Após 18 dias de espera, o corpo de Josué de Moraes Fernandes, de 20 anos, foi liberado e enterrado na manhã desta quinta-feira (30), em Costa Rica. O jovem foi encontrado morto em um lago nos fundos do bairro Ramez Tebet, no dia 12 deste mês, mas corpo permanecia retido para investigações da causa da morte.
O sepultamento ocorreu ao meio-dia no Cemitério Municipal de Costa Rica. No entanto, apesar da liberação do corpo, a família conta que permanece sem explicações.
Em entrevista ao Jornal MS Todo Dia, Mateus, irmão de Josué, contou que, até o momento, não receberam um contato da polícia. "A questão da causa, ainda não foi relatado nada. Até agora a polícia não nos disse nada. A única coisa que nos falaram é que havia saído o laudo e que o corpo já tinha sido liberado para podermos enterrar".
Ele também reclamou da falta de informações e agilidade no caso. Para ele, a sensação é de 'mãos atadas'. "A gente que tem que correr atrás para saber o que aconteceu. É complicado porque a gente fica de mãos atadas, sem saber o que aconteceu. A Polícia não fala nada, não sabemos se estão indo atrás, se não estão. Estamos sem respostas", desabafa.
"São 16 dias e ainda não sabemos o que aconteceu"
Segundo o perito Rodrigo Wenceslau, o laudo que traz as causas da morte já foi concluído e encaminhado à delegacia. O resultado, porém, não foi divulgado.
O delegado Jhonny Garcia, titular da delegacia de Costa Rica, foi questionado sobre o desenrolar das investigações. Ele, no entanto, relatou não poder fornecer detalhes do caso para não atrapalhar as investigações, ainda em andamento.
A demora na divulgação de informações tem causado ainda mais ansiedade e indignação à família, que aguarda um posicionamento concreto da polícia sobre o que de fato aconteceu com o jovem. “Queremos uma posição da polícia e pedimos justiça. Não podemos ficar tanto tempo sem respostas,” desabafou um familiar.
A dor e a indignação dos amigos e familiares de Josué são evidentes. “São 16 dias e ainda não sabemos o que aconteceu. Só queremos justiça e que tudo seja esclarecido,” desabafou um amigo próximo.
O caso de Josué tem sensibilizado os moradores de Costa Rica, que também se solidarizam com a família e pedem agilidade por parte das autoridades para esclarecer o ocorrido.
A expectativa é que o laudo do IML (Instituto Médico Legal) e o pronunciamento do delegado tragam as respostas necessárias para determinar se a morte foi natural ou resultado de um ato criminoso. O Jornal MS Todo Dia continua acompanhando o caso e está comprometido em trazer novas informações assim que forem divulgadas pelas autoridades, sempre prezando pela verdade e pelo respeito à memória de Josué e à dor de sua família.
Relembre o caso
Josué foi encontrado no dia 12 de janeiro, em uma área de difícil acesso onde há um lago formado por mina d’água. O jovem estava nu, e informações iniciais indicaram que ele estava desaparecido desde o dia 10.
Relatos apontam que, dias antes, Josué teria se envolvido em uma briga na qual sofreu fraturas nas duas mãos, possivelmente relacionadas a conflitos ligados ao tráfico de drogas, algo do qual ele vinha tentando se afastar.
Apesar das condições em que o corpo foi encontrado, nenhuma evidência clara, como perfurações ou sinais evidentes de violência, foi identificada no local. O mistério sobre a causa da morte aumentou a angústia da família, que busca respostas sobre o que realmente aconteceu.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: MS Todo Dia/Redes Sociais
Você também pode gostar de ler
Do presente ao churrasco: tudo o que você procura está no Mundo das Utilidades, em Costa Rica
Brinquedos, ferramentas, cosméticos e muito mais em um só lugar; Mundo das Utilidades é endereço certo para quem busca preço baixo e variedade
Publicado em 20/08/2025 às 18:20 - Atualizado em 20/08/2025 às 18:22 - Por Felipe Dias
Prefeitura de Costa Rica emite alerta sobre perigo de escorpiões urbanos
Reprodução acelerada da espécie mais perigosa exige atenção redobrada da população
Publicado em 20/08/2025 às 09:40 - Atualizado em 20/08/2025 às 09:46 - Por Roberta Cáceres
Incentivado por amigo, advogado pedala há 7 anos entre conquistas e a certeza que ciclismo mudou sua vidaP
Morador de Costa Rica, Dr. Alex Gomes destaca no Dia Nacional do Ciclista que a prática transformou sua vida: “pedalar é saúde”
Publicado em 19/08/2025 às 18:09 - Atualizado em 19/08/2025 às 18:28 - Por Felipe Dias
Traficante é preso e mais de 9 kg de maconha é apreendida em ação conjunta em Costa Rica
Droga estava escondida em uma casa e enterrada em área de mata próxima; suspeito foi preso em flagrante
Publicado em 19/08/2025 às 14:07 - Atualizado em 19/08/2025 às 14:08 - Por Felipe Dias
Saúde na Palma da Mão: Prefeito de Costa Rica anuncia programa que permite acesso a serviços pelo celular
Para aqueles que preferem um contato direto, o programa também oferece a opção de falar com um atendente humano para tirar dúvidas
Publicado em 19/08/2025 às 08:29 - Atualizado em 19/08/2025 às 09:23 - Por Roberta Cáceres
Polícia cumpre três mandados de prisão em Costa Rica no fim de semana
Prisões ocorreram entre sábado e domingo; casos envolvem tráfico de drogas, homicídio e violência doméstica
Publicado em 18/08/2025 às 16:29 - Atualizado em 18/08/2025 às 16:36 - Por Felipe Dias
Mulher é esfaqueada no pescoço por irmã em Costa Rica
Autora do crime foi presa pela Polícia Militar; vítima foi encaminhada à Fundação Hospitalar
Publicado em 18/08/2025 às 14:28 - Atualizado em 18/08/2025 às 14:30 - Por Felipe Dias
Mais de 720 candidatos se preparam para concurso da Guarda Civil de Costa Rica no dia 5 outubro
Processo que irá selecionar profissionais para a sétima Guarda Civil Municipal do estado de Mato Grosso do Sul, refletindo o compromisso da gestão em ampliar a segurança local.
Publicado em 16/08/2025 às 08:36 - Atualizado em 16/08/2025 às 08:52 - Por Roberta Cáceres
Costa Rica se destaca em bem-estar e desenvolvimento social, contrariando estudos sobre municípios ricos do agronegócio
Cidade alcança 4ª posição em Mato Grosso do Sul e 18ª no ranking nacional de indicadores sociais
Publicado em 15/08/2025 às 18:28 - Atualizado em 15/08/2025 às 18:29 - Por Felipe Dias