A cidade de Figueirão foi o cenário da 1ª Etapa do Circuito Norte de Laço Comprido, realizada na Fazenda Bruno, que começou na última sexta-feira (17) e se estendeu até a madrugada desta segunda-feira (20). O evento trouxe um verdadeiro espetáculo para a região, unindo tradição, lazer e esporte em uma programação diversificada que agradou a toda a família.
Além das emocionantes disputas em nível nacional pelas taças de bronze, prata e ouro, o público foi presenteado com um grandioso churrasco gratuito, servido com carne doada por pecuaristas da região, um baile carapé animado pelo Grupo Sociedade Baileira e pelas Irmãs Dutra, e uma praça de alimentação variada. Para as crianças, um parque de diversões garantiu momentos de diversão durante os três dias de evento.
A competição foi coroada com uma final emocionante, onde a equipe de crianças, com idades entre 10 e 15 anos, conquistou a Taça de Ouro, levantando também as fivelas de campeões. O gesto de humildade do capitão da equipe vice-campeã, Eduardo (Botinha), de Costa Rica, ao abrir mão do título para valorizar o futuro dos jovens laçadores, emocionou o público e reforçou os valores do laço comprido como um esporte de união e respeito.
Zé Galdino: emoção e gratidão na abertura oficial
O idealizador do evento, José Galdino, iniciou a abertura oficial com um discurso emocionante, destacando a importância de receber tantas famílias e competidores em sua fazenda. “É um privilégio receber vocês aqui na Fazenda Bruno. Este evento foi feito com muito carinho para as famílias de Figueirão, região e estados vizinhos. Não há outro objetivo senão proporcionar momentos de união e lazer”, afirmou.
Galdino agradeceu à sua companheira, Karliane Rezende, pela dedicação na organização, e reconheceu o apoio dos pecuaristas Tuta Negrão, dona Elzi e Henrique, da Fazenda São Joaquim, que doaram três vacas para o churrasco gratuito. “Esse gesto representa o espírito de união que queremos passar aqui. Hoje é um dia de muita alegria para mim. Estamos apenas começando, e com certeza outras etapas virão”, finalizou, sendo calorosamente aplaudido pelo público.
Autoridades prestigiam a 1ª Etapa do Circuito Norte de Laço Comprido
O evento contou com a presença de diversas autoridades, reforçando sua importância no cenário esportivo e cultural:
• Vice-prefeito de Figueirão: Jorge Roberto Mortari (Jorge Enfermeiro).
• Prefeito de Alcinópolis: Weliton Guimarães.
• Vereadores de Figueirão: Denivan Barbosa, Jânio, Kelly, Wagnei e Edgar.
• Vereadora de Camapuã: Dany Fernandes.
• Vice-presidente da Câmara de Costa Rica: Magno Almeida.
• Patrão da Liga Classe A de Jataí (GO): Antônio Ademar.
Além disso, o evento recebeu locutores renomados do esporte de laço comprido de todo o Brasil, a Polícia Militar de Figueirão, empresários, pecuaristas da região e competidores de alto nível vindos de estados como Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Minas Gerais.
Pitiço destaca os valores do laço comprido
O presidente do Clube do Laço CLC, Pitiço, um dos organizadores do evento, reforçou em seu discurso o papel do esporte como ferramenta de união e aprendizado.
“Quero dizer que este evento é muito mais do que uma competição. É um espaço onde pais, filhos e amigos se reúnem, compartilham momentos e fortalecem laços. Nos dias de hoje, a maior doença do mundo não é a do corpo, porque a medicina já está muito avançada, mas sim a da mente. Muitas vezes, as pessoas se isolam, se desconectam do que realmente importa, que são as relações humanas. E aqui, Zé Galdino, você nos proporciona uma oportunidade única de reconexão com o que importa: família, amigos e a nossa tradição”, afirmou.
Prefeito Weliton Guimarães celebra o sucesso do evento
O prefeito de Alcinópolis, Weliton Guimarães, também marcou presença e parabenizou os organizadores pelo impacto do evento na região.
“Zé Galdino, quero começar parabenizando pela coragem e determinação de organizar um evento deste porte. Não é fácil montar uma estrutura como essa, que parece de cidade grande, aqui em Figueirão. Você acreditou, trabalhou duro e fez acontecer. É motivo de muito orgulho para todos nós”, declarou.
Vice-prefeito Jorge Enfermeiro destaca a representatividade de Figueirão
Jorge Roberto Mortari, conhecido como Jorge Enfermeiro, vice-prefeito de Figueirão, destacou o impacto positivo do evento para o município e sua capacidade de reunir equipes e público de todo o Brasil.
“Receber a 1ª Etapa do Circuito Norte de Laço Comprido é um grande orgulho para Figueirão. Mais de 50 equipes, vindas de várias cidades e estados, demonstram a força da nossa cidade e do nosso povo. Isso reforça que Figueirão tem potencial para ser referência em eventos como este”, afirmou.
Uma celebração de tradição, união e esporte
A 1ª Etapa do Circuito Norte de Laço Comprido foi muito mais do que uma competição. Com churrasco gratuito, música ao vivo, disputas emocionantes e gestos de humildade que emocionaram o público, o evento se destacou como um exemplo de união e respeito. A programação reforçou os valores que o laço comprido representa, deixando um legado de inspiração e mostrando que Figueirão é um importante polo de eventos para o esporte no Brasil. As próximas etapas prometem dar continuidade a esse sucesso, levando o circuito a novos patamares.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Fotos: Jornal Ms Todo Dia
Confira os registros das emocionantes disputas, as celebrações em família e a força da tradição que marcou este grande evento. Unidos pelo laço e pela paixão pelo esporte!”
Você também pode gostar de ler
Vereadores e Prefeito de Figueirão buscam moradias e políticas para a Primeira Infância em Campo Grande
Comitiva com Roni Silva, Kelly Bernardes, Vagney Fernandes e Juvenal Consolaro apresenta demandas de habitação popular e ações sociais para fortalecer desenvolvimento do município
Publicado em 20/08/2025 às 14:47 - Atualizado em 20/08/2025 às 14:50 - Por Felipe Dias
Rancho dos Tropeiros de Figueirão conquista a Taça de Ouro e faz dobradinha na Taça de Prata de Laço Comprido
Presidente Zé Galdino vibra com as conquistas e anuncia a escolinha de laçadores, projeto futuro de Figueirão que aguarda apoio da Prefeitura e Câmara Municipal
Publicado em 19/08/2025 às 09:59 - Atualizado em 19/08/2025 às 11:49 - Por Roberta Cáceres
Dança das cadeiras em Figueirão: vereador Thiago Inácio assume Finanças após gestão desastrosa de Roseli Martins
Troca marca a derrota política de Roseli Martins, duramente criticada pela falta de preparo e pela condução desastrosa da Secretaria de Finanças e Gestão.
Publicado em 18/08/2025 às 21:59 - Atualizado em 19/08/2025 às 11:02 - Por Renan Carrijo
MS-436 recebe investimento de R$ 248 milhões para modernização entre Camapuã e Figueirão
Obra de restauração da rodovia avança em dois lotes e inclui melhorias de drenagem e proteção da fauna
Publicado em 14/08/2025 às 17:00 - Atualizado em 14/08/2025 às 17:01 - Por Felipe Dias
Figueirão firma parceria de R$ 103 mil para contratação de profissionais para atender produtores
Lei autoriza repasse de recursos ao Sindicato Rural para contratação de mobilizador, veterinário e auxiliar que darão assistência aos pequenos produtores
Publicado em 22/07/2025 às 14:56 - Atualizado em 22/07/2025 às 17:14 - Por Felipe Dias
Projeto Levando Sorrisos leva saúde bucal e fortalecimento de vínculos a famílias do Bolsa Família em Figueirão
Ação da Assistência Social em parceria com o CRO-MS e TTG Brasil promoveu atendimentos, palestras e atividades educativas para crianças e adultos
Publicado em 22/07/2025 às 16:50 - Atualizado em 22/07/2025 às 16:58 - Por Felipe Dias
Relógio digital do Sicredi é instalado em Figueirão na rotatória do Hospital Municipal
Estrutura de 4 metros exibe hora, data e temperatura; instalação foi feita em parceria com a prefeitura
Publicado em 17/07/2025 às 16:32 - Atualizado em 17/07/2025 às 16:35 - Por Felipe Dias
Figueirão discute avanços na educação com representante do Sistema Aprende Brasil
Encontro apresentou ferramenta de monitoramento usada para acompanhar indicadores educacionais
Publicado em 16/07/2025 às 09:01 - Atualizado em 16/07/2025 às 09:04 - Por Maria Paula
Festa junina anima grupo de hipertensos e diabéticos na UBS de Figueirão
Evento integrou atendimentos do programa Hiperdia com orientações de saúde e comidas típicas.
Publicado em 15/07/2025 às 10:14 - Atualizado em 15/07/2025 às 10:42 - Por Maria Paula