O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) emitiu uma recomendação à Prefeitura de Costa Rica para que adote, em até 60 dias, medidas emergenciais na Casa Lar Santa Terezinha, unidade de acolhimento para crianças e adolescentes vítimas de abandono. O documento, divulgado nesta terça-feira (11) no Diário Oficial do órgão, cita problemas estruturais e de segurança no local, que estariam colocando os acolhidos em risco.
A Casa Lar Santa Terezinha está localizada no bairro Residencial Figueira II, em Costa Rica, e funciona como unidade de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de abandono. O local recebe menores encaminhados pelo Conselho Tutelar e pelo Poder Judiciário, oferecendo moradia temporária até que sejam reintegrados às famílias ou encaminhados para adoção.
A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Guilherme Pereira Diniz Penna, destaca a necessidade de adequação das portas e janelas, substituição da grade frontal por um muro e a presença de equipe de segurança em tempo integral até o final de 2025. Segundo o MPMS, a falta dessas medidas tem gerado episódios de violência e contatos inadequados entre pessoas do lado externo e os menores acolhidos.
O documento menciona que, em mais de uma ocasião, adolescentes quebraram vidros das janelas da unidade e usaram os estilhaços para se ferir ou ameaçar terceiros. Além disso, a grade que cerca a Casa Lar Santa Terezinha tem se mostrado ineficaz para impedir contatos não supervisionados entre os internos e pessoas de fora, colocando as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Outra preocupação apontada pelo MPMS é a ausência frequente da equipe de segurança. A recomendação cita que, nos períodos em que não havia vigilância contínua, houve aumento nos conflitos e na violência dentro da instituição.
Medidas recomendadas pelo MPMS
Para garantir a segurança dos acolhidos, o MPMS determinou que a Prefeitura de Costa Rica, sob responsabilidade do prefeito Cleverson Alves dos Santos e do secretário de Assistência Social Antônio Divino Felix Rodrigues (Tonim Felix), tome as seguintes providências:
- Adequação das portas e janelas da unidade para evitar que sejam utilizadas como instrumento de autolesão ou agressão a terceiros (prazo de 60 dias).
- Substituição da grade externa da Casa Lar Santa Terezinha por um muro de alvenaria ou outro material que impeça o contato de agentes externos com os acolhidos (prazo de 60 dias).
- Manutenção de equipe de segurança 24 horas por dia na unidade, pelo menos até o final de 2025, quando a situação poderá ser reavaliada.
Além disso, o município tem 15 dias para informar ao MPMS se acatará ou não as recomendações e para publicar um extrato da recomendação em veículo de imprensa. Caso não cumpra as exigências, a Prefeitura pode sofrer medidas judiciais, incluindo bloqueio de valores para garantir a execução das adequações.
O que diz a legislação
A recomendação do MPMS se baseia em dispositivos da Constituição Federal e do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que garantem a prioridade absoluta na proteção de crianças e adolescentes.
Entre as normas citadas no documento estão o artigo 227 da Constituição e o artigo 4º do ECA, que determinam que o poder público deve assegurar aos menores de idade direitos fundamentais, incluindo segurança, dignidade e convivência comunitária saudável.
O MPMS reforçou que o descumprimento dessas normas pode levar à responsabilização civil e penal dos gestores municipais.
A redação do Jornal MS Todo Dia entrou em contato com o prefeito Cleverson e com o secretário de Assistência Social, Tonim Felix, mas não obteve resposta. O espaço permanece aberto para o posciionamento da Prefeitura Municipal.
Fonte: MS Todo Dia
Foto: Reprodução/Street View
Você também pode gostar de ler
Costa Rica recebe líder Naviraiense em duelo decisivo no Laertão pelo Estadual
Com apoio da torcida, CREC tenta embalar na competição e encostar no G-4 neste domingo
Publicado em 13/02/2026 às 14:49 - Atualizado em 13/02/2026 às 15:05 - Por Day Silva
Feira no Bairro Vale do Amanhecer movimenta Costa Rica na noite desta quarta
Evento reúne produtores, artesãos e show musical para fortalecer agricultura local e economia criativa
Publicado em 11/02/2026 às 14:46 - Atualizado em 11/02/2026 às 14:47 - Por Redação
Curso ensina produção de adubos orgânicos em Costa Rica
Capacitação gratuita ocorre nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Cinturão Verde, com apenas 10 vagas
Publicado em 11/02/2026 às 09:48 - Atualizado em 11/02/2026 às 10:17 - Por Day Silva
Costa Rica e Alcinópolis unem forças para modernizar pontes estratégicas da região
Costa Rica e Alcinópolis unem forças para modernizar pontes estratégicas da região
Publicado em 10/02/2026 às 16:14 - Atualizado em 10/02/2026 às 16:17 - Por Redação
Prefeitura de Costa Rica promove Feira no Bairro Vale do Amanhecer nesta quarta-feira
Evento reúne produtores rurais, artesãos e show musical para fortalecer a economia local e aproximar produtores e consumidores
Publicado em 10/02/2026 às 09:00 - Atualizado em 10/02/2026 às 09:26 - Por Day Silva
Prefeito confirma reajuste de 5,4% e garante piso nacional aos professores de Costa Rica
Anúncio feito durante a Semana Pedagógica assegura aumento salarial do magistério em 2026, com responsabilidade fiscal e alinhamento às regras do Governo Federal
Publicado em 09/02/2026 às 16:19 - Atualizado em 09/02/2026 às 16:22 - Por Redação
Costa Rica lança Plano de Desenvolvimento Municipal e inicia novo ciclo de crescimento estratégico
Elaborado com apoio do Sebrae e do Governo do Estado, PDM define prioridades, projetos e metas
Publicado em 09/02/2026 às 14:15 - Atualizado em 09/02/2026 às 14:51 - Por Redação
Polícia desmonta esquema de 'guarda-roupa' e apreende mais de 7 kg de drogas em Costa Rica
Dois suspeitos foram presos no bairro São Francisco após operação da PM que identificou imóvel usado como depósito de entorpecentes
Publicado em 07/02/2026 às 09:54 - Atualizado em 07/02/2026 às 10:50 - Por Redação