O compromisso com o desenvolvimento sustentável por meio do trabalho comunitário levou o projeto Trilha Rupestre: Inovações e Tecnologias Sociais na Bioeconomia Local a ser indicado ao selo de certificação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Financiado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), o projeto busca fortalecer a economia regional a partir do patrimônio arqueológico.
Executada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) com apoio da Cátedra Unesco, a iniciativa cria uma rota educacional conectando municípios que abrigam sítios arqueológicos com pinturas rupestres.
O objetivo é ensinar sobre cultura e economia local a partir dos vestígios arqueológicos e geopaleontológicos, estimulando a geração de renda e fortalecendo a bioeconomia das regiões envolvidas.
A Trilha Rupestre é uma forte candidata ao selo do programa Unesco-Most Bridges, uma rede científica transdisciplinar voltada à resolução de problemas sociais alinhados aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU.
De acordo com Luiz Oosterbeek, presidente do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas da Unesco e cofundador do Bridges, o projeto pode ser um dos primeiros brasileiros a obter essa certificação por unir desenvolvimento sustentável e envolvimento comunitário.
“O diferencial desse projeto é que ele envolve toda a comunidade, mostrando que é possível transformar de forma unida, respeitando as diferenças da sociedade. O Programa Bridges enfatiza que valorizar a diversidade, e até mesmo as contradições, é essencial, pois um futuro convergente não exclui nem mesmo as oposições”, afirma Oosterbeek.
Para a coordenadora científica da Trilha Rupestre, Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques, a indicação ao selo reforça a conexão do projeto com iniciativas globais. “Esse reconhecimento, além de trazer visibilidade, validaria que o nosso trabalho em rede, unindo diferentes profissionais para pensar soluções inovadoras, se adequa aos 17 ODS definidos pela Unesco, com base na sustentabilidade e ciência”, explica.
A Trilha Rupestre e atuação em Mato Grosso do Sul
A iniciativa foi aprovada na Chamada Especial Fundect/UFMS N° 29/2021 - Rotas Rupestres em Mato Grosso do Sul e recebeu um investimento de R$ 500 mil.
O projeto abrange os municípios de Alcinópolis, Bandeirantes, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Sonora, que juntos concentram mais de 740 sítios arqueológicos cadastrados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
A proposta se baseia em seis eixos temáticos: Alimento, Arqueológico, Arquitetura, Arte-Cerâmico, Botânico, Geopaleontológico, Químico-Farmacêutico e Turismo. A ideia é desenvolver produtos comercializáveis nessas áreas, promovendo crescimento econômico sustentável nas comunidades envolvidas.
A certificação da Unesco pode consolidar o projeto como referência nacional e internacional, impulsionando o turismo sustentável e a valorização do patrimônio cultural e arqueológico de Mato Grosso do Sul.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Riedel participa de encontro de empreendedorismo e destaca pequenas empresas como base do crescimento econômico de MS
Evento realizado em Campo Grande reúne gestores e empresários para discutir ações integradas de desenvolvimento regional
Publicado em 11/07/2025 às 17:57 - Atualizado em 11/07/2025 às 17:58 - Por Felipe Dias
Governo do Estado anuncia pavimentação em cinco bairros e distrito de Coxim
Obras foram definidas durante encontro do programa MS Ativo; melhorias incluem drenagem e vão beneficiar Vila Bela, Nova Coxim, Jardim das Estrelas, Flávio Garcia e Silvolândia
Publicado em 11/07/2025 às 15:29 - Por Felipe Dias
Em busca da relicitação da Malha Oeste, Riedel vai a Brasília discutir obras federais para impulsionar logística de MS
Governador trata de pavimentação da BR-419, acesso à ponte binacional e reforça diálogo sobre futuro da ferrovia no Estado
Publicado em 03/07/2025 às 18:24 - Atualizado em 03/07/2025 às 18:25 - Por Felipe Dias
MSGás construirá gasoduto de R$ 160 milhões para abastecer nova fábrica de celulose da Arauco em Inocência
Obra marca expansão do gás natural no chamado “Vale da Celulose” com estrutura que também poderá beneficiar outras cidades da região
Publicado em 01/07/2025 às 15:58 - Atualizado em 01/07/2025 às 15:59 - Por Felipe Dias
Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul e mais 37 municípios recebem ambulâncias e camionetes para reforçar saúde pública
Entrega do Governo do Estado beneficia cidades com veículos para transporte de pacientes e combate a endemias; frota será usada nas zonas urbanas e rurais
Publicado em 30/06/2025 às 17:26 - Por Felipe Dias
Governo do Estado prepara profissionais para atuar em salas de vacina no interior de MS
Com escassez de pessoal, SES promove capacitação para renovar equipes e ampliar cobertura vacinal
Publicado em 27/06/2025 às 16:54 - Atualizado em 27/06/2025 às 17:09 - Por Felipe Dias
São Gabriel do Oeste apresenta projetos para acesso aos polos industriais e obras no bairro Santa Luzia
Propostas visam melhorar infraestrutura urbana, estimular a economia e acompanhar o crescimento da cidade
Publicado em 24/06/2025 às 17:29 - Atualizado em 24/06/2025 às 17:57 - Por Felipe Dias
Governo de MS reforma postos fiscais em Paranaíba e Selvíria para fortalecer controle nas rodovias
Investimentos visam modernização da fiscalização com tecnologia, segurança e maior arrecadação
Publicado em 23/06/2025 às 18:13 - Atualizado em 23/06/2025 às 18:19 - Por Felipe Dias