Na madrugada deste domingo (25), em meio a uma forte chuva que atingiu Costa Rica (MS), um fio de alta tensão caiu no chão, provocando um incêndio na pastagem localizada nos fundos de uma residência na Rua José Pereira da Silva, próxima ao Rio Sucuriú, na região do Val. Segundo a moradora Alessandra Ribeiro, o incidente aconteceu por volta das 2h30 da manhã e foi acompanhado de um forte barulho que, segundo ela, “chegou a tremer a casa”.
“Meu esposo acredita que caiu um raio na rede de alta tensão porque na hora sentimos a casa tremer. Fomos ver o que tinha acontecido e encontramos o fio caído e o fogo já tomando conta da vegetação. No início, parecia que faíscas saíam de dentro do rio, mas depois percebemos que era o fio de alta tensão caído no chão”, relata Alessandra.
De acordo com a moradora, o Corpo de Bombeiros foi acionado, mas afirmou que só poderia intervir após a Energisa desligar a rede de alta tensão. “Ligamos para a Energisa imediatamente, mas até agora (mais de 8 horas depois) ninguém veio ao local. O bairro Santos Dumont está completamente sem energia. Minhas filhas entraram em estado de choque por conta do barulho, e só conseguimos acalmá-las depois. Nesse tempo, o fogo continuou se espalhando até que foi diminuindo sozinho”, explicou Alessandra.
Sem poder sair de casa por medo do fio eletrificado
Alessandra também relatou que, até o momento, não conseguiu sair de casa por medo de o fio ainda estar eletrificado. “Estamos presos dentro de casa porque não sabemos se o fio está energizado. É muito perigoso. Já ultrapassamos 8 horas sem energia, e ninguém veio resolver o problema. A Energisa precisa tomar providências imediatamente”, desabafou a moradora.
Risco para moradores e frequentadores do Rio Sucuriú, na região do Val
Além do risco à segurança das famílias no local, Alessandra também destacou o perigo para banhistas e turistas que frequentam o Rio Sucuriú, na região do Val. “Na hora, parecia que o rio estava eletrificado. Ligamos para a Energisa, e eles apenas pediram que observássemos e divulgássemos o perigo nas redes sociais. Isso é um descaso total com os moradores”, disse.
A chuva intensa da madrugada, que pode ter contribuído para a queda do fio de alta tensão, agrava ainda mais a preocupação com o risco de novos acidentes.
Fogo controlado, mas Bombeiros e Energisa não compareceram
Segundo Alessandra, o fogo foi controlado naturalmente, apagando aos poucos. Ela ressalta que os moradores não sabem se a rede elétrica foi desligada pela Energisa, o que pode ter interrompido as faíscas e, consequentemente, apagado o fogo. Apesar disso, nem a Energisa nem o Corpo de Bombeiros compareceram ao local. “Fizemos o que estava ao nosso alcance para evitar que o problema se agravasse. No entanto, até agora ninguém veio resolver nada. É muito preocupante, porque o perigo continua”, relatou.
Questionada pela reportagem do MS Todo Dia sobre possíveis danos materiais, Alessandra afirmou que ainda não sabem se houve queima de eletrodomésticos. “Estamos sem energia desde o incidente. Não conseguimos avaliar nada ainda. E até agora, ninguém veio resolver a situação”, completou.
Descaso da Energisa em Costa Rica preocupa moradores
Em Costa Rica, o descaso da Energisa tem sido constante, segundo relatos de moradores. Ocorrências como quedas de energia e problemas na rede elétrica frequentemente levam horas e, em alguns casos, até dias para serem resolvidas, deixando bairros inteiros à mercê da espera. As autoridades locais precisam tomar providências diante desses problemas, que afetam a segurança e o bem-estar da população. A moradora Alessandra reforçou que, diante do atraso e falta de solução, os moradores se sentem abandonados pelos órgãos responsáveis.
Medidas urgentes
Entramos em contato com o Corpo de Bombeiros para obter informações sobre a ocorrência. No entanto, até o fechamento desta matéria, não recebemos uma confirmação oficial sobre o registro do chamado. O caso levanta questionamentos sobre a manutenção da rede elétrica e a prontidão dos órgãos responsáveis em situações de emergência.
A reportagem do MS Todo Dia segue acompanhando o caso e buscará respostas junto à Energisa e ao Corpo de Bombeiros. Enquanto isso, os moradores são orientados a evitar o local e, em caso de emergências, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou com a Energisa pelo 0800 722 7272.
Como este e outros casos importantes para a população, o Jornal MS Todo Dia está sempre aberto a ouvir você. Se tiver denúncias ou pautas que ajudem a esclarecer situações de interesse público, entre em contato pelo nosso canal de denúncias anônimas. Envie sua mensagem com informações fundamentadas pelo WhatsApp: (67) 99624-6412. Sua participação faz a diferença para um jornalismo sério e comprometido com a verdade.
Você também pode gostar de ler
Farsa eleitoreira? Artur Baird e vereadores ilude população com promessa de casas e terrenos sem financiamento garantido
População indignada: financiamento do Finisa depende da Caixa e União, pode levar anos ou ser rejeitado, e município pode perder R$ 20 milhões que estão em risco
Publicado em 13/03/2025 às 17:10 - Atualizado em 13/03/2025 às 17:24 - Por Felipe Dias
Últimos dias! Sorteio da moto será nesta sexta no Auto Posto Fazenda
Além do prêmio, evento terá show ao vivo, com apresentação das Irmãs Dutra, promoção de chopp e cardápio com diversas opções na Deck Conveniência
Publicado em 11/03/2025 às 15:00 - Atualizado em 11/03/2025 às 20:32 - Por Felipe Dias
Bicicleta furtada em estacionamento de supermercado é recuperada um mês após o crime em Costa Rica
Ladrão foi encontrado na Avenida Sebastião Paes Ananias, ainda em posse da bicicleta furtada
Publicado em 08/03/2025 às 07:57 - Atualizado em 08/03/2025 às 08:20 - Por Felipe Dias
Costa Rica e Operário lutam por vaga na semifinais do Campeonato Estadual
O jogo vai acontecer a partir das 20h30 no Estádio Laerte Paes Coelho (Laertão), em Costa Rica
Publicado em 05/03/2025 às 09:42 - Atualizado em 05/03/2025 às 10:52 - Por Ana Beatriz Schaedler
Armas são apreendidas pela polícia durante Operação Carnaval em Costa Rica
Revólver e arma longa foram encontrados em residência vazia após denúncia de violência doméstica
Publicado em 03/03/2025 às 15:51 - Atualizado em 03/03/2025 às 15:54 - Por Felipe Dias
Saúde Bucal Reinaugura com estrutura moderna, tecnologia avançada e 11 anos de tradição em Costa Rica
Um novo conceito em odontologia: Modernidade, elegância e tecnologia de ponta em um espaço projetado para acolher e transformar sorrisos.
Publicado em 03/03/2025 às 13:09 - Atualizado em 03/03/2025 às 13:27 - Por Renan Carrijo