A dona de dois cães da raça Pitbull, que atacaram e mataram um cachorro e deixaram outro gravemente ferido no último dia 25 em Chapadão do Sul, responderá pela infração penal de omissão de cautela. O caso foi registrado após os animais escaparem da residência da tutora e atacarem os outros cães.
Na ocasião, a Polícia Militar foi acionada e, ao chegar no local, constatou os danos causados pelos cães. O Corpo de Bombeiros também esteve presente para capturar os animais, que foram encaminhados ao Canil Municipal. O cachorro ferido foi socorrido e levado para atendimento veterinário.
Na manhã desta segunda-feira (29), uma equipe do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil localizou a proprietária dos Pitbulls, qualificando-a e intimando-a para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia. Em depoimento, a tutora afirmou que, no dia do ocorrido, os cães fugiram após quebrarem a maçaneta do portão de sua casa, o que permitiu que eles saíssem e atacassem os outros animais.
Diante dos fatos, foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), responsabilizando a mulher pela omissão de cautela. A legislação brasileira determina que os tutores de animais, especialmente os de grande porte e potencialmente agressivos, devem manter vigilância constante para evitar riscos à segurança de outras pessoas e animais.
Orientações sobre cuidados com animais e responsabilidade legal
A Polícia Civil reforça a importância dos cuidados necessários com animais, em especial os de raças como Pitbull, que exigem atenção redobrada. Manter os cães em ambientes seguros, com portões reforçados e em condições adequadas de contenção, é fundamental para evitar incidentes.
A legislação prevê punições para tutores que não cumpram suas obrigações. A lei que trata dos crimes ambientais tipifica como crime maus-tratos contra animais, com pena de detenção de 3 meses a 1 ano e multa, podendo ser agravada em caso de morte do animal.
Já o Código Civil estabelece que o dono do animal é responsável por quaisquer danos causados, caso não tenha tomado os devidos cuidados.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Vereadores de Chapadão do Sul acatam ordem do Prefeito e aprovam projeto que muda lei da classe dos professores
Vereadores que votaram na alteração da lei dos professores : Raul, Marcel, Sapo, Mika, Ricardo Bannak e Leonardo Henrique; Projeto muda a legislação dos profissionais da educação
Publicado em 18/11/2025 às 13:43 - Atualizado em 18/11/2025 às 18:12 - Por Roberta Cáceres
Fazendeiro investigado por descarte de agrotóxicos terá que apresentar defesa junto ao Iagro em Chapadão do Sul
Na ocasião, fiscais constataram diversas irregularidades, como embalagens a céu aberto, em contato direto com o solo e ausência de depósito adequado para os produtos
Publicado em 17/11/2025 às 10:28 - Atualizado em 17/11/2025 às 10:37 - Por Roberta Cáceres
Sucesso musical: Alunos de Chapadão do Sul estão entre finalistas do Fesmorena 2025; veja como votar
A votação é online e vai até o dia 19 de dezembro. Estudantes são de escolas públicas da cidade.
Publicado em 13/11/2025 às 18:08 - Atualizado em 13/11/2025 às 18:09 - Por Redação MS Todo Dia
Polícia de Chapadão do Sul desmantela quadrilha responsável por furtos em comércios e prende suspeitos em Mato Grosso
Ação resultou na prisão de integrantes do grupo em Cuiabá e na recuperação de joias, eletrônicos e dinheiro furtados
Publicado em 06/11/2025 às 18:04 - Atualizado em 06/11/2025 às 18:28 - Por Felipe Dias
Vento forte arranca telhado de igreja e arremessa estrutura contra casa em Chapadão do Sul
Estrutura metálica percorreu vários metros; Temporal causa destelhamentos e danos materiais na cidade
Publicado em 06/11/2025 às 11:11 - Atualizado em 06/11/2025 às 11:54 - Por Roberta Cáceres
Prefeitura tenta alterar regras de gestão escolar; professores protestam na Câmara de Chapadão do Sul
Projeto do prefeito Walter Schlatter muda lotação, remoção e indicação de diretores; categoria fala em retrocesso, MP já recebeu denúncia e presidente de comissão freou votação
Publicado em 04/11/2025 às 18:56 - Atualizado em 05/11/2025 às 14:35 - Por Felipe Dias
Operação da PF prende suspeito de armazenar material de abuso sexual infantojuvenil em Chapadão do Sul
Operação Escudo de São Miguel II cumpriu mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (4) e reforça o combate a crimes sexuais contra crianças na internet
Publicado em 04/11/2025 às 17:23 - Atualizado em 04/11/2025 às 17:24 - Por Felipe Dias
Casal briga após beber e mulher é agredida pelo marido em Chapadão do Sul
Mulher de 35 anos sofreu ferimentos leves e mulher manifestou interesse em solicitar medida protetiva de urgência
Publicado em 04/11/2025 às 15:44 - Atualizado em 04/11/2025 às 15:51 - Por Felipe Dias