Neste último final de semana, nos dias 24 e 25 de janeiro, a Fazenda Bruno, localizada em Figueirão (MS), foi o cenário do 1º Curso de Laço Comprido, um evento que marcou a região ao incentivo de novos talentos no esporte.
Organizado por Zé Galdino e ministrado pelo atleta profissional Nathan 22 , o curso atraiu 22 alunos, sendo 14 com menos de 14 anos, reforçando o incentivo ao esporte desde a infância.
O curso, que teve como foco o aperfeiçoamento técnico e a introdução de novos talentos ao longo do caminho, foi marcado pela dedicação de todos os envolvidos, tanto na organização quanto na participação ativa dos alunos. A redação do Jornal MS Todo Dia entrou em contato com os responsáveis para captar os detalhes desse evento pioneiro na região.
A visão de Zé Galdino, idealizador do curso
Em entrevista, Zé Galdino destacou a importância do curso para fortalecer o laço comprido em Figueirão e região. Segundo ele, o evento foi motivado pela vontade de descobrir e incentivar novos talentos.
“Foi um planejamento muito tranquilo porque o pessoal que participou estava com muita vontade de melhorar. A Fazenda Bruno está de portas abertas para todos que quiserem praticar o laço comprido. O curso trouxe um impacto muito positivo, especialmente para as crianças, tirando as do celular e das ruas, e apresentando-as como um esporte que valoriza a cultura, a família e a tradição”, afirmou Zé Galdino.
Ele também destacou o perfil de Nathan 22 como fundamental para o sucesso do curso. “Escolhemos o Natan por ser um profissional renomado, paciente e dedicado, além de cursar psicologia, o que agrega muito na abordagem com os alunos.”
Segundo Zé Galdino , o curso foi um sucesso absoluto. “Não tivemos grandes desafios porque todos estavam focados. Os alunos ficaram muito satisfeitos, e o evento fortaleceu a prática do laço na região. Avaliamos como um grande projeto que precisa de apoio do poder público para continuar incentivando o surgimento de novos talentos em Figueirão.”
Ele concluiu com uma mensagem sobre o esporte: “O laço comprido é mais do que um esporte. É tradição, cultura e família. Não podemos deixar isso acabar.”
O olhar do atleta e professor Nathan 22
Natural de Campo Grande (MS), Natan 22 iniciou sua trajetória no longo caminho aos 5 anos de idade. Hoje, com 26 anos, é um atleta renomado, campeão brasileiro na categoria individual e vencedor de diversas competições, incluindo a Copa do Laço 2023 pela Federação Sul-Mato-Grossense de Laço.
Sobre o curso, Nathan declarou: “Foi uma experiência excepcional, que superou minhas expectativas. Os alunos demonstraram comprometimento, foco e determinação, respondendo muito bem a tudo o que foi ensinado.”
Nathan priorizou ensinar não apenas as técnicas de laço, mas também como os alunos podem treinar e se aperfeiçoar. “O laço comprido é muito técnico, então além de corrigir erros e ensinar fundamentos, deixei orientações sobre como eles podem treinar sozinhos e desenvolver uma armada bem feita.”
Ele destacou a estrutura da Fazenda Bruno como um ponto alto do evento. “A estrutura foi impecável. O Zé Galdino preparou tudo com muito amor e carinho, reduzindo os custos para que mais pessoas pudessem participar. Foi uma organização exemplar.”
Nathan também aproveitou para agradecer ao Emerson, que esteve ao seu lado durante o curso. “Quero deixar meus agradecimentos especiais ao Emerson, que trabalhou comigo durante o curso. Ele foi fundamental em várias etapas e ajudou muito para que tudo corresse bem.”
Entre os alunos, dois chamaram a atenção de Nathan: Stephanie e Pascoal. “A Stephanie nunca teve contato com bois, e o Pascoal, que é Secretário de Educação do município, há anos não montava a cavalo. Ambos revelaram grande evolução, mostrando que o potencial pode ser descoberto a qualquer momento”, comentou Natan.
O evento também contou com a presença do Vereador Denivan Barbosa, pais de alunos e pecuaristas da região, que prestigiaram a iniciativa e acompanharam o desenvolvimento dos participantes.
Natan ressaltou o impacto positivo do curso na autoestima dos participantes. “Muitos não acreditavam no próprio potencial. Compartilhei minha trajetória para mostrar que todos podem alcançar grandes objetivos. Isso motiva e incentiva a superar barreiras.”
Ele finalizou com gratidão aos alunos e ao organizador: “Foi uma honra ministrar esse curso. Eles podem contar comigo sempre, seja para tirar dúvidas ou buscar aperfeiçoamento. Espero encontrar-los nos campeonatos por aí.”
Legado do curso
O 1º Curso de Laço Comprido realizado na Fazenda Bruno foi mais do que um evento esportivo. Ele promoveu o aprendizado, resgatou valores culturais e incentivou a prática de um esporte que valoriza a tradição e a união familiar.
Com apoio contínuo do poder público e das pessoas da região, iniciativas como esta podem transformar a região em um polo de formação de novos talentos no laço comprido, mantendo viva uma das mais importantes tradições do campo.
Fonte: Jornal Ms Todo Dia
Fotos: Fazenda Bruno
Você também pode gostar de ler
Secretário de Educação de Figueirão participa de capacitação para monitoramento do PME
Foram dois dias de capacitação sobre o Plano e conhecimento da equipe da SED/MS
Publicado em 26/03/2025 às 12:26 - Atualizado em 26/03/2025 às 12:31 - Por Ana Beatriz Schaedler
Idosos de Figueirão têm dia de lazer em balneário de Rio Verde de MT
A atividade foi promovida pela Secretaria de Assistência Social de Figueirão, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Publicado em 24/03/2025 às 17:15 - Atualizado em 24/03/2025 às 17:19 - Por Felipe Dias
Secretário de Esporte de Figueirão, Pascoal Amorim participa de preparativos para a Copa Assomasul 2025
Competição terá Série A e Série B para equilibrar disputa; abertura será em Mundo Novo
Publicado em 21/03/2025 às 14:53 - Atualizado em 21/03/2025 às 15:15 - Por Felipe Dias
Figueirão inicia mutirão contra dengue e recolhe materiais que servem de criadouros do mosquito
Nesta quinta, os trabalhos estão concentrados nos bairros Boa Vida, Figueirão Velho, Sabiá II, Vila Rosa, Naldo Luzza e São José
Publicado em 20/03/2025 às 14:29 - Atualizado em 20/03/2025 às 14:32 - Por Felipe Dias
Vice-prefeito de Figueirão participa da Tecnoagro2025 e conhece inovações do setor agrícola
Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de explorar diversos estandes, onde puderam conhecer soluções tecnológicas de ponta para o aprimoramento da produção agrícola
Publicado em 19/03/2025 às 17:37 - Por Felipe Dias