A SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmou que Mato Grosso do Sul tem cinco casos suspeitos de febre maculosa, sendo um homem de 61 anos de Aquidauana; uma mulher de 48 anos de Figueirão; um idoso de 72 anos de Aparecida do Taboado e um homem de 61 anos de Campo Grande. Todos seguem em tratamento domiciliar, segundo a secretaria.
Ainda de acordo com a SES, outros dois foram descartados, sendo de um homem de 29 de Ribas do Rio Pardo e de uma idosa de 63 anos, na Capital.
Segundo especialistas, as chances de contágio são baixas, mas dada a gravidade da doença e a rapidez da evolução para óbito, é necessário monitorar e controlar a proliferação, que acontece principalmente em áreas com vegetação abundante.
O contágio pode ocorrer a partir do contato do ser humano com o carrapato infectado e que, apesar de as capivaras serem o principal receptor em Mato Grosso do Sul, o agente transmissor pode ser encontrado em vários animais silvestres, e, inclusive, em animais domésticos que vivem soltos próximos aos terrenos baldios.
As principais áreas de risco são as matas e os campos. Trabalhadores rurais, turismo rural, moradores de áreas com vegetação abundante são a população mais exposta ao risco de contrair a doença. Crianças e idosos são mais suscetíveis às complicações do contágio.
Os principais sintomas são febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e/ou dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, paralisia dos membros que inicia nas pernas e chega até os pulmões podendo causar parada respiratória.
Também podem aparecer manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que não coçam, mas que podem aumentar em direção às palmas das mãos, braços ou solas dos pés.
Para prevenir, é primordial usar roupas claras, para ajudar a identificar o carrapato; Usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; Evitar andar em locais com grama ou vegetação alta; Usar repelentes de insetos; Verificar se você e seus animais de estimação estão com carrapatos.
FONTE: MS TODO DIA, COM CG NEWS
Você também pode gostar de ler
Com 143 mortes, 2025 já é o ano mais letal para a gripe em MS desde o início dos registros
Estado bate recorde de óbitos por Influenza antes mesmo do fim do primeiro semestre; maioria das vítimas são idosos
Publicado em 30/05/2025 às 15:25 - Atualizado em 30/05/2025 às 15:53 - Por Felipe Dias
Chikungunya já matou seis idosos em MS em 2025 e número se aproxima do total registrado em nove anos
Com alta de quase 300% nos casos, Estado vive avanço preocupante da doença transmitida pelo Aedes aegypti
Publicado em 29/05/2025 às 18:31 - Atualizado em 29/05/2025 às 18:33 - Por Felipe Dias
Figueirão e Sonora seguem com alta incidência de dengue; Costa Rica e Cassilândia têm situação de atenção
Municípios da região norte de MS seguem em alerta, com Figueirão e Sonora entre os locais com maior número proporcional de casos; estado já soma 12 mortes em 2025
Publicado em 23/05/2025 às 16:59 - Atualizado em 23/05/2025 às 17:03 - Por Felipe Dias
Figueirão e Costa Rica lideram incidência de dengue na região norte de MS
Último boletim epidemiológico também traz Chapadão do Sul e Cassilândia com média incidência
Publicado em 19/05/2025 às 17:41 - Atualizado em 19/05/2025 às 17:42 - Por Felipe Dias
Governo de MS lança plano emergencial e destina R$ 825 mil para ampliar vacinação contra influenza
Com apenas 22,35% de cobertura vacinal, estado reforça campanha em municípios e mira grupos prioritários; ações seguem até o Dia D, em 10 de maio
Publicado em 08/05/2025 às 18:27 - Atualizado em 08/05/2025 às 18:29 - Por Felipe Dias
Mais Médicos abre novo edital com vagas para sete cidades do norte de MS
Cassilândia, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Inocência e Sonora estão entre os municípios contemplados
Publicado em 03/05/2025 às 11:58 - Atualizado em 03/05/2025 às 11:59 - Por Felipe Dias
Vacinação contra Influenza será realizada em escolas de Pedro Gomes a partir do dia 6 de maio
Prefeitura organiza plano emergencial para imunizar alunos e evitar complicações causadas pelo vírus da gripe
Publicado em 03/05/2025 às 09:35 - Atualizado em 03/05/2025 às 09:39 - Por Felipe Dias
Figueirão e Chapadão do Sul estão entre municípios com maior incidência de casos prováveis de dengue no norte de MS
Boletim da SES aponta dados preocupantes e reforça importância da vacinação e da prevenção contra o mosquito transmissor
Publicado em 24/04/2025 às 18:10 - Atualizado em 24/04/2025 às 18:13 - Por Felipe Dias
Quinto caso de morcego com raiva é confirmado em Campo Grande neste ano
A informação foi divulgada por meio das redes sociais do órgão municipal, que alertou a população para a importância de adotar medidas de precaução, mas sem pânico
Publicado em 23/04/2025 às 07:31 - Atualizado em 23/04/2025 às 07:47 - Por Ana Beatriz Schaedler