A Escola Municipal Professor Adenocre Alexandre de Morais, implantada como Cívico-Militar em fevereiro de 2022, pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos, foi destaque nacional com melhores notas no IDEP do 9º ano, dos anos finais. A instituição recebeu um importante reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) ao ser convidada para participar do lançamento do programa "Mais Professores para o Brasil", realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 14 de janeiro deste ano.
O município foi selecionado pela excelente nota alcançada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do 9º ano, da Escola Municipal Cívico-Militar Professor Adenocre Alexandre de Morais, representando grande destaque para a educação de Costa Rica e seus educadores. Na ocasião, a professora Valquíria Carrijo foi a representante do município.
Valquíria ressaltou que “a estrutura da instituição, com diversos recursos disponíveis para professores e alunos, contribui para um ambiente de aprendizado mais atrativo e confortável, proporcionando um excelente trabalho docente e consequentemente um ótimo aprendizado para os alunos”, afirmou.
Além da homenagem, os professores presentes puderam trocar ideias e aprendizados. “A participação no evento proporcionou uma valiosa oportunidade de socialização com professores de outros estados, com troca de ideias, relatos, opiniões e discussões sobre diversos temas relevantes para a educação”. Para ela, a importância de se trabalhar com qualidade, tranquilidade e continuidade na valorização dos profissionais e estudantes é essencial para o bom resultado, sendo um dos pontos centrais das conversas.
Apoio da gestão
A professora Valquíria também destacou a importância do apoio da gestão municipal, incluindo o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, a Secretária de Educação, Maria Almeida, a direção da escola Cívico-Militar Adenocre, os coordenadores e todos os envolvidos na instituição de ensino.
“Falamos sobre a importância do apoio do gestor, através do prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, da Secretaria de Educação, da direção e dos coordenadores e de todos os envolvidos na instituição de ensino. Pois, desenvolvemos um trabalho em sala de aula de qualidade e responsabilidade, é o que muitos relataram, fomentando também a melhoria e desenvolvimento de nossos alunos. Conversamos ainda sobre planejamento de aulas atrativas, de forma diferenciada para que desenvolva e entregue melhores resultados nas atividades”.
Agradecimento
“Quero agradecer ao prefeito Cleverson, ao vice-prefeito Roni, a secretária Maria Almeida, a direção da escola Cívico-Militar Adenocre, e todos os envolvidos por essa oportunidade em representar o Ideb da escola do município e também ressaltar a importância de se valorizar o aluno. Também quero agradecer muito os meus alunos do 9º ano U, do ano de 2023, que realizaram e desenvolveram no decorrer do ano as atividades e propostas que, não foram poucas, e a importância dessa ferramenta de avaliação da qualidade da educação”, pontuou.
Sendo assim, a homenagem e a participação no evento "Mais Professores para o Brasil" reforçam o compromisso de Costa Rica com a educação de qualidade e o reconhecimento do trabalho dedicado dos educadores do município.
Evento
O evento aconteceu no dia 14 de janeiro de 2025, o Palácio do Planalto, em Brasília/DF, com a presença do presidente da República e do Ministro de Estado da Educação, foi palco do lançamento do inovador Programa Mais Professores para o Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que busca valorizar e qualificar os docentes em todo o território nacional.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Fotos: ASSECOM
Você também pode gostar de ler
Vereadora Rosângela Marçal sugere criação da Cidade da Criança e organização de fios em Costa Rica
Indicações foram aprovadas em plenário e seguem para análise do Executivo Municipal e da Energisa
Publicado em 18/09/2025 às 17:30 - Atualizado em 18/09/2025 às 18:28 - Por Felipe Dias
Costa Rica promove Semana Nacional de Trânsito com palestras, blitz educativas e ações de conscientização
Programação ocorre de 18 a 25 de setembro e envolve escolas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Projeto Florestinha
Publicado em 18/09/2025 às 16:06 - Atualizado em 18/09/2025 às 16:29 - Por Felipe Dias
1ª Cavalgada & Queima do Alho em Costa Rica em prol do Hospital de Amor terá baile com Sociedade Baileira neste sábado
Comitiva Espora de Prata promove evento inédito nos dias 20 e 21 de setembro para arrecadar fundos e alimentos para uma das maiores instituições de tratamento de câncer do país
Publicado em 18/09/2025 às 07:46 - Atualizado em 18/09/2025 às 08:24 - Por Roberta Cáceres
Motorista perde controle em ponte, desce barranco e carro quase para no Rio Sucuriú, em Costa Rica
Motorista de um VW Voyage ficou com ferimento leve e recusou atendimento médico; carro ficou com frente destruída
Publicado em 17/09/2025 às 18:25 - Atualizado em 17/09/2025 às 18:26 - Por Felipe Dias
Mara Caseiro pede melhorias na qualidade dos serviços de telefonia móvel e internet em Costa Rica
Segundo a deputada, moradores, comerciantes, produtores rurais e demais usuários vêm enfrentando sérias dificuldades relacionadas à qualidade e estabilidade do sinal oferecido
Publicado em 16/09/2025 às 17:47 - Atualizado em 16/09/2025 às 17:49 - Por Felipe Dias
Presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, Convida Costa Rica e região para 1ª Cavalgada e Queima do Alho pela Vida
"Quando vocês fazem por nós, retribuímos fazendo o que é certo aqui. Que Deus abençoe em nome de cada paciente do Hospital de Amor", declarou
Publicado em 16/09/2025 às 12:40 - Atualizado em 16/09/2025 às 14:11 - Por Roberta Cáceres
Edu Boneco traz nordeste a Costa Rica e encanta público com suas bonecas cangaceiras no 1º Festival Gastronômico
Artista de rua de renome nacional se apresentou, dançou e divertiu multidão no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa
Publicado em 15/09/2025 às 17:45 - Atualizado em 15/09/2025 às 17:56 - Por Felipe Dias
Prefeito Maycol Doido valoriza cultura, economia e laços familiares durante Festival Gastronômico em Costa Rica
Gestor relembrou suas origens, defendeu os eventos como política pública essencial e parabenizou a administração municipal pela organização do festival
Publicado em 15/09/2025 às 14:30 - Atualizado em 15/09/2025 às 15:38 - Por Roberta Cáceres
Três motoristas embriagados são presos e nove veículos recolhidos em fiscalizações do fim de semana em Costa Rica
Abordagens flagraram manobras perigosas, recusa ao bafômetro e testes positivos de consumo de álcool no Centro e em bairros da cidade
Publicado em 15/09/2025 às 15:02 - Atualizado em 15/09/2025 às 15:03 - Por Felipe Dias
Gestão do Prefeito Cleverson impulsiona cultura e economia no 1º Festival Gastronômico de Costa Rica
Com organização da Sec.Desenvolvimento e apoio da Afro Rica, Sebrae e Senai, iniciativa valorizou a culinária , que uniu sabor, cultura e geração de renda no Parque Ecológico
Publicado em 15/09/2025 às 12:38 - Atualizado em 15/09/2025 às 14:36 - Por Roberta Cáceres