O Projeto Rondon está em plena atividade no estado de Mato Grosso do Sul com a Operação Guaicurus, que abrange 12 municípios. Nesta quinta-feira (20), uma comitiva do Ministério da Defesa acompanhará as ações desenvolvidas pelo projeto nas cidades de Camapuã e Figueirão.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento da cidadania entre os estudantes universitários, o Projeto Rondon, em parceria com instituições de ensino superior, busca implementar soluções sustentáveis que favoreçam a inclusão social e reduzam as desigualdades regionais, fortalecendo a Soberania Nacional.
Durante quinze dias, os acadêmicos realizam palestras, orientações e oficinas práticas, aplicando seus conhecimentos acadêmicos em benefício dos moradores locais, agentes comunitários e servidores municipais.
O Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (SEPESD) da Pasta, Tenente-Brigadeiro do Ar, Heraldo Luiz Rodrigues, também participará das atividades junto aos 252 rondonistas, composto por professores e estudantes universitários.
"Essas ações proporcionam a troca de experiências, fortalecem a cidadania do estudante universitário e cooperam para o desenvolvimento sustentável", enfatizou Rodrigues.
A Operação Guaicurus do Projeto Rondon envolve 252 participantes, entre professores e estudantes universitários, oriundos de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) de diferentes estados do Brasil. Essa equipe multidisciplinar se dedica a oferecer oficinas práticas abrangendo áreas como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Trabalho, Tecnologia e Produção.
Os municípios de Camapuã e Figueirão estão entre os beneficiados pela iniciativa, onde cada cidade receberá por duas semanas uma equipe de 20 rondonistas, compostos por 10 integrantes de duas instituições de ensino superior, dois professores e oito alunos de cada universidade.
O Projeto Rondon, com sua origem em 1967, nasceu após uma visita de universitários à região amazônica no antigo Estado da Guanabara, atual Rio de Janeiro. Inspirados pelo trabalho realizado no território federal de Rondônia, os estudantes propuseram a criação de um movimento universitário, homenageando o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, um bandeirante do século XX. Desde então, o projeto tem se expandido por diversas regiões do Brasil, envolvendo mais de 350.000 universitários em suas ações de cidadania e desenvolvimento sustentável.
Você também pode gostar de ler
Prefeito de Figueirão, Juvenal Consolaro anuncia renovação completa do enxoval do hospital municipal
Investimento inclui pijamas, lençóis, toalhas e fronhas para reforçar humanização e controle sanitário na unidade de saúde
Publicado em 13/02/2026 às 17:51 - Atualizado em 13/02/2026 às 17:53 - Por Day Silva
Cultura abre inscrições para aulas gratuitas de violão, viola caipira e catira em Figueirão
Oficinas do Pontão de Cultura oferecem formação de agentes multiplicadores e têm vagas limitadas
Publicado em 13/02/2026 às 16:26 - Atualizado em 13/02/2026 às 16:37 - Por Day Silva
Cultura abre inscrições para aulas gratuitas de violão, viola caipira e catira em Figueirão
Oficinas do Pontão de Cultura oferecem formação de agentes multiplicadores e têm vagas limitadas
Publicado em 13/02/2026 às 16:35 - Atualizado em 13/02/2026 às 16:37 - Por Day Silva
Prefeitura de Figueirão inicia regularização fundiária gratuita para famílias de baixa renda
Iniciativa foi apresentada na Câmara Municipal e vai beneficiar principalmente famílias de baixa renda, promovendo segurança jurídica, acesso a crédito e valorização dos imóveis
Publicado em 11/02/2026 às 17:08 - Atualizado em 11/02/2026 às 18:49 - Por Renan Carrijo
Prefeito Juvenal Consolaro garante mais de R$ 2 milhões para construção do Lar da Pessoa Idosa em Figueirão
Prefeitura reforça investimentos sociais no município e amplia a estrutura de acolhimento e cuidado à população idosa
Publicado em 09/02/2026 às 14:52 - Atualizado em 10/02/2026 às 12:02 - Por Redação
Figueirão lança programa de regularização fundiária para garantir moradia digna a famílias do município
Programa Regulariza Figueirão será apresentado nesta quarta-feira (11), às 9h, na Câmara de Vereadores, e marca um avanço histórico na segurança jurídica dos imóveis
Publicado em 10/02/2026 às 11:51 - Por Day Silva
Prefeitura de Figueirão organiza atendimentos nas UBS com agendamento prévio
Prefeitura de Figueirão organiza atendimentos nas UBS com agendamento prévio
Publicado em 07/02/2026 às 10:52 - Atualizado em 07/02/2026 às 10:58 - Por Redação
Figueirão anuncia Fabrícia Daniela Fagundes como nova secretária municipal de Saúde
Enfermeira com experiência na rede pública assume a pasta após atuação na UBS e na linha de frente da pandemia
Publicado em 06/02/2026 às 16:06 - Atualizado em 06/02/2026 às 16:40 - Por Redação