Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com maior número de cidades que enfrentaram mais de 100 dias de calor extremo em 2024. No entanto, Costa Rica está entre os municípios que registraram menos dias consecutivos de altas temperaturas, variando entre 40 e 60 dias, segundo levantamento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento de Desastres) com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
No estado, 63 cidades foram atingidas por ondas de calor, com temperaturas acima de 40ºC. Porto Murtinho lidera o ranking com 156 dias de calor intenso e sensação térmica ainda mais elevada. Bonito (155 dias), Jardim e Caracol (152 dias), além de Corumbá (150 dias), também aparecem entre os municípios mais afetados.
Enquanto isso, além de Costa Rica, Alcinópolis, Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Camapuã e Bandeirantes registraram entre 40 e 60 dias de calor extremo. Campo Grande, a capital, ficou na marca de 99 dias, enquanto cidades como Sonora, Pedro Gomes e Cassilândia tiveram entre 70 e 80 dias.
Em nível nacional, a pesquisa revelou que mais de 6 milhões de brasileiros enfrentaram pelo menos 150 dias de calor extremo em 2024. No total, 111 cidades brasileiras registraram mais de cinco meses de temperaturas elevadas, com Mato Grosso do Sul entre os estados mais afetados, ao lado de Pará, Ceará, Tocantins, Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, São Paulo e Maranhão.
Fonte: MS Todo Dia
Você também pode gostar de ler
Calor de até 39°C divide espaço com chance de temporais neste sábado em Cassilândia, Figueirão e região; veja previsão
Temperaturas seguem elevadas no norte do Estado, enquanto instabilidade aumenta e pode provocar pancadas durante a tarde e à noite
Publicado em 05/09/2026 às 07:41 - Atualizado em 05/09/2026 às 07:56 - Por Gabi Ferreira
Costa Rica e Paraíso das Águas chegam a 33°C nesta quinta
Tempo firme predomina na região, com sol e temperaturas em elevação após manhãs mais amenas
Publicado em 03/09/2026 às 06:37 - Atualizado em 03/09/2026 às 06:38 - Por Gabi Ferreira
Quarta-feira terá manhã fria e tempo firme em Pedro Gomes, Cassilândia e Paraíso das Águas
Temperaturas caem em cidades da região, com mínimas entre 15°C e 17°C e máximas de até 29°C
Publicado em 02/09/2026 às 06:33 - Atualizado em 02/09/2026 às 07:05 - Por Gabi Ferreira
Calor de até 36°C marca sábado em Costa Rica e cidades do norte de MS
Fim de semana será de sol, variação de nuvens e possibilidade de chuva isolada em alguns pontos da região
Publicado em 29/08/2026 às 07:09 - Atualizado em 29/08/2026 às 07:10 - Por Camila Borges
Tereré tá no jeito? Sexta terá calor intenso e termômetros podem marcar mais de 40ºC em Cassilândia, Costa Rica e região
A previsão indica que o calor deve continuar forte durante o fim de semana, com possibilidade de temperaturas ainda mais elevadas em algumas cidades da região
Publicado em 28/08/2026 às 06:38 - Por Gabi Ferreira