos”, justificou o prefeito Cleverson Alves.
Os dados são do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Resolução Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) nº 074, que anunciou os índices de participação dos municípios na arrecadação do ICMS Ecológico para 2025. Um total de 73 municípios estão aptos a receber recursos, com índices que levam em consideração operações realizadas em 2023 e possíveis impugnações de prefeitos. Instituído pela Lei Complementar nº 57 de 1991, o ICMS Ecológico tem como objetivo distribuir receitas tributárias a partir de critérios ambientais. Em 2024, cerca de R$ 154 milhões foram distribuídos aos municípios.
O secretário Jaime Verruck destacou a importância do programa para o planejamento sustentável, permitindo que os municípios utilizem os recursos de maneira consciente. Ressaltando ainda que, para assegurar a participação no ICMS Ecológico, os municípios devem comprovar anualmente suas ações ambientais até 31 de março e criar unidades de conservação. Além disso, a implementação de projetos de educação ambiental é essencial, com a necessidade de cadastro no SisEA/MS. O programa fiscaliza rigorosamente a documentação, e a falta de comprovação pode excluir um município da análise e pontuação.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Foto: Divulgação
Você também pode gostar de ler
Resultado da prova física para Guarda Municipal de Costa Rica é divulgado: Veja como acessar se seu nome está na lista
Concurso da Guarda Civil Municipal avança; aprovados devem agora entregar exames de saúde até 16 de dezembro
Publicado em 06/12/2025 às 08:17 - Atualizado em 06/12/2025 às 13:48 - Por Roberta Cáceres
Família reunida e churrasquinho com cortes premium: Sabadou especial no Rosa de Saron Espetos em Costa Rica
Cortes selecionados e cardápio completo fazem do Rosa de Saron Espetos a melhor escolha para a noite deste sábado
Publicado em 06/12/2025 às 12:40 - Atualizado em 06/12/2025 às 12:56 - Por Renan Carrijo
Ambiente moderno e familiar marcam a reinauguração do Origami Sushi em Costa Rica neste sábado, com música ao vivo
Completando 6 anos, o restaurante reúne gastronomia japonesa e opções de porções para quem prefere uma culinária diferente
Publicado em 05/12/2025 às 17:04 - Atualizado em 05/12/2025 às 17:19 - Por Redação MS Todo Dia
Prefeitura de Costa Rica autoriza repasse de R$ 600 mil ao CREC para Estadual de 2026
A Lei nº 1.856/2025, sancionada pelo Prefeito Delegado Cleverson Alves dos Santos, garante subvenção social ao CREC, bicampeão estadual, reforçando o fomento ao esporte
Publicado em 05/12/2025 às 11:45 - Atualizado em 05/12/2025 às 11:47 - Por Roberta Cáceres
Rematrículas na Rede Municipal de Costa Rica encerram hoje (3); responsáveis devem comparecer às escolas
Prazo final termina nesta quarta-feira (3) e ausência pode resultar na perda da vaga
Publicado em 03/12/2025 às 14:52 - Atualizado em 03/12/2025 às 15:01 - Por Redação MS Todo Dia
Fim da Safra 2025: Programa Frete de Calcário do Agrorica encerra atividades com 1.100 toneladas entregues em Costa Rica
Iniciativa da Secretaria de Agricultura de Costa Rica realizou 44 viagens, reafirmando o compromisso da Prefeitura em reduzir custos e aumentar a produtividade dos produtores
Publicado em 03/12/2025 às 11:31 - Atualizado em 03/12/2025 às 12:08 - Por Roberta Cáceres
Personalidades que contribuem com Costa Rica são homenageadas com Medalha José Ferreira da Costa e Título de Cidadão
Governador Eduardo Riedel, secretário Maurício Corrêa e deputada Mara Caseiro estão entre os homenageados por serviços prestados ao município
Publicado em 02/12/2025 às 18:07 - Atualizado em 03/12/2025 às 07:09 - Por Roberta Cáceres
Sob gestão do Prefeito Delegado Cleverson, Costa Rica conquista 1º lugar no Prêmio Band em Educação e infraestrutura
Município venceu nas categorias Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Educação e o prêmio geral IGMA na etapa estadual e, agora, segue para etapa nacional.
Publicado em 02/12/2025 às 18:18 - Atualizado em 02/12/2025 às 18:53 - Por Redação MS Todo Dia
Mara Caseiro é homenageada com medalha José Ferreira da Costa e enaltece a força da mulher e o crescimento de Costa Rica
Deputada Estadual recebeu a Comenda pela vereadora Rosângela Marçal e destacou que a honraria aumenta a responsabilidade de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade
Publicado em 02/12/2025 às 18:15 - Atualizado em 02/12/2025 às 18:49 - Por Roberta Cáceres